Covid: Piauí vai destinar 50% das vacinas para público em geral a partir desta quarta
Publicado por: Da Redação | Data: 10/06/21

Covid: Piauí vai destinar 50% das vacinas para público em geral a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (9), 50% das vacinas contra a covid-19 que chegarem ao Piauí serão destinadas para o público em geral, de 18 a 59 anos. A medida foi aprovada hoje pela Comissão Intergestores Bipartite (CiB). A CIB é um fórum de deliberação em âmbito estadual, abrangendo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

A Comissão decidiu ainda que 30% das vacinas serão usadas para dar sequencia à imunização do público com comorbidades e deficiência e 20% para os grupos que forem reconhecidos pelos Conselhos Municipais de Saúde de cada cidade como prioritários.

De acordo com Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Cosems, a forma como se dará a vacinação ficará a cargo dos municípios.

“O uso será por faixa etária, além de 30% para grupos prioritários. Mas ficará a critério da gestão municipal definir se coloca todo mundo apenas por faixa etária”, explica a vice-presidente.

Leopoldina, que é secretária de saúde em Miguel Alves, disse que ontem vacinou 780 pessoas na cidade já seguindo o critério de vacinar apenas por faixa etária.

“A vacina vai andar muito mais rápido, já que comorbidade é a maior confusão para vacinar nos municípios. Todo mundo quer ser prioridade. Nós vacinamos ontem 780 pessoas e chamamos quem tem de 50 a 59 anos. Todo mundo dessa idade pode se vacinar. Já com comorbidade está liberado a partir dos 18 anos”, afirmou, ressaltando que a campanha vai se repetir nesta quinta.

Pela decisão da CIB desta quarta, as 54.500 doses da vacina do laboratório AstraZeneca que chegam na madrugada desta quinta-feira, 10, já devem seguir o novo cronograma de distribuição.

No sábado, o governador Wellington Dias afirmou que existe a possibilidade de todos os piauienses com mais de 18 anos serem vacinados contra a Covid-19 até o mês de outubro.

Hérlon Moraes
[email protected]

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

Simões

SIMÕES | R$ 3 milhões serão investidos em novo polo da Universidade Aberta

No último sábado, 17, foi realizado na Câmara Municipal de Simões, a cerimônia do Marco Inicial da construção do polo da Universidade Aberta do Brasil na cidade Simões. Na solenidade,

DESTAQUES

Rafael Fonteles anuncia que Governo do PI fará pedido de empréstimo acima de R$1 bilhão

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles,  participou de audiência nesta quinta-feira (11) sobre os dados financeiros do primeiro quadrimestre de 2019. Durante a reunião com deputados, ele anunciou que o

DESTAQUES

Caminhão cheio de cerveja tomba no Piauí e carga é saqueada

Um caminhão carregado de cerveja tombou na manhã desta terça-feira (15/12), em uma curva embaixo do viaduto da avenida Miguel Rosa, em um trecho da BR-343, na Avenida Presidente Getúlio