Connect with us

DESTAQUES

Com UBS lotada, Saúde de Picos comemora Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Publicado

em

A Coordenação de Prevenção e Combate à Hipertensão e Diabetes em Picos – HiperDia – realizou na manhã desta sexta-feira (26) um programa em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, na Unidade Básica de Saúde da comunidade Torrões.

Segundo a enfermeira da UBS, Gedália Kelen, é de suma importância a realização do evento, pois ele serve para transmitir conhecimento para os idosos, em sua maioria, que são os detentores da comorbidade.

“É muito importante estarmos realizando esse evento, pois ele traz conhecimento, e conhecimento é tudo. É melhor prevenir do que remediar. Então, com as informações, eles ficam cientes das responsabilidades que têm com as doenças, se cuidam melhor e, assim, evitar complicações”, explicou ela.

Ela disse ainda que o número de hipertensos é alto, chegando a quase 150 pessoas. Relatou ainda que as pessoas ainda possuem dificuldade em procurarem auxílio nos postos de saúde da família.

“São mais de 100 hipertensos só cadastrados, mas a gente sabe que a cada mês esse número aumenta, pois a cada dia surge um novo hipertenso. Antes tínhamos problema com essas pessoas porque elas tinham dificuldade em procurar ajuda, mas agora a procura já avançou muito. Tem uns que já vêm demais, todo dia estão aqui. Mas ainda há muito a melhorar”, disse a enfermeira.

Publicidade

Gedália disse ainda que é importante que as pessoas entendam que é preciso a junção da alimentação com medicação e atividades físicas para que a doença seja controlada.

“É uma tríade que caminha junto: medicação correta, dieta e exercícios físicos. Isso tudo para cuidar da hipertensão. Se um desses pilares não funcionar, a tendência dos demais é fraquejarem. A hipertensão e diabetes não têm cura, mas são doenças que se tratadas, garantem uma boa qualidade de vida, isso se o paciente possuir, como eu já disse, uma alimentação adequada”, afirmou.

Para a coordenadora do HiperDia, Micherlla Almeida, o evento foi além do que imaginou, pois além de uma casa lotada, ainda teve grande participação dos usuários da UBS. Ela realizou ainda a entrega da “Caderneta do Idoso”, que é mais um documento para realização de consultas destes pacientes.

“O evento superou as minhas expectativas. Aqui nós temos um número grande de hipertensos e todos vêm, eles sempre participam e deixam o evento muito produtivo. Então nós tivemos grande participação, com eles tirando as dúvidas mais frequentes. Então pudemos orientar os riscos que a hipertensão traz. Nós, nessa oportunidade, também entregamos a caderneta do idoso. Desde 2014 essa caderneta vem sendo distribuída nacionalmente. Aqui em Picos, começamos a realizar essa entrega no ano passado. Como não tínhamos data para entregar aqui em Torrões, realizamos essa entrega hoje. Vale salientar que, assim como cartão do SUS ou caderneta de vacinação, a caderneta do idoso é um documento e deve estar sempre em mãos para o caso de uma necessidade. Qualquer pessoa que possua acima de 60 anos tem direito a essa caderneta”, declarou.

A dona de casa Cecília Maria da Silva possui hipertensão e faz parte da comunidade Torrões. Ela participou do evento nesta sexta (26) e disse ter tirado muito proveito do conhecimento adquirido.

Publicidade

“Achei muito bom esse evento hoje. E só em receber essa caderneta, valeu tudo, porque já vem indicando como a gente vai funcionar. A gente erra se quiser. Para minha idade, sou normal. Moro sozinha e, por isso, é preciso que eu me cuide mais. Tenho uma alimentação boa e faço minhas caminhadas todos os dias, de manhã ou à tarde. Também bebo muita água. Tudo isso eu vi aqui que é importante para controlar meu problema de saúde”, afirmou a paciente.

Estiveram presentes agentes de saúde da UBS e membros do Núcleo de Atendimento à saúde da Família. Foram realizados testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS