Connect with us

DESTAQUES

Contas de energia ficarão mais caras em novembro

Publicado

em

Os consumidores brasileiros voltarão a pagar taxa extra nas contas de energia a partir deste mês de novembro. A Aneel anunciou que a bandeira sairá da verde para a amarela, o que implica na cobrança de R$ 1,50 para 100 kWh de energia consumidos. A cobrança de taxas havia sido suspensa em abril deste ano e permaneceu assim por sete meses. Agora, com a condição hidrológica menos favorável no país, a volta da tarifa é necessária.

Desde abril, o nível de armazenamento dos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por cerca de 70% da capacidade de geração do país, caiu de 57,5% para 35,05%. No Nordeste, segunda maior região produtora, passou de 33,12% para 11,39%. A região enfrenta a pior seca das últimas décadas.

Como o armazenamento de água está abaixo do normal, o acionamento das térmicas serve também para poupar água das hidrelétricas até que chuvas mais intensas no Sudeste e Centro-Oeste, que normalmente ocorrem a partir de novembro, voltem a encher os reservatórios. Portanto, se houver melhora na situação dessas represas nas próximas semanas, reduz-se a necessidade do uso das térmicas e a bandeira pode, em breve, voltar à cor verde.

Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS