Connect with us

DESTAQUES

Desfile comemora os 200 anos da independência do Brasil e shows atraem multidão a Geminiano

Publicado

em

O 7 de Setembro, uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história, a nossa independência, voltou a ser comemorado na cidade de Geminiano.

Nos últimos dois anos, em virtude das restrições da pandemia, o município não realizou o desfile cívico, uma tradição iniciada na gestão do primeiro prefeito de Geminiano, o saudoso Júlio Moura, e realizado anualmente, proporcionando alegria, despertando o espírito de união e a valorização à Pátria.

Este ano, as comemorações foram retomadas com grandiosidade para celebrar os 200 anos de independência do Brasil. O evento já é considerado o maior da história do município, por ter atraído um público recorde.

A programação teve início a tarde, na Avenida Brasil, com a realização do Desfile Cívico, que abordou o tema central “No recomeço tudo se faz novo de novo”, fazendo uma reflexão sobre os dois anos em que o mundo parou devido a pandemia causada pelo coronavírus.

A faixa com o tema foi conduzida pela secretária municipal de Educação, Érica Carvalho, e o coordenador geral da pasta, Railton Pinheiro, abriu o desfile.

Ao todo, 35 pelotões passaram pela Avenida. Cada pelotão abordava um subtema. O desfile reuniu alunos das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, funcionários públicos das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Agricultura e Cultura.

Um dos destaques foi a Fanfarra Municipal, formada por 70 componentes, entre alunos das Redes Municipal e Estadual de Educação, coordenados pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O desfile também prestou homenagens aos trabalhadores da saúde, que foram definidos como “heróis anônimos na pandemia”, por renunciarem a própria vida para servir o próximo e por se entregarem na luta contra a Covid-19.

Outro pelotão, com o subtema “Do caos ao recomeço: ressignificando valores”, trouxe à Avenida uma representação do isolamento vivido pelas pessoas ao longo da pandemia, e a mensagem “Ressignificar para recomeçar!”, lembrando que é preciso semear amor para colher vidas. “Por mais pesada e dolorosa que tenha sido, buscar enxergar o lado bom, bem como os aprendizados obtidos a partir de tais vivências e seguir em frente, apesar dos problemas.”, refletiu o pelotão.

A Copa do Mundo, que acontece este ano entre 20 de novembro e 18 de dezembro, pela primeira vez em um país do Oriente Médio, no Catar, também foi lembrada no Desfile Cívico. As Secretarias Municipais participantes apresentaram resultados dos trabalhos desenvolvidos com a população, bem como, suas recentes conquistas.

O desfile encerrou com o pelotão dos bombeiros civis e uma passeata com um grupo de motociclistas.

Publicidade

Do palco, autoridades assistiram as apresentações cívicas. Um grande número de pessoas também se concentro na Avenida Brasil para acompanhar o desfile.

Érica Carvalho, secretária de Educação, fez questão de participar do desfile, e depois, de acompanhar a passagem dos pelotões. Para ela, a gestão levou às ruas de Geminiano um dos mais belos desfiles já promovidos.

“Depois de um longo trabalho junto aos nossos colaboradores, pude ver quão positivo foi o resultado final do desfile cívico, que é tradição do nosso município. Tamanha dedicação e trabalho valeu muito a pena. Cores, sorrisos, reflexões e apresentações culturais abrilhantaram o fim de tarde do nosso 07 de setembro. Missão dada é missão cumprida com maestria, dedicação e carinho.”, disse.

Festa da Independência

A programação seguiu a noite, com a Festa da Independência, que pela primeira vez foi realizada no Estádio Municipal, tendo em vista a expectativa de público. O objetivo da gestão foi oferecer mais comodidade e segurança à população local e visitantes.

created by dji camera

Seis atrações se apresentaram no palco do evento, valorizando artistas locais como Neguinho Sanfoneiro e Paulo Henrique, artistas regionais, como Yure Hit, Taienne Carvalho e a Banda Tô na Farra, e artistas de renome, como o cantor Felipe Amorim, um dos fenômenos musicais da atualidade.

A Festa da Independência reuniu milhares de pessoas, se consolidando como a maior da história do município.

O prefeito Erculano Carvalho afirmou que o sentimento é de alegria por poder retomar as festividades do 7 de setembro em Geminiano. “Geminiano sempre proporcionou grandes festas no Dia da Independência. Estávamos com dois anos sem promover, mas esse ano, graças a Deus, estamos tendo a oportunidade de retornar com esse que é um dos eventos esperado por toda a população e um dos maiores da região de Picos.”, disse.

O gestor destacou que as comemorações do Dia da Independência contribuem para a formação dos estudantes, preserva os valores cívicos na sociedade e incentiva o patriotismo, além de promover entretenimento e movimentar a economia local. “É um momento muito rico.”, definiu Erculano.

Diante do sucesso das comemorações, o secretário municipal de Cultura, Fábio Araújo, afirmou que toda a equipe de gestão do prefeito Erculano Carvalho está muito feliz, seja pelo desfile, como também, pela festa. “A nossa população estava com saudade desse momento, e para compensar esses dois anos de espera, nós promovemos este que é o maior evento da independência da história de Geminiano.”, disse.

Deputado estadual Francisco Costa prestigiou as comemorações do 7 de setembro. “Geminiano é um município que a gente acompanha de perto. Aqui temos uma parceria de resultados, temos buscado ajudar como nosso mandato realizando intervenções importantes em várias áreas, como abastecimento de água, mobilidade urbana, na cidade e no interior, com calçamento, asfaltamento, melhorias na área da saúde. A gente percebe o engajamento e a vontade que tem o prefeito Erculano de servir e trabalhar pelo seu povo, e não poderia deixar de estar presente neste dia tão importante em que se comemora o Dia da Independência do Brasil.”, disse.

O deputado estadual Nerinho também esteve presente na Festa da Independência e eligiou o prefeito Erculano por preservar a comemoração dos Dia da Independência e fazer com que Geminiano se firme na macrorregião de Picos como um município que mantém viva essa nossa tradição cívica de comemorar o 7 de setembro e o sentimento de brasilidade nas pessoas.

“Vamos aqui uma multidão de pessoas participando desse grande evento. Isso comprova a organização, a competência, o preparo e o bem querer que o prefeito Erculano, o vice-prefeito Manin, e toda a sua equipe, o nosso amigo GG e todos os vereadores que fazem essa grande gestão para o bem de Geminiano e sua gente.”, disse.

Entre as autoridades presentes no evento estavam o vice-prefeito, Maninho da Coca, a secretária de Educação, Érica Carvalho, a secretária de Assistência Social, Kelcylândia Araújo, o secretário de Saúde, José Genival de Sousa, o “GG”, a secretária de Agricultura, Eufrázia Nascimento, o secretário de Cultura, Fábio Araújo, o secretário de Administração e Finanças, Paulo de Tarso, o secretário de Planejamento, Filho Marques, o secretário de Infraestrutura, Faustino Oliveira, a presidente da da Câmara Municipal, Mariana Cipriano, e demais vereadores da base governista.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS