Connect with us

DESTAQUES

Congresso das Cidades é aberto em Teresina e aborda uso de tecnologias na gestão pública dos municípios do Piauí

Publicado

em

Com o tema “Transformação Digital na Gestão Pública”, teve início nesta segunda-feira, 05, no Teresina Shopping, o 3º Congresso das Cidades, evento promovido pelo grupo Cidade Verde em parceria com a APPM e o Sebrae-PI.

O evento, que tem como foco fomentar as práticas de políticas públicas mais eficientes nos municípios piauienses, reúne prefeitos, prefeitas, gestores municipais e estaduais, primeiras-damas e vice-prefeitos de todo o Piauí.

Segundo o diretor-presidente da TV Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, o Congresso das Cidades tem como foco a integração dos gestores. “O objetivo é de integração entre os prefeitos, gestores municipais, dos diversos Territórios de Desenvolvimento do Estado do Piauí, justamente, no sentido de propiciar um crescimento mais coordenado, a possibilidade de realizar um planejamento com uma visão integrada do estado”, afirmou.

Ele destacou a importância do tema abordado no evento para as gestões públicas. “É um tema que realmente está impondo mudanças no mundo inteiro, na forma das pessoas se comunicarem e, especialmente, causando um impacto gigantesco e até imprevisível na gestão pública. Então, precisamos discutir isso. Nós, piauienses, temos a responsabilidade de acompanhar esse processo, estando dentro dele, caminhado junto com esse processo para que não fiquemos para traz.”, pontuou.

Para Tajra, o Congresso é uma forma simples de contribuição com gestões públicas municipais, em que o principal legado é o despertar, sobretudo nos jovens gestores, o sentimento de que as coisas são muito possíveis.

O presidente da APPM, o prefeito Antoniel Sousa, o Toninho de Caridade, pontuou que o Congresso é um evento grandioso. “É um evento em que os gestores municipais poderão colher bons frutos. A transformação digital está em evidência, é algo que vem a beneficiar aos municípios, dar agilidade nos processos e eficiência da gestão pública, beneficiando o cidadão com a celeridade nas suas requisições aos órgãos públicos, por exemplo. Então, acreditamos que o debate sobre esse tema abordado será grandioso para as gestões municipais.”, ressaltou.

Segundo o presidente da APPM, mais de 200 gestores confirmaram presença no Congresso. “É um evento que já conta com mais de 2 mil inscritos. É uma demonstração dos gestores estão realmente interessados na temática, em conhecer e implementar o uso das tecnologias na gestão pública.”

Publicidade

Programação

O Congresso teve início com a palestra “Regime de previdência dos municípios”, conduzida pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado -TCE/PI, conselheiro Kennedy Barros.

O palestrante alertou os prefeitos sobre os riscos da previdência própria. O objetivo, segundo Kennedy, foi criar uma consciência dos gestores de que a previdência própria é uma questão muito séria e que pode trazer grandes consequências para o erário público e para muitas famílias. Ele defendeu que seja aprovada no Congresso Nacional uma nova legislação permitindo que as prefeituras retornem para a previdência nacional, por entender que é muito difícil manter regimes próprios de previdência social, e podem acabar tendo problemas que afetem o orçamento do município. 

No auditório principal também aconteceu o painel “Os diferenciais da liderança feminina: Resiliência, Empatia, Horizontalidade e Flexibilidade”, com a participação da prefeita de Piripiri, Jove Oliveira, da deputada Simone Pereira, e a prefeita Gabriela Luz, líder do Movimento Mulheres Municipalistas.

Paralelamente aconteceram exposições de produtos e serviços, oficinas e palestras abordando temas como agilidade na abertura de empresas, o turismo para alavancar a economia local, as mudanças na lei de licitações, a transformação digital no Governo do Piauí, dentre outros.

À noite, aconteceu a cerimônia de abertura oficial do Congresso.

O presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, deu as boas-vindas aos gestores municipais e demais participantes inscritos no evento e destacou que as temáticas debatidas durante o congresso vão resultar em avanços significativos na prestação dos serviços públicos nos municípios.

O governador Rafael Fonteles participou do evento e defendeu o municipalismo amparado à tecnologia e ressaltou a parceria do Governo com os municípios. “A sociedade não compreende o desafio que é a gestão municipal em um país, uma federação, que concentra recursos na União Federal e que coloca todas as políticas públicas nas mãos dos estados e municípios. Precisamos colocar os recursos na ponta. Meu apoio aos prefeitos. Também quero parabenizar o grupo Cidade Verde por colocar este tema em evidência, que é a transformação digital. Educação, saúde, segurança, tudo o que você pensar, passa por uma parceria com os municípios, fazendo uso da tecnologia”, revela.

Também participaram da solenidade de abertura: o secretário executivo Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Júnior, ministro interino da pasta; o vice-governador, Themistocles Filho; a deputada estadual Simone Pereira, que representou o presidente da Assembleia Legislativa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Barros; o secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, representando o prefeito Dr. Pessoa; o deputado federal Júlio César; o empresário João Claudino Júnior; a prefeita Gabriela Luz, presidente do Conselho de Mulheres; o presidente do sistema Fecomércio no Piauí em exercício, Dênis Cavalcante; o presidente da Piauí Conectado; Emerson Silva; o presidente da Águas de Teresina; Jacy Prado; e o gerente de relacionamento da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem.

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS