Connect with us

DESTAQUES

DO ALTO | Veja imagens aéreas de Fronteiras no seu aniversário de 86 anos de emancipação política

Publicado

em

A coluna DO ALTO do portal Cidades na Net traz a imagens aéreas e conta um pouco da história da cidade de Fronteiras que nesta quarta-feira, 09 de junho, completa 86 anos de emancipação política.

O povoamento da região iniciou há mais de dois séculos com o desbravamento da então Fazenda Lagoa do Rato, concedida em sesmaria a Rita Alves dos Reis, pelo Presidente da Província.

Os primeiros habitantes do atual município de Fronteiras foram membros da família de Manoel Valério Pinto de Meireles, descendente de portugueses e de sua mulher Rita Alves dos Reis, descendente de índios. Do casal, nasceram dez filhos, destacando-se João Batista de Souza, alferes da Casa-mor de Oeiras (então capital da Província do Piauí) e herdeiro da Casa Grande, construída por seus pais.

Com a morte de João Batista, a Casa Grande passou a ser propriedade de seu filho, Manoel Batista de Souza, que doou uma área para a construção da capela local iniciada em 1907. Primitivamente, a localidade se denominou Lago do Rato.

Em 1910, por ocasião da bênção da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mudou-se o nome para Socorro. Em dezembro de 1943, por força da legislação federal que proibia a duplicidade de topônimos, o nome de Socorro foi mudado para Fronteiras, em virtude de sua localização, nos limites com os Estados do Ceará e de Pernambuco.

Publicidade

Posteriormente, em 1992, a região sul de Fronteiras (que fazia divisa com Pernambuco) se emancipou e foi transformada no município de Caldeirão Grande do Piauí.

Atualmente Fronteiras é gerida pelo prefeito Eudes Ribeiro (PSD) e o vice-prefeito Gernilson Sobrinho (Progressistas), eleitos nas eleições municipais de 15 de novembro de 2020 com 4.205 votos, ou seja, 55,76% dos votos ao derrotar os candidatos de oposição Maria José para prefeita e Dr. Juracy Bezerra para vice-prefeito.

A Câmara de Vereadores é composta pelos parlamentares: Mariana Sobrinho (PP), Dr. Rodrigo Bezerra (PSD), Samuel do Pastor (PSD), Liege (PSD), Chico Dino (PSD), Luiz Angel (PP), Zé Odon (MDB), Bogozinho do Povo (MDB) e Jaidran Bezerra (MDB).

Fotos do alto de Fronteiras

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS