Connect with us

DESTAQUES

Conheça 25 belas cachoeiras espalhadas em todo o Piauí

Publicado

em

Campeira

Crédito: Conheça o Piauí

Quando se fala em cachoeira no Piauí que seja próxima de Te resina, a Campeira é logo lembrada. De fato, ela é a que está mais perto da capital. A Campeira fica localizada na zona rural de Alto Longá, cerca de 10 km da área urbana desse município. Com diversos espaços para tomar um banho nas piscinas naturais que se formam, essa cachoeira tem água somente no período chuvoso em sua queda d’água. No entanto, esta é uma cachoeira que precisa de atenção do poder público. Por ser muito visitada, o espaço termina ficando sujo e muitas pessoas acabam pichando as paredes, o que configura crime ambiental em ambos casos.

Formosa

Crédito: Conheça o Piauí

A cachoeira da Formosa, em União, é bonita e se apresenta com duas quedas d’água de aproximadamente 8 metros de altura. Nelas também só tem água na época de chuvas no Piauí. A piscina natural que se forma é uma delícia para se refrescar e boa para dar uns mergulhos. A Formosa está localizada em área de propriedade privada e, portanto, é cobrada uma taxa de visitação. Por estar em um espaço privado e controlado, a Formosa possui boa preservação.

Bica

Publicidade

Crédito: Conheça o Piauí

Se você gosta de natureza selvagem, este é o destino certo. A Cachoeira da Bica faz parte de um ambiente quase intocado, com a fauna e flora em seu devido lugar. A Bica fica a 43 km depois de Campo Maior, mas já compreendendo a área do município de Jatobá do Piauí. A sua queda d’água tem cerca de 30 metros de altura, e a água que desce forma uma pequena piscina natural cristalina que divide espaço com muitas pedras, dando um charme a mais. Na Bica, também só tem água no período chuvoso.

Covão

Crédito: Conheça o Piauí

Essa cachoeira parece uma escadaria com a água seguindo seu curso pelos degraus. A do Covão se apresenta assim e mais, com quedas d’água que vão de 12 a 15 metros de altura. Você chega nela por cima da queda d’água. Para descer, algumas cordas no local ajudam nessa aventura que é muito bem recompensada. Essa cachoeira ainda tem um balanço em uma árvore que fica quase no meio da queda d’água. É só chegar e “voar” pelas águas. A cachoeira do Covão fica em Castelo do Piauí, mas seu acesso se dá por Juazeiro do Piauí.

Corujas

Crédito: Conheça o Piauí

Localizada no município de Novo Santo Antônio, a Cachoeira das Corujas tem uma queda d’água de 10 metros de altura. Dá perfeitamente para você subir nela e curtir o que há nessa parte, como também contemplar do alto todo o visual. O lago que se forma é muito bom para banho, porém, contém muitas pedras em algumas partes, o que requer cuidados em caso de mergulhos e saltos. A tranquilidade do lugar é completada ainda pelos pássaros e toda a vegetação ao redor. Essa cachoeira ressurge somente também na época chuvosa.

Publicidade

Saquarema

Crédito: Conheça o Piauí

Essa cachoeira não é tão conhecida como muitas outras, mas é tão maravilhosa quanto! A Saquarema fica em Capitão de Campos, mas o acesso até ela se dá pela cidade vizinha, que é Cocal de Telha. São 20 km da área urbana desse município até chegar na cachoeira. A queda d’água da Saquarema é um pouco inclinada, e suas águas claras se destacam na formação rochosa escura. Esse cenário é emoldurado ainda por muitas plantas e o lago com suas águas escuras e refrescantes. Também só há água nessa cachoeira no período chuvoso.

Roça Velha

Crédito: Conheça o Piauí

Assim como a das Corujas, a cachoeira Roça Velha também fica em Novo Santo Antônio. As águas descem como se tives-sem saindo de dentro das próprias pedras. E por falar nestas, a imagem que algumas delas revela é de que alguém esculpiu essas rochas, deixando-as em formato perfeitamente quadra- do. O banho que a piscina natural proporciona é também puro deleite, porém, somente na época chuvosa tem água.

Tingidor

Publicidade

Crédito: Conheça o Piauí

Essa cachoeira já foi assunto em reportagem de TV japonesa e também já foi indicada em site nacional como uma das 10 melhores cachoeiras do Nordeste. Ela fica localizada em Juazeiro do Piauí, a 2 km da área urbana desse município, e suas águas assumem algumas tonalidades em determinados momentos do dia. Também reaparecendo somente na época de chuvas.

Rosário

Crédito: Conheça o Piauí

A do Rosário ou Pigoita (esse nome é o que moradores locais mais usam) possui pequenas quedas d’água, que mais parecem corredeiras, o que não tira em nada a exuberância do local. As límpidas águas correntes seguem em um fluxo que contorna as muitas pedras que existem ao longo do riacho que se forma. Nessa cachoeira há também uma passarela, por onde se atravessa de uma margem a outra do riacho. Também só há água nessa cachoeira no período chuvoso.

Picos

Crédito: Conheça o Piauí

Localizada em São Pedro do Piauí, essa cachoeira é praticamente desconhecida pela maioria dos piauienses, mas ao mesmo tempo é única, já que nela a água sai de raízes de plantas, compondo uma imagem ímpar. Isso mesmo, ela é diferente de outras cachoeiras que comumente conhecemos. Esse quase filtro natural forma embaixo uma espécie de poço que tem água nele o ano todo. Então, pode ir em qualquer período “banhar” na dos Picos.

Almeidas
Crédito: Conheça o Piauí

Olha aqui uma, que sem dúvida, é para toda a família. Localizada no município de Batalha, a cachoeira dos Almeidas conta com estrutura de bar e restaurante e que fica grudadinha no
banho. Além disso, a queda d’água, que não é alta, propicia piscinas naturais com represas, divididas ao meio, sendo uma parte para adultos e outra para crianças. A queda d’água só aparece no período chuvoso, mas as piscinas se mantêm até o mês de agosto.

Publicidade

Urubu Rei 

Crédito: Conheça o Piauí

Essa é a cachoeira mais alta do Piauí. E ela condiz bem com essa singularidade e com o rei no nome, apresentando-se de forma majestosa para quem a visita. E sua imponência também se dá pelo fato de ter água nela o ano todo, mesmo que em menor volume na sua queda d’água na época mais quente no estado. Tudo isso vive em um espaço fechado de fauna e flora, com mata nativa bem próxima da queda e do riacho que se forma abaixo.

Xixá

A Cachoeira do Xixá une bem as qualidades desse tipo de atrativo: farta queda d’água, uma piscina natural maravilhosa para banho, natureza bastante preservada e estrutura rústica próxima. Seguindo o fluxo das águas refrescantes, você ainda pode se deliciar nas corredeiras ao longo do espaço. Nessa cachoeira só tem água no período das chuvas.

Arrais

Publicidade

Pensou em uma cachoeira lindíssima?! Pois a das Arraias é uma dessas. A sua queda d’água, com seus 20 metros de altura, exerce uma força que reverbera em tudo ao redor, principalmente em quem visita. Ela é formada por duas quedas d’água, mas não são uma ao lado da outra, e sim uma acima da outra, praticamente. As águas pulsam abrindo as melhores sensações e um banho daqueles de relaxar tudo. A cachoeira das Arraias está localizada em Castelo do Piauí, no Parque Municipal Pedra do Castelo.

Salto Liso

Crédito: Conheça o Piauí

Assim como a do Urubu-rei, a do Salto Liso também fica em Pedro II. A chegada nessa cachoeira já é pelo topo da queda d’água, então as sensações são as melhores possíveis ao ver tudo embaixo e a visão ampla do ambiente. Mas se pensa que acabou a aventura, engana-se. Para “banhar” pelas águas da Salto Liso, ainda é preciso descer cerca de 50 metros por entre plantas e pedras. Nessa cachoeira só tem água na época chuvosa.

Fazenda Velha

Crédito: Conheça o Piauí

Essa cachoeira fica localizada em Valença do Piauí, a 12 km do centro. O caminho até ela se dá pela estrada que leva até outro atrativo de Valença, o balneário Santa Rosa. O percurso  é composto por corredeiras, que podem ser sua parada para aproveitá-las. A parte propícia para o banho na cachoeira não chega a ser a de sua queda d’água, porque nessa parte só há muitas pedras. A parte boa para “banhar” é em cima dela, onde tem o riacho Buritizal.

Publicidade

Santo Antônio

Crédito: Conheça o Piauí

A cachoeira de Santo Antônio se divide em outros atrativos, como a cachoeirinha de Mato Grande, que pode também ser seu refúgio, e um mirante lindíssimo. Mas a atração principal
é a queda d’água maior, com seus 32 metros de altura. Para desfrutar dela e do banho no riacho que se forma abaixo, é preciso descer por cordas. Também nessa cachoeira só tem água quando as chuvas resolvem fazer morada por certo período.

