Connect with us

DESTAQUES

Deputado aciona Justiça Eleitoral contra supostos pesquisadores no interior do Piauí

Publicado

em

O deputado estadual Antônio Félix (PSD) denunciou na última quarta-feira (21) a atuação de falsos pesquisadores eleitorais em Campo Maior. Vídeos e áudios mostram os supostos pesquisadores, que identificam-se como do Instituto Galaxy, dentro de residências, induzindo o eleitor a mudar o seu voto, mediante vantagens. A denúncia já foi enviada para o Ministério Público, Tribunal Regional Eleitoral e Polícia Federal.

De acordo com Antônio Felix, os supostos pesquisadores estariam simulando a pesquisa eleitoral para realizar compra de voto.

“São mais de 200 pessoas que estão envolvidas nisso. Eles estão simulando a pesquisa, andando de rua em rua, e induzindo o voto do eleitor. É uma simulação para compra de votos”, afirmou.

Em um dos áudios, é clara a tentativa de induzir o eleitor a falar que irá votar no candidato que contratou a pesquisa. O entrevistado responde que deve votar em Joãozinho Felix. Logo em seguida a pesquisadora responde que está apoiando o candidato ‘Professor Ribinha’.

Durante a pesquisa eleitoral, a pesquisadora muda o foco e induz ao entrevistado a responder a pesquisa a favor do Professor Ribinha. “Se ele garantir “eu vou fazer isso” e realmente fazer, você poderia mudar o seu voto?”, pergunta.

Publicidade

Além dos áudios, há ainda um vídeo em que mostra a população indignada com a ação dos pesquisadores na cidade. Uma moça, que não teve o nome revelado durante a filmagem, chega a denunciar ameaças por parte dos pesquisadores. “Eles estavam lá na minha rua hoje e ameaçaram a menina a votar no Ribinha”, relatou.

O flagrante foi feito na última sexta-feira (16), e nesta quarta-feira (21). Ainda de acordo com a denúncia, o mesmo instituto havia anunciado uma pesquisa registrada, mas não teriam obtido o resultado esperado, e agora estariam fazendo essa nova pesquisa, sem identificação do instituto (como é visto no vídeo) para alterar uma pesquisa que havia sido registrada.

No site do TSE o último registro de pesquisa do Instituto Galaxy em Campo Maior data do dia, 25 de agosto.

Denúncias

São inúmeras as denúncias que estão sendo feitas desde o início da campanha eleitoral contra supostos institutos de pesquisas que fazem acertos com candidatos apenas para enganar o eleitor. Eles simulam pesquisas onde muitas vezes nem vão a campo.

Publicidade

Veja abaixo a representação feita contra o instituto na Justiça Eleitoral:

Fonte: Portal Az

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS