Connect with us

DESTAQUES

Deputado Francisco Costa visita Santo Antônio de Lisboa, firma parceria com a gestão e garante recursos; fotos

Publicado

em

Em mais uma ação da gestão “O Trabalho Continua” em busca por melhor qualidade de vida da população lisboense, o prefeito de Santo Antônio de Lisboa, Dr. Francisco Karlos, o Karlão (Progressistas), juntamente com a vice-prefeita, Mircéia Ângela, secretários e vereadores, receberam na manhã deste sábado, 03 de julho, o deputado estadual, Dr. Francisco Costa (PT).

A recepção ao parlamentar aconteceu na sede do Poder Executivo Lisboense onde foram apresentados pedidos de investimentos e melhorias em áreas como Educação, Saúde, Agricultura, Mobilidade Urbana, Esporte, entre outras. De lá, a comitiva visitou prédios públicos como a sede da EMATER e Unidade Escolar Estadual Maria de Carvalho, seguindo com destino até a Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente.

O prefeito Dr. Karlão, destacou que a visita do deputado Francisco Costa à “Capital do Caju” tem muita representação onde a gestão firma uma importante parceria com intuito de sanar as demandas.

“É um grande dia na nossa gestão, firmando essa parceria entre nosso grupo político e o deputado estadual Francisco Costa que é pré-candidato a deputado federal. Temos apoio total e hoje demandamos várias pautas de muita importância no tocante a educação, quanto aos custeios na unidade mista de saúde, projetos de pavimentação e construção do campo de futebol da cidade e reativação do prédio da Emater. É muito importante e um dia especial para nós aqui na gestão”, destacou o prefeito Dr. Karlão.

Educação

Em relação a Educação, a professora Mircéia Ângela, vice-prefeita, apresentou solicitações para agilizar a conclusão das reformas das duas escolas da rede estadual de ensino: Unidade Escolar Miguel Borges de Moura e Unidade Escolar Maria de Carvalho.  Ela disse que as unidades estão passando por reformas se preparando para o retorno das aulas presenciais no segundo semestre.

Publicidade

“As aulas têm previsão para início no dia 09 de agosto e estamos correndo contra o tempo para concluir as reformas e propiciar um ambiente escolar de qualidade para nosso aluno para que ele possa retornar suas atividades”, pontuou.

De acordo com Mircéia, a Unidade Escolar Maria de Carvalho está com a obra de reforma paralisada desde o mês de dezembro de 2020. “Nossa solicitação ao deputado é para ele nos auxiliar e intervir junto à Seduc – Secretaria de Estado da Educação do Piauí, para que pudéssemos concluir as obras e assim o alunos voltassem às atividades normais”, solicitou a vice-prefeita, Mircéia Ângela.

Saúde

Na visita do deputado Francisco Costa, a diretora da Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente, Luzilene Silva, solicitou recursos para ampliar e fortalecer a prestação de serviços e reativar atendimentos via Sistema Único de Saúde.

“Temos hoje atendimento médico, odontológico, fisioterapêutico, uma psicóloga e uma nutricionista que estão atendendo no município, mas precisamos de um suporte maior para ampliar esses atendimentos para todas as pessoas”, frisou.

Dentre outras necessidades na unidade de saúde, foi solicitada pela diretora o carrinho de parada, bem como, troca de materiais e máquinas que necessitam substituição. “O deputado foi muito solícito e disse que o que tiver ao seu alcance está disposto a nos ajudar”, concluiu a diretora Luzilene Silva.

Publicidade

Agricultura

Na produção agrícola duas solicitações foram feitas ao deputado Francisco Costa. A primeira delas, o prefeito Dr. Karlão, reivindicou a reforma do prédio da Emater/PI para melhor atender com assistência técnica os produtores de Santo Antônio e fazer com que eles evitem buscar atendimentos em cidades como Bocaina e Picos.

A solicitação foi reforçada, uma vez que no dia 24 de fevereiro o gestor lisboense esteve em reunião com o deputado Francisco Costa e o diretor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PI), Dr. Guedes, em Teresina, solicitando a reativação da unidade [a Emater] em Santo Antônio de Lisboa, que está desativada há vários anos.

O local no momento serve de abrigo para animais de rua que são protegidos por uma ONG de proteção animal.


Matéria Relacionada: Em Teresina, prefeito Dr. Karlão solicita reativação da Emater para Santo Antônio de Lisboa


A outra reivindicação também na agricultura foi apresentada pelo vereador Irmão Dudé (Progressistas). O parlamentar lisboense pede ao deputado implementos agrícolas como pulverizadores para o combate contra pragas na lavoura e assim otimizar o plantio do caju. Outra solicitação foi a isenção de impostos no produto.

Segundo afirmou Dudé, no caju de mesa é cobrado o valor de R$ 3,30 de imposto na caixa. O tributo dificulta a compra em Santo Antônio e assim faz com que o consumidor procure outros estados como o Ceará que tem o imposto isento.

Publicidade

“Precisamos de tratores equipados com pulverizador que dá para resolver nossa demanda. Pedi também a isenção do imposto sobre o caju de mesa porque se paga R$ 3,30 por caixa e as pessoas que vêm para comprar e levar ao mercado termina procurando o estado do Ceará porque lá não é cobrado imposto”, explicou o vereador.

O deputado estadual Francisco Costa destacou que durante a visita pelo município conheceu diversos pleitos apresentados que precisam de melhorias como nas áreas da saúde, educação, mobilidade urbana, agricultura, infraestrutura, esporte.

“As demandas vêm desde melhorias da sede do Emater. Santo Antônio é uma cidade que tem um potencial produtivo  muito grande na cajuculura e precisa do apoio da assistência técnica para que seja melhor qualificado. Há reivindicações na área de pavimentação em calçamentos para as ruas, necessidade de um campo de futebol e solicitações que dizem respeito às reformas das escolas que possam ser aceleradas onde estarei tratando com a Secretaria de Estado da Educação para acelerar a retomada dessas obras”, acrescentou.

Segundo afirmou o deputado, já existe ações asseguradas para o município. O parlamentar disse também que já fora viabilizadas emendas de custeio através do Pro Piauí que é coordenado pelo secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles.

“Já temos recursos assegurados para obra de pavimentação e compromisso também em relação ao campo de futebol”, apontou.

Publicidade

Costa disse que a maior dificuldade de Santo Antônio está relacionada ao custeio da saúde, ou seja, a manutenção. O parlamentar citou fatores como aquisição de medicamentos, insumos, combustível para ambulâncias fazer o deslocamento, material hospitalar.

“Estamos conhecendo a estrutura da unidade mista de saúde para que possamos ajudar nessa interlocução facilitando a integração da gestão municipal com a gestão estadual para melhorarmos a vida das pessoas que moram em Santo Antônio de Lisboa. Somente com receitas próprias é insuficiente para a gestão conseguir arcar. Então precisa fazer essa parceria. Colocamos emendas para ajudar e estamos discutindo com a equipe do hospital como fazer a produção de informações dos procedimentos realizados para melhorarmos o faturamento do SUS para que ele ajude mais a custear e fazer atendimento com mais qualidade. As emendas já estão asseguradas”, explicou o deputado estadual, Dr. Francisco Costa.

A visita em Santo Antônio de Lisboa, encerrou na na praça Justino Batista, Centro, próximo à Igreja Católica e ao Mercado Público.

Estiveram presentes nas visitas: o prefeito Dr. Karlão; a vice-prefeita Mircéia Ângela; os secretários: Marcone Carvalho (Educação); Ana Karla (Finanças); Wallison Araújo (Obras); Da Lua (Recursos Hídricos); Kelvane Leal (Assistência Social), juntamente com os vereadores: Chico Paulo (presidente da Câmara), Rômulo Rodrigues, Irmão Dudé e Eliésio Rocha.

“O Trabalho Continua”

Na sexta-feira, dia 02 de julho, pela manhã, Dr. Karlão, juntamente com sua comitiva formada por vereadores e secretários visitaram diversas obras que seguem em fase de execução pelo município. Entre elas estão: 10 mil de calçamento, praça, pavilhão multieventos, dentre outras melhorias.

Veja mais imagens da visita em Santo Antônio neste sábado 03.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS