DESTAQUES

Concursos de animais, comercialização e shows movimentaram 2º dia da Ovinocaprishow em Jacobina

Publicado

em

Concursos, exposição,  comercialização  de ovinos e caprinos e shows  marcaram o sábado, 15,  segundo dia da III Ovinocaprishow em Jacobina do Piauí.

A Feira Agropecuária contou com a exposição de diversas raças de animais, como  Dorper, berganês, Boer, Santa Inês. Com mais de dois  mil, o evento atraiu expositores tanto de Jacobina, como de Paulistana, Betânia, Fronteiras, Dormentes, Santa Filomena. Além de municípios do  estado do Ceará e Paraíba.

Clique aqui e veja todas as fotos!

Durante todo o dia a Feira Agropecuária foi movimentada em torno de  concursos de animais. Várias competições em diversas modalidades  foram realizadas dentre elas, concursos  de cabra leiteira, concurso de animais, por peso animais dente de leite, e julgamento  por raça,  Dorper, St. Inês / Boer, Anglo, e a prova do laço. Ao todo foram 20 mil reais em prêmios.

Durante a exposição de animais, os produtores puderam  comercializar  seus animais. O Banco do Nordeste presente no evento, disponibilizou 80 linhas de crédito, de R$ 5 mil reis cada, para os produtores do município, movimentando  o agronegócio e  possibilitando aos produtores de Jacobina melhorarem seu rebanho.

Publicidade

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Jacobina em parceria com as secretarias Municipais e órgãos do governo do Estado. Além do apoio do Secretário de Desenvolvimento Rural-SDR, Francisco Lima e do deputado Pablo Santos.

O Secretário de Agricultura de Jacobina, Francisco Abreu, falou sobre a realização do evento. “A Feira vai proporcionar aos nossos produtores  melhorar a seu rebanho, dando a oportunidade para o homem do campo ter um rebanho de  qualidade, com boa  produção, e assim automaticamente estar melhorando sua renda”, ressaltou.

Chico Abreu, como é conhecido,  falou sobre as vantagens que feira proporcionar ao homem do campo. “A Feira Agropecuária permite aos nossos produtores uma visão diferente, além de  dar oportunidade, de não só adquirir um animal de qualidade, como  trocar experiência com outros produtores. Podendo assim fazer um manejo diferente, com novas tecnologias, e que  realmente nosso homem do campo possa copiar o que está vendo, para que possam  enriquecer suas atividades, criando um animal com  manejo adequado, afirmou.

           

 Segundo o Secretário,  Jacobina tem um potencial muito forte na criação de ovinos e caprinos. “Apesar de termos outras potencialidades do município, focamos o evento no ovino e caprino devido ser a atividade econômica de maior potencial, que temos aqui. São  mais de 100.000 mil ovinos e mais de 18.000 caprinos”, enfatizou.

Chico Abreu  concluiu agradecendo e parabenizando o prefeito de Jacobina, Gederlânio Rodrigues, pela iniciativa de realizar o evento e por priorizar agricultura. “Agradeço ao prefeito GD,  por ter priorizado a agricultura familiar, ele disse que iria priorizar a promoção do homem do campo e ele está fazendo. Parabenizar ele pela  força de vontade e  promover um evento como este,   diante do momento que passa o  País. Então não é para qualquer um, mais o prefeito encarou esse desafio, e juntos com apoio e parecerias a gestão fez acontecer”, concluiu.

Publicidade

Os parceiros e presentes evento,  gerente do SEBRE, Ana Meire, o coordenador regional da Emater, Danilo Arraes, e o coordenador do Celta, Gicélio  Texeira Arraes, foram de grande importância na realização do evento, disponibilizando assistência técnica e orientando as Associações e cooperativas.

Dentre as várias autoridades que prestigiaram o evento, também participou da Ovinocaprishow, o deputado e Secretário das Cidades, Fábio Xavier. “É um evento importante, agente sabe que a tendência a vocação dessa região, é a ovinocapricultura, e esse evento com certeza tratará muito avanços para este município, então não podia deixar de prestigiar e dar a nossa contribuição e também  rever os muito amigos que temos aqui”, disse o Secretário que ainda afirmou manter parceria com prefeitura em diversas atividades e que o intuito é aprofundar esse apoio e ajudar o máximo possível.

 Na oportunidade, o deputado acompanhado do prefeito DG, também visitou a localidade Olho D´Agua, onde o mesmo, por intermédio do vereador Sidon Pedro, viabilizou uma  construção, que está em andamento, de uma quadra poliesportiva.

O segundo dia da Feira Agropecuária Onivocaprishow, encerrou com shows, da Banda Cacau com Mel e o Cantor Ranieri, que com um show irreverente agitou o público com presente.

Além do prefeito Gederlânio Rodrigues e a primeira dama Verônica Oliveira,  a Vera,  e do  Vice-prefeito Vanderlei Carvalho,e sua esposa, Dalvenisa josefa de Sousa, a Dalva,  estiveram presentes, o Secretários do Governo Municipal, Secretários de Agricultura, Francisco de Abreu,  de Administração, Silvam Santos, Meio Ambiente, Gerson Miranda, Obras,  Francisco Rosaldo, de Transportes Gecildo Oliveira,  Assistência Social, Rejane Sousa,  de Educação, Geeldo Silva,   de Finanças, Edilson Gome, coordenador do CRAS, Valdete Rodrigues, e os vereadores, Elis Campos, Sindon Pedro, Osvan Aquino e Erivan Carvalho. Também prestigiaram o evento, os prefeitos de Patos do Piauí, Dr. Agenilson Dias, de Massapê do Piauí, Francisco Epifânio de Carvalho Reis o Chico Carvalho, Prefeito de Campinas do Piauí, Neim,  o vereador de Caldeirão Grande,  Marcondes de Sousa e o ex-prefeito de Patos, Aluízio dos Reis.

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile