Connect with us

DESTAQUES

Diocese de Picos transfere celebrações eucarísticas apenas para as igrejas matrizes

Publicado

em

O Padre Espedito Oliveira, pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios – a Matriz de Picos, informou, durante celebração eucarística na noite desta quarta-feira (24), que todas as missas, a partir de agora, serão realizadas apenas nas igrejas matrizes paroquiais.

Em Picos, as Celebrações Eucarísticas serão realizadas nas paróquias de São José Operário, no bairro São José; São Francisco de Assis, no bairro Junco e Nossa Senhora dos Remédios, no Centro da cidade.

A decisão foi tomada a partir de reunião do Clero Diocesano, que aconteceu na última terça-feira (23), por conta do grande avanço de casos de coronavírus em Picos e cidades da região pertencentes à Diocese.

Com isso, o restante da programação do Festejo do Coração de Jesus – festa tradicional picoense e que reúne inúmeros fiéis – foi cancelada, inclusive os novenários que, desde o início da pandemia estavam sendo transmitidos via rádio, Youtube e Facebook, sem a presença dos fiéis.

“Por causa dessa realidade que marca nossa vida, nossa comunidade, nossa igreja, estamos percebendo que os casos estão aumentando nas nossas paróquias, em toda a Diocese de Picos. Vendo essa situação, a Diocese acolhendo a orientação do isolamento social como uma recomendação capaz de evitar a disseminação da Covid-19, nós, padres decidimos manter por tempo indeterminado a Celebração da Eucarística apenas na Igreja Matriz de cada paróquia. Sabemos que é doloroso. É o primeiro anúncio que fazemos dessa restrição, mas é uma decisão fundamentada”, disse Pe. Espedito Oliveira ao comunicar a decisão aos fiéis durante a celebração do 24º Novenário do Sagrado Coração de Jesus.

Publicidade

A organização da festa do Sagrado Coração de Jesus lamentou que, pela primeira vez, a programação foi alterada por conta da pandemia, mas frisam saber que é para o bem comum. “Mesmo com essa interrupção temporária, que sabemos que é para nosso bem, para resguardar nossas vidas, estamos felizes por termos realizado 24 novenários aqui na Igrejinha”.

A peregrinação do Sagrado Coração de Jesus será concluída até o dia 30 de junho da mesma maneira do início: a família busca a imagem e no dia seguinte a devolve, sempre atentos às medidas de segurança e prevenção ao coronavírus.

“Vamos rezar de casa, em família. Rezar a oração da novena e o oferecimento, cantar a ladainha, continuar com a chama viva dentro de nossos corações até o dia 30, podemos acompanhar as missas da nossa Paróquia, que serão realizadas às 17h00, concluindo assim, este mês todo dedicado ao Coração de Jesus”, animou a organização da festa.

A agente de saúde Leila Martins recebeu, na noite desta quarta-feira (24), a imagem do Sagrado Coração de Jesus em sua residência. Ela disse que há um misto de tristeza e felicidade, pois nunca imaginou passar por uma situação como a atual, onde até as visitas estão restritas.

“Esta é a segunda vez que recebo o Coração de Jesus. Ao tempo em que estou muito feliz por receber a imagem aqui em casa, me sinto estranha também, pois antes a gente seguia um cortejo da igreja até nossa casa. Agora tivemos que trazer [a imagem] sozinhos – minha família e eu – e restringir o acesso apenas à nossa família e vizinhos mais próximos, sempre tendo o cuidado de receber as pessoas ‘             com máscara para evitar a doença”, disse a devota.

Publicidade

A fiel disse que, mesmo em meio à toda mudança este ano por causa da pandemia, só tem a agradecer a Deus pelas promessas e bênçãos derramadas sobre ela e sua família. “Tem sido estranho não poder receber ninguém, mas não posso deixar de dizer que eu só tenho a agradecer ao coração de Jesus. Espero recebê-lo muitas vezes, e também poder receber meus amigos para compartilharem, juntamente conosco, as bênçãos que o Coração de Jesus nos dá, de saúde, de segurança, de paz”, declarou.

Ao final do mês de junho é celebrada a Santa Missa em alusão ao Coração de Jesus. Este ano, com as mudanças, a celebração acontece na matriz, onde haverá menção ao festejo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS