Connect with us

Curral Novo do Piauí

CURRAL NOVO | Bispo celebra a 8ª noite de missa dos festejos de São Francisco de Assis; veja fotos

Publicado

em

Anualmente, no período de 25 de setembro e 04 de outubro, a comunidade católica de Curral Novo do Piauí celebra os festejos do seu padroeiro, São Francisco de Assis, uma tradição religiosa iniciada há 54 anos, antes mesmo da emancipação política do município.

Este ano, quando os católicos vivenciam o Ano Nacional dos Leigos e o Ano Diocesano da Família, o festejo tem como tema “São Francisco de Assis, modelo de santidade para nossas famílias”, e lema “Sal da terra e luz do mundo”.

Diariamente, ao meio dia, acontece o Ofício, às 18h30 é rezado o Terço de Nossa Senhora, e em seguida, acontece a novena e missa em honra ao padroeiro, que é celebrada em frente à igreja.

Na noite desta terça-feira (2), a celebração eucarística foi presidida pelo bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José, e concelebrada pelo padre Francisco Berto, vigário paroquial, contando, ainda, com a participação de um grande número de fiéis devotos de São Francisco. Os noitários foram a Pastoral dos Coroinhas, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e as Secretarias Municipais de Agricultura dos municípios de Curral Novo do Piauí e Caridade do Piauí.

Após a missa, aconteceu quermesse, um momento de confraternização das famílias católicas, além da rifa e o leilão de São Francisco. Dentre outros, além das autoridades eclesiásticas, também estiveram presentes autoridades políticas, como o prefeito Junior de Abel, o deputado estadual Severo Neto, o vice-prefeito Carlos José (Cazé), vereadores e secretários municipais.

Publicidade

Em entrevista, o padre Francisco Berto destacou a grande participação em todos os momentos dos festejos. “A participação do povo, das comunidades, das pastorais, das famílias, está excelente em relação ao ano passado. A comunidade está entusiasmada, buscando crescer na espiritualidade, participando ativamente tanto da programação religiosa, como da parte cultural, motivados pelo tema e pelo projeto de conclusão da futura igreja matriz de Curral Novo do Piauí.”, disse.

As celebrações seguem até o dia 04 de outubro. O padre Berto falou sobre as mudanças na programação do último dia. A procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade, que acontecia à noite, antes ou depois da missa, esse ano, será realizada pela manhã, às 6h, e será acompanhada pela Banda de Marcial de Curral Novo. “Vai ser uma procissão belíssima”, disse.

À noite, como de costume, será celebrada a missa solene de encerramento da festa, com as presenças dos padres do Zonal VII da Diocese – Miguel Feitosa (de Simões), Pio Feitosa (de Marcolândia), Ismael de Holanda (de Alegrete) e Fernando Amando (de Padre Marcos).

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

03/10 – QUARTA-FEIRA
12:00h – Ofício de São Francisco de Assis
18:30h – Terço de Nossa Senhora
19:00h – Novena/Missa
Noitários: Pastoral da Pessoa Idosa (Curral Novo do Piauí e Caridade do Piauí), Pastoral da Criança (Curral Novo do Piauí e Caridade do Piauí), e Pastoral da Catequese (Curral Novo do Piauí e Caridade do Piauí)
Pregador: Pe. Edivaldo Santos (Patos do Piauí)
Ruas convidadas: Ruas São Pedro, João Fernandes e José Florêncio
Comunidades convidadas: Setor São Matias (Belo Monte, Baixio de São Francisco, Cabaceira e Caldeirão)
Cantos: Coral de Curral Novo do Piauí
Após a Novena/Missa: Quermesse, Rifa e Leilão

Publicidade

04/10 – QUINTA-FEIRA
Festa Solene de São Francisco de Assis
06:00h – Procissão com a Imagem de São Francisco de Assis pelas ruas da cidade de Curral Novo do Piauí, saindo da Igreja de São Francisco de Assis
15:00h – Missa Solene da Festa de São Francisco de Assis na Comunidade Baixio de São Francisco (Caridade do Piauí)
19:00h – Missa Solene da Festa de São Francisco de Assis em Curral Novo do Piauí
Noitários: Coordenadores das Pastorais, Grupos e Movimentos de Curral Novo do Piauí. Pregador e concelebrantes: Padres do Zonal VII: Pe. Francisco Berto (Curral Novo do Piauí e Caridade do Piauí); Pe. Miguel Pereira (Simões); Pe. Antônio Ismael (Alegrete do Piauí); Pe. José Pio (Marcolândia); Pe. Fernando Amando (Padre Marcos)
Cantos: Ministério de Música de Curral Novo do Piauí
Após a Novena/Missa: Quermesse, Rifa e Leilão

 

   

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS