Connect with us

DESTAQUES

Comissão intersetorial apresenta ‘Selo Unicef’ a profissionais da Educação de Fronteiras – PI

Publicado

em

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef, em Fronteiras –PI, que tem a frente o coordenador do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, e articulador desta edição do Selo, Raoni Sousa, realizou nesta terça-feira (30), uma reunião para apresentação do Selo Unicef, edição 2017-2020 aos profissionais da Educação Municipal. O encontro aconteceu na sede da referida secretaria.

Estiveram presentes além do articulador do Selo, a Secretária de Educação, Verônica Ribeiro, o Secretário de Comunicação, Clediomar Sousa, o mobilizador do Selo, Matheus Sousa, técnicos da secretaria de Educação, diretores e coordenadores das escolas municipais.

Na ocasião Raoni fez uma apresentação abordando os principais pontos ligados ao Selo. Ele afirmou que com a adesão do município, muitas metas e objetivos foram estabelecidos e estão sendo trabalhados para serem executados com efetividade nesse ano de 2018 e assim, Fronteiras conquistar o Selo Unicef. “Temos como principal objetivo chegar a 30 de abril de 2019, com, no mínimo, 25 ações realizadas efetivamente, das 28 estabelecidas no município que vêm sendo desenvolvidas. Acredito que o selo vem exatamente para congratular todas as ideias que já temos fomentado para o município, tanto na parte cultural, artística, educacional, na área da saúde e da assistência. Fronteiras busca ao máximo dar as condições para que as crianças e adolescentes possam ter um desenvolvimento natural, integral e que possam ser protagonistas não só de suas histórias, mas que possam ser exemplos para próximas gerações”.

O Articulador Municipal destacou ainda durante o evento de apresentação, o compromisso em dar sequência às atividades municipais, de forma a valorizar e repassar a importância da conquista do Selo Unicef a todos que estão ativos na construção de uma cidade cada dia melhor. “Vamos trabalhar em prol da juventude, das crianças e dos adolescentes para que amanhã muitos destes que estão conosco no Núcleo de Apoio Criança e Adolescente – NUCA possam estar liderando essas ações em novas edições do selo”.

Raoni frisou a importância do apoio ofertado pela prefeita Maria José –MDB, na execução das atividades realizadas em Fronteiras. “Sem dúvida, não teríamos essa realidade vivenciada pelos fronteirenses, se não tivéssemos o total apoio e colaboração da nossa gestora em todos os momentos e em todos os setores. Além disso, é importante frisar a participação colaborativa de todos os gestores das secretarias do município, principalmente da educação, saúde e assistência. Estamos todos trabalhando em prol de atingirmos nosso objetivos e de conquistarmos o reconhecimento do Selo”, conclui Raoni.

Publicidade

O mobilizador do Selo, Matheus Sousa, fez também uma breve explanação sobre as competências do NUCA – grupo que será criado nesta edição e explicou a realização das suas atividades ao longo do processo de conquista do Selo. Apresentando os 08 desafios da agenda contínua nesse ciclo que se inicia.

A Secretária de Educação, Verônica Ribeiro, declarou apoio e disse que vai a luta junto com a comissão em busca deste reconhecimento internacional. “A gestão da prefeita Maria José tem garantindo políticas exitosas em prol das crianças e dos adolescentes e agora vamos sistematizar e buscar este reconhecimento internacional. Agradecimentos a todos os profissionais que participaram do evento de apresentação do Selo e reforço o compromisso de fazer a nossa parte enquanto gestora da Educação Municipal de Fronteiras”, disse.

Selo Unicef 2017- 2020

O Selo Unicef – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que a cidade conquista pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.

Iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o Selo estimula os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Publicidade

Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODMs. Esta edição do Selo Unicef contempla a realização de dois fóruns comunitários, o primeiro deve ser realizado ainda neste semestre, e a criação dos Nucas como atividades obrigatórias.

Veja mais fotos:








Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS