Connect with us

DESTAQUES

Covid-19 muda planos de políticos que usariam janela partidária como pré-campanha no Piauí

Publicado

em

Especialistas já anunciaram: o Covid-19 vai chegar ao Piauí. Isso é um fato. No entanto, diferente do que ocorreu em muitos estados e países, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Piauí suspenderam diversas atividades para evitar que o vírus se propague, uma vez que dezenas de casos já estão sendo investigados em solo piauiense. A rotina da população local mudou.

Aulas, audiências, julgamentos, eventos, concursos, festas, consultas e agendas oficiais tiveram que ser cancelados ou suspensos devido ao Covid-19. Apesar de, até o momento, o Piauí não contar com nenhum caso confirmado, as autoridades entenderam que o melhor a ser fazer é prevenir para conter a proliferação do Covid-19. Estão proibidos eventos que reúnam mais de 50 pessoas em locais fechados e 100 em abertos por pelo menos 15 dias.

Políticos de grande influência no estado e em Teresina já cancelaram uma série de compromissos marcados para a próxima quinzena. Tudo como forma de prevenção ao Covid-19. Uma grande perda para políticos que já estava em pré-campanha eleitoral.

Vale ressaltar, também, que iniciou no dia 5 de março a janela partidária, período em que vereadores podem mudar de sigla sem prejuízo ao mandato. O prazo segue até o dia 3 de abril. Contudo, por conta do coronavírus, as festas de filiações que seriam uma forma dos pré-candidatos se promoverem entre seus eleitores não poderão acontecer. Pelo menos pelo prazo de 15 dias.

FIRMINO FILHO

Aconteceria nessa terça-feira (17/03), no Clube dos 100, na zona Sul de Teresina, a festa de lançamento do pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Teresina, Kleber Montezuma. A festa, no entanto, foi cancelada ainda no final de semana devido à pandemia do novo coronavírus.

Publicidade

O que antes estava marcado para ser uma grande festa de lançamento será, agora, apenas uma coletiva de imprensa no dia 23 de março.

Firmino Filho (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

JEOVÁ ALENCAR

O presidente da Câmara do Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, se filiaria ao MDB no dia 21 de março. Por conta do novo coronavírus, no entanto, o ato, que estava sendo organizado para ser uma grande festa no Cineteatro da Assembleia do Piauí, será realizado na sala da presidência da Câmara Municipal de Teresina, de forma intimista, na sexta-feira (20).

Jeová Alencar (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

CIRO NOGUEIRA

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) suspendeu nessa terça-feira (17) a série de compromissos que tinha pelo interior do Piauí. O parlamentar não tem um prazo para retornar a agenda política no estado. O Progressistas, no entanto, conseguiu fazer a festa de filiações no início do mês, antes da pandemia ser declarada pela OMS.

Senador Ciro Nogueira (Foto: Nataniel Lima/OitoMeia)

EVALDO GOMES

O presidente do Solidariedade, Evaldo Gomes, remarcou o ato político da sigla que estava programado para esta quita-feira (19). O ato deverá acontecer no início de abril se a situação do coronavírus estiver mais controlada na região.

Evaldo Gomes (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

ROBERT RIOS

O PSB também precisou remarcar sua agenda política. O partido iria filiar o ex-deputado estadual Robert Rios. No entanto, também por conta do coronavírus, o ato foi cancelado e uma nova data ainda será estudada para realizar a filiação. Robert é pré-candidato a vice-prefeito na chapa do MDB.

Robert Rios e Wilson Martins durante lançamento de pré-campanha do Dr Pessoa (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

FÁBIO ABREU

O deputado federal licenciado, o secretário Fábio Abreu, também suspendeu pelo prazo de 15 dias atividades de treinamento, capacitações, formaturas e outros eventos dessa natureza no âmbito da Secretaria de Segurança Pública.

Fábio Abreu (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

CÂMARA DE TERESINA E ALEPI

As sessões solenes, audiências públicas e demais homenagens na Câmara de Vereadores de Teresina e na Assembleia do Piauí estão vedados. Na Câmara de Vereadores, os funcionários com mais de 60 anos, mulheres grávidas, mães com filhos menores de um ano e portadores de doenças crônicas que compõem o grupo de risco estão dispensados do trabalho.

Em ambos os locais ficou estabelecido a adoção de providências necessárias para aquisição com urgência de álcool em gel, termômetros e outros materiais necessários para a higienização dos locais de trabalho e demais dependências da Câmara e Assembleia.

A capital entrou em Estágio de Atenção nessa segunda-feira (16/03) para o trabalho de prevenção e contenção da doença no município. Ao todo 34 casos estão sendo investigados no Piauí.

Fonte: Oito Meia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS