Connect with us

DESTAQUES

Consórcio Nordeste vai assinar contrato de compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik, diz governador do PI

Publicado

em

O Consórcio Nordeste informou que vai formalizar a compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V, nesta sexta-feira (12). A assinatura do contrato com o Fundo Soberano Russo acontecerá em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo o governo do Piauí, serão entregues 10 milhões de doses de forma emergencial.

De acordo com o governador Wellington Dias (PT-PI), presidente do Consórcio Nordeste, a negociação pelo Consórcio Nordeste para compras de 50 milhões de doses de vacinas da Rússia começou ainda em agosto do ano passado.

Contudo, com a demora para a formalização da compra, estão disponíveis no momento 39 milhões, que serão adquiridas em uma ação conjunta entre o governo federal e os estados.

“Podemos ter iniciativas, mas o governo se dispõe a não só assumir o contrato, pagar pelo dinheiro no SUS, e colocar essa vacina, como é da nossa estratégia, para todo o Brasil. É um contrato que deve ser firmado no dia de hoje, para 39 milhões de doses, e com certeza deve ser o parâmetro para outras vacinas”, declarou Dias.

A compra aconteceu depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em 23 de fevereiro, estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a Covid-19. A decisão do STF foi tomada de forma unânime.

Publicidade

O governo brasileiro estima contar com 22 milhões a 25 milhões de vacinas em março, “podendo chegar a 38 milhões”, fornecidas pelo Butantan e pela Oxford/Astrazeneca. A quantidade é menor do que a última previsão divulgada pelo Ministério da Saúde, no dia 6 de março, de 30 milhões de doses. A redução é a quinta feita nas previsões de doses a serem entregues no mês de março.

Até agora o Brasil vacinou 9,29 milhões pessoas com a primeira dose da vacina contra Covid-19. O número representa 4,39% da população brasileira. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa. O coronavírus já matou 273.124 pessoas desde o início da pandemia, em março de 2020.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS