Connect with us

Belém do Piauí

Crise econômica não compromete o desenvolvimento de Belém do PI; ‘Todos estão com salários em dia’, diz prefeito

Publicado

em

Enquanto muitas Prefeituras Municipais decretam situação de calamidade financeira por conta dos efeitos da crise econômica sem precedentes por que passa o país, algumas cidades se destacam por garantir o equilíbrio das contas públicas e pela capacidade de continuar investindo em melhorias para a população.

A pequena cidade de Belém do Piauí, situada a 385 km de Teresina, é um desses bons exemplos. Lá, graças a um modelo de gestão adotado pelo prefeito Ademar Carvalho – PMDB, a crise econômica não tem comprometido o desenvolvimento do município. As ações socioassistenciais são continuadas e diversas obras estão em andamento, inclusive, com recursos próprios, como a construção de 1.120 metros quadrados de calçamento nas ruas João Targino Granja e Malhada Grande.

Ao todo, conforme o projeto, serão investidos R$ 241.585,29. “A maior parte do recurso é oriundo da própria população, através do pagamento do IPTU”, explica o prefeito.

Ademar, que exerce o seu terceiro mandato como prefeito, usou da experiência em gestão pública e, diante das consecutivas quedas na arrecadação, da diminuição dos recursos repassados pelos Governos, e de um cenário nada promissor, decidiu por economizar recursos. “Enxugamos os gastos sem cortar serviços essenciais para a população”, disse, afirmando que a economia feita desde o início do ano está possibilitando que o município supere a crise e continue avançando.

Atualmente, neste cenário de crise, uma parcela dos municípios brasileiros não está conseguindo cumprir com as obrigações, e manter em dia a folha de pagamento servidores públicos já é objeto inalcançável. No município de Belém do Piauí, Ademar informou que não foram feitas demissões de servidores e que todos estão com seus vencimentos em dia. “A situação está tão difícil para os municípios que a gente se orgulha de dizer que não tivemos que demitir ninguém do seu emprego e que estamos cumprindo com o nosso compromisso. Pagamos toda a folha de outubro até o dia 31. Todos os servidores efetivos, comissionados e prestadores de serviços estão com seus salários em dia”, disse.

Publicidade

Ademar destacou que a primeira parcela do 13º dos servidores foi paga no mês de julho, e que no dia 10 de dezembro, às vésperas das festividades do aniversário da cidade, será paga a segunda parcela. Informou, ainda, que o terço de férias de cada servidor tem sido pago no mês do aniversário. “São estratégias que a gente usa para não acumular muitos compromissos para o mês de dezembro”, acrescentou.

Belém 22 anos
E para comemorar os 22 anos de emancipação política de Belém do Piauí, a mais importante data do calendário oficial do município, uma vasta programação está sendo preparada pelo Governo Municipal. O prefeito Ademar Carvalho já anunciou as atrações artísticas, com grandes nomes da música gospel e do forró.

No dia 13 de dezembro, o evento será voltado ao público evangélico, com a realização de Culto em Ação de Graças e grande show gospel com a cantora  Shirley Carvalhaes, do Rio de Janeiro. No dia 14 acontecem os shows de forró. Três grandes atrações se apresentarão no palco cultural – o cantor Toca do Vale, Cristiano Pipow e a dupla Claudiney e Juliana. Os eventos acontecerão em praça pública e, a exemplo dos anos anteriores, prometem atrair um grande público à cidade de Belém.

Além dos shows, a programação comemorativa envolverá, também, atividades cívicas, religiosas, esportivas e culturais.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS