DESTAQUES

Proprietários de bares e restaurantes protestam em carreata pela abertura dos estabelecimentos em Pio IX

Publicado

em

Proprietários de bares e restaurantes Pio IX protestaram pela abertura de estabelecimentos do setor. Em carreata percorreram as principais ruas e avenidas do município. A mobilização aconteceu na última sexta-feira, dia 11 de junho.

De acordo com um dos organizadores, o protesto utilizando carros – carreata – teve como finalidade evitar aglomeração.  Os donos de bares argumentam que estão há cerca de seis meses a portas fechadas.

“Desde o dia 21 de janeiro estamos de portas fechadas sem ajuda nenhuma do poder público. Queremos fazer uma abertura responsável, com máscara, distanciamento e álcool em gel. Nós combatemos o vírus e a fome”, disse um dos comerciantes.

“Donos de bares, restaurantes, churrascarias e piscinas estão desde o mês de janeiro sofrendo fortes limitações nas suas atividades em Pio IX. E hoje foram às ruas se manifestar, pedindo uma abertura gradual das suas atividades. São pais e mães de família, que dependem do seu trabalho para pagar dívidas e sobreviver. É necessário pensar soluções para minimizar esse sofrimento”, relatou outro comerciante.

A categoria reivindica também que além da abertura gradual, seria importante o pagamento do Auxílio Emergencial, pois estão sendo prejudicados devido a um Projeto de Lei.

Publicidade

O ex-vereador Fanuel Adauto, defende a abertura dos comércios do setor e reivindica pagamento de auxílio emergencial.

“[…] Realmente é muito tempo. São pessoas com famílias, filhos e que precisam pagar as suas contas. Precisamos pensar soluções e acredito que o retorno gradual seja uma delas, mas outra muito importante seria que o poder público se sensibilizasse e pudesse pagar a essas pessoas um auxílio emergencial através de um projeto de lei, assim como fez no estado do Piauí e vários outros municípios. Fica aqui o meu apelo e também minha solidariedade, o meu apoio a essa importante categoria”, disse o advogado e ex-vereador Fanuel Adauto.

Em defesa da categoria, a vereadora Domitília Lopes (PSD), argumentou que os estabelecimentos podem ser abertos e fiscalizados pelos órgãos competentes.

“Estou solidária aos donos de bares, restaurantes, e gostaria de solicitar clemência do prefeito Silas. Essas pessoas não sabem como viver e nem de onde tirar seu sustento. Estão com conta atrasadas e não há ajuda por parte do poder público. Somente fechou tudo e pronto. Não há justificativa para essas pessoas não poder trabalhar de forma responsável com a fiscalização da vigilância sanitária”, disse Domitília Lopes em pronunciamento na sessão ordinária da Câmara de Vereadores. “Senhor Silas, tenha responsabilidade e libere o funcionamento responsável desses ambientes”, concluiu a parlamentar.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile