Connect with us

DESTAQUES

Culminância do projeto Matemática Olímpica é marcada por palestra, premiações e apresentações culturais em Sussuapara; fotos

Publicado

em

O ginásio Professor Antônio de Barros Araújo, na cidade de Sussuapara, foi palco nesta sexta-feira, 19 de maio, da culminância do projeto Matemática Olímpica. Apresentações culturais, entrega de premiações e palestra marcaram o evento.

A solenidade iniciou com a apresentação do evento, composição da mesa de honra, execução do Hino Nacional e saudações das autoridades.

O vice-prefeito, Francisco das Chagas Sousa, o Chaguinha, destacou que na Educação todos são importantes. Em seu pronunciamento ele fez referência ao aluno Mateus Rodrigues Rocha, que conquistou medalha de bronze na última edição, em 2022, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

“O único caminho que temos para o desenvolvimento é a educação. Sussuapara hoje conta com alunos esforçados, professores, coordenadores, secretária de educação, em um esboço em comum para juntos de mãos dadas erguer o desenvolvimento de nosso município e de nossa gente”, destacou o vice-prefeito parabenizando todos os integrantes da educação municipal.

A secretária de Educação, Jesuíta Rocha, disse em pronunciamento que todos estão de parabéns e desejou bonanças e sucesso para os alunos na próxima edição da OBMEP.

“Graças a equipe de diretores, coordenadores, professores competentes e responsáveis, que dão esse suporte para vocês. Vocês são capazes de chegar aonde quiserem”, disse.

Palestra

Em continuidade, foi ministrada a palestra pelo Dr. Alex Sandro Santos Lopes, que trabalhou o tema OBMEP: Desafios e oportunidades. O palestrante falou que a Olimpíada de Matemática tem em seus objetivos, aproximar o aluno da universidade e também por meio dessa aproximação promover a inclusão.

Publicidade

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. A OBMEP é voltada para alunos do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio.

Alex Sandro destacou alguns canais de conteúdos com vídeoaulas de matem´ática e tambem falou devprogramas de iniciação científica como o PIC da OBMEP que é destinado aos alunos premiados nas olimpíadas. O Pic é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país.

Outro programa em destaque foi o PICME que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de estudos avançados em Matemática, simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).

Premiação e apresentações culturais

O evento foi abrilhantado com entrega de premiações para os vencedores das provas objetivas. Os premiados são: Ana Kássia Ferraz (7º ano – nível 1) e Mateus Rodrigues Rocha (8º ano A – nível 2).

Após as premiações houve dança com o tema Matemática Olímpica, apresentações com música, desfiles e a realização de gincanas.

Na gincana intitulada Grito de Guerra, duas equipes fizeram a disputa. De um lado estavam os Decimais. Do outro os Elevados.

Além das autoridades já citadas, a culminância do projeto Matemática Olímpica foi prestigiada pela equipe docente da escola.

Publicidade

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS