Connect with us

DESTAQUES

Diocese de Picos vai instalar a Paróquia Imaculada Conceição em São Julião

Publicado

em

A comunidade católica da cidade de São Julião será contemplada com a instalação canônica da Paróquia Imaculada Conceição, no dia 16 de julho, às 18h, e terá como primeiro pároco, o padre Francisco Ramires Barros Moura.

Padre Ramires é natural do município de Santa Cruz do Piauí, Paróquia Senhora Sant’Ana. O sacerdote reside em São Julião desde o dia 03 de agosto de 2019, quando chegou para pastorar como vigário paroquial da Área Pastoral pertencente a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com sede em Fronteiras.

“Criar uma paróquia é criar uma casa, um lar, uma família, para que a vida comunitária ensine o sentimento de unidade e solidariedade. A paróquia é a casa da comunhão, tornando a vida cristã menos inóspita, indiferente e anônima. E tecer laços com gestos simples e cotidianos com a cooperação de todos. Assim, esperamos com a criação da paróquia nova o rejuvenescimento do ser Igreja pela redescoberta da escuta da Palavra de Deus, da participação na Eucaristia e nos sacramentos, na conversão pessoal e pastoral e no anúncio profético do Reino de Deus”, destacou o padre Ramires.

“Você filho da terra e amigos de outras comunidades paroquiais, que não puder estar pessoalmente, acompanhe e reze conosco!”, recomenda o padre.

Para o ato de instalação canônica da paróquia, acontecerá o tríduo de preparação nos dias 13, 14 e 15 de junho, às 19h, com transmissão pela PasCom Imaculada Conceição através do Facebook e pelo Youtube.

Publicidade

A nova paróquia é composta pela Igreja Matriz da Imaculada Conceição, em São Julião, e tem como áreas pastorais pertencentes, as comunidades católicas de São Vicente no Bairro São Vicente; São Francisco no povoado Mandacaru; São Pedro no povoado Fujona; Nossa Senhora da Luz na localidade Juá; São Francisco das Chagas na localidade Porcos; São José na localidade Macambira; Nossa Senhora de Fátima na localidade Camaratuba; Santa Rita de Cássia em Novo Caldeirãozinho; São João em Malhadinha-Piaus; Santa Luzia em Alagadiço; São Francisco de Assis, em Cacimbas; Santo Expedito em Barreirinho; São João no Povoado São João Batista e Sede de Santo Antônio, ambos na cidade de Vila Nova do Piauí.

A comunidade católica é composta pelas seguintes pastorais e grupos: Pastoral Litúrgica, Pastoral Catequética, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Comunicação, Pastoral Juvenil, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, grupo Terço dos Homens, Equipe de Solidariedade, Encontro de Casais com Cristo, Ministério de Visitação, Apostolado da Oração, grupo Terço dos Homens Legião das filhas da Imaculada Conceição, Infância e Adolescência, grupo de Coroinhas, Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística, Conselho de Pastoral e Conselho Financeiro.

Igreja Matriz

A Igreja Matriz da Imaculada Conceição foi construída sob a liderança do conhecido Pe. Ibiapina, em 1.873, no mesmo local onde fora construído o primeiro nicho em 1.699 sendo refeita com ampliação em 1959, conforme inscrição preservada na fachada da Igreja nas siglas C.I.M (Capela Imaculada Conceição) — F. (Feita) 1.873 * R. (Refeita) 1.959.

Com localização privilegiada no coração da cidade, aberta a todos, o templo está situado na Praça Leopoldino Rocha, s/n, Centro, em São Julião.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS