Crise econômica não compromete o desenvolvimento de Belém do PI; ‘Todos estão com salários em dia’, diz prefeito
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 08/11/17

Crise econômica não compromete o desenvolvimento de Belém do PI; ‘Todos estão com salários em dia’, diz prefeito

Enquanto muitas Prefeituras Municipais decretam situação de calamidade financeira por conta dos efeitos da crise econômica sem precedentes por que passa o país, algumas cidades se destacam por garantir o equilíbrio das contas públicas e pela capacidade de continuar investindo em melhorias para a população.

A pequena cidade de Belém do Piauí, situada a 385 km de Teresina, é um desses bons exemplos. Lá, graças a um modelo de gestão adotado pelo prefeito Ademar Carvalho – PMDB, a crise econômica não tem comprometido o desenvolvimento do município. As ações socioassistenciais são continuadas e diversas obras estão em andamento, inclusive, com recursos próprios, como a construção de 1.120 metros quadrados de calçamento nas ruas João Targino Granja e Malhada Grande.

Ao todo, conforme o projeto, serão investidos R$ 241.585,29. “A maior parte do recurso é oriundo da própria população, através do pagamento do IPTU”, explica o prefeito.

Ademar, que exerce o seu terceiro mandato como prefeito, usou da experiência em gestão pública e, diante das consecutivas quedas na arrecadação, da diminuição dos recursos repassados pelos Governos, e de um cenário nada promissor, decidiu por economizar recursos. “Enxugamos os gastos sem cortar serviços essenciais para a população”, disse, afirmando que a economia feita desde o início do ano está possibilitando que o município supere a crise e continue avançando.

Atualmente, neste cenário de crise, uma parcela dos municípios brasileiros não está conseguindo cumprir com as obrigações, e manter em dia a folha de pagamento servidores públicos já é objeto inalcançável. No município de Belém do Piauí, Ademar informou que não foram feitas demissões de servidores e que todos estão com seus vencimentos em dia. “A situação está tão difícil para os municípios que a gente se orgulha de dizer que não tivemos que demitir ninguém do seu emprego e que estamos cumprindo com o nosso compromisso. Pagamos toda a folha de outubro até o dia 31. Todos os servidores efetivos, comissionados e prestadores de serviços estão com seus salários em dia”, disse.

Ademar destacou que a primeira parcela do 13º dos servidores foi paga no mês de julho, e que no dia 10 de dezembro, às vésperas das festividades do aniversário da cidade, será paga a segunda parcela. Informou, ainda, que o terço de férias de cada servidor tem sido pago no mês do aniversário. “São estratégias que a gente usa para não acumular muitos compromissos para o mês de dezembro”, acrescentou.

Belém 22 anos
E para comemorar os 22 anos de emancipação política de Belém do Piauí, a mais importante data do calendário oficial do município, uma vasta programação está sendo preparada pelo Governo Municipal. O prefeito Ademar Carvalho já anunciou as atrações artísticas, com grandes nomes da música gospel e do forró.

No dia 13 de dezembro, o evento será voltado ao público evangélico, com a realização de Culto em Ação de Graças e grande show gospel com a cantora  Shirley Carvalhaes, do Rio de Janeiro. No dia 14 acontecem os shows de forró. Três grandes atrações se apresentarão no palco cultural – o cantor Toca do Vale, Cristiano Pipow e a dupla Claudiney e Juliana. Os eventos acontecerão em praça pública e, a exemplo dos anos anteriores, prometem atrair um grande público à cidade de Belém.

Além dos shows, a programação comemorativa envolverá, também, atividades cívicas, religiosas, esportivas e culturais.

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES 0 Comments

Uespi lança editais com 1.460 vagas para graduação e pós-graduação a distância; vagas para Jaicós

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), lançou nesta segunda-feira (5) os editais para preenchimento de 1.460 vagas de graduação e pós-graduação. Todos

DESTAQUES 0 Comments

Apresentações culturais abrem o 20º Festival de Quadrilhas em Massapê do Piauí

No mês de junho, a cidade de Massapê do Piauí se movimenta em torno da fé e devoção ao padroeiro São João Batista, e da alegria das tradições culturais das

MUNICÍPIOS

Homem é preso suspeito de estuprar criança de 9 anos em Pio IX

Um homem de 48 anos foi preso nesta terça-feira (5) sob suspeita de estupro contra uma criança de 9 anos em Pio IX, Sul do Piauí. O agressor tinha um