Urubu

Crédito: Conheça O Piauí

Tem mais outra com urubu no nome, mas essa é entre Esperantina e Batalha, no parque Ecológico Cachoeira do Uru-bu. Essa cachoeira é a mais famosa do Piauí. Formada pelas águas do rio Longá, diversas cascatas compreendem essa cachoeira, formando um balé das águas. O volume e sua força pulsante se tornam maiores na época de chuvas, embora durante todo o ano tenha água nas piscinas naturais, nos riachos e rio. Uma passarela no local proporciona uma passagem e uma aproximação com a cachoeira.

Pedra Negra

Publicidade

Crédito: Conheça O Piauí

Essa cachoeira fica bem perto de outro belíssimo exemplar, a da Bica. A cachoeira da Pedra Negra está no povoado Bem Bom, a 40 km da área urbana de Campo Maior. Essa cachoeira tem três quedas d’água com 20 metros de altura. Para desfrutar do amplo riacho que se forma abaixo, é preciso descer uma pequena trilha íngreme. O frescor dessas águas vale qualquer descida! Como a maioria desses tipos de atrativos no estado, só tem água nela durante as chuvas.

Riachão

Crédito: Conheça O Piauí

A cachoeira do Riachão fica dentro de um importante patrimônio ecológico, o Parque Nacional de Sete Cidades, no município de Piracuruca. Essa cachoeira já está logo na primeira “cidade” desse parque. Em certo momento, vai precisar de um certo fôlego para descer a escada para que você possa se refrescar na Riachão. Fora isso, nada com maiores dificuldades. É só se esbaldar na queda d’água de 20 metros e no riacho. Nessa cachoeira, também só tem água na época de chuvas.

Bota Fora

Crédito: Conheça o Piauí

Quando se fala em cachoeira no Piauí que tem água o ano todo, a Bota Fora é uma dessas boas raridades. Ela está loca- lizada a 18km do Centro de Piripiri. E fica dentro de uma área de proteção ambiental da Serra da Ibiapaba e, assim, junta atributos desse monumento natural. Sua queda d’água parece sair de dentro das rochas e vai descendo velozmente pelo ria-choque preenche todos os espaços.

Publicidade

Furnas

Crédito: Conheça o Piauí

A Cachoeira das Furnas está localizada em Jatobá do Piauí. O seu nome se deve ao córrego chamado Barra da Furna, que se divide em espécies de braços d’água e seguem se misturando pela vegetação. Essa cachoeira é como se fosse escadas por onde a água desce formando uma espécie de poço para que visitantes possam relaxar nele. Em algumas partes, uma grata surpresa: a água assume a cor esverdeada, o que torna o local ainda mais espetacular! Como a maioria, só tem água no período chuvoso no Piauí.

Lagoa Grande

Crédito: Conheça O Piauí

Olha aqui mais outra cachoeira no município de Novo Santo Antônio. Os caminhos levam ao encontro com uma queda d’água que tem 20 metros de largura que parece abraçar você.
A parte abaixo, formada pelo riacho que é preenchido pelas chuvas, lagoa e queda d’água, convida a um mergulho energizante. Ao redor dessa cachoeira, muita natureza preservada.
Também só tem água nessa cachoeira na época de chuvas.

Lembrada

Publicidade

Crédito: Conheça o Piauí

Imagina juntar o cânion do rio Poti e uma cachoeira?! Pois é, a Cachoeira da Lembrada é essa junção bem real! Ela fica dentro da área do Cânion e é formada por uma pequena queda d’água, que mostra toda a sua grandiosidade nas correntezas e volu-me. A água se espalha por entre as pedras e todo o terreno plano, formando boas partes para banho.

Engenho Velho

Crédito: Conheça o Piauí

Todas as cachoeiras no Piauí têm suas particularidades e belezas. Mas pode-se dizer que a do Engenho Velho está no rol de uma das mais bonitas do estado. Ela está localizada em Cocal, a 25 km do centro. O caminho até a cachoeira do Engenho Velho é pura poesia, já que ela está na Serra da Ibiapaba.
O que espera você na chegada é uma queda d’água de quase 50 metros de altura, em que as águas descem compondo diversas cascatas até tocar o solo, e o lago que se forma é ótimo para banho.

Fonte: Acesse Piauí | Guia de Cachoeiras

Clique aqui e veja o guia completo

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS