Connect with us

DESTAQUES

Dr. Samuel Alencar faz balanço dos primeiros 30 dias de mandato e destaca projetos de melhorias para São Julião

Publicado

em

Há um mês à frente da gestão “O povo é o poder” o prefeito de São Julião Dr. Samuel Alencar (PSB), falou sobre ações que estão sendo feitas e projetos de melhorias para o município.

Em entrevista nesta terça-feira, 02 de fevereiro, o gestor elencou a saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente, esportes, cultura, segurança pública, assistência social e também a relação entre os poderes, referente ao Executivo e Legislativo.

Saúde

De acordo com o prefeito Dr. Samuel Alencar, a Saúde do município ganhou reforço com médicos para atender nos dois turnos sendo manhã e tarde com atendimentos nas localidades da zona rural como Mandacaru, Fujona, e, zona urbana, bem como os profissionais da odontologia. A reposição de medicamentos nas farmácias básica e do hospital Luís Gonzaga da Rocha está sendo providenciada.

“Já foram comprados os medicamentos da farmácia básica e da farmácia do hospital. O remédios que laboratórios deixaram de fabricar por conta da pandemia e também a quantidade que não se encontra nas distribuidoras, já estão feitos os pedidos”, disse.

Publicidade

O prefeito de São Julião enfatizou sobre as vacinas contra Covid-19 e destacou também as medidas preventivas.  O município vacinou como primeira profissional de saúde, a técnica de enfermagem Joana Lima Neta — a Joana do Nezinho, como é conhecida.

Na área de Fisioterapia, Samuel destacou que Dra. Samira já apresentou a relação de equipamentos necessários “Para atender os amigos de São Julião da melhor maneira possível, buscando melhorar o máximo e fazer o controle de qualidade. A gente está começando, mas tem que ser otimizado ao longo da administração”.

Dr. Samuel acrescentou ainda que está priorizando como plano inicial  que é trazer médicos para atender aos fins de semana. “Estamos com projeto para conseguir recursos para termos profissionais para atender nos fins de semana aos sábados e domingos em plantões de 24 horas”, ressaltou.

“Temos carros como ambulâncias todos equipados para a necessidade de levar os pacientes para as regionais de referência com o médico aqui para fazer os primeiros atendimentos conforme a necessidade”, enfatizou pontuando novos equipamentos recém-chegados como desfibrilador, equipamentos cirúrgicos para pequenas cirurgias e equipamento de eletrocardiograma.

“Já chegou, novos, dois bisturis eletrônicos para pequenas cirurgias e os equipamentos frios para cirurgias como tesouras, bisturis, pinças e isso já está aqui para serem montados e iniciarmos os trabalhos no máximo na próxima semana […] Vamos correr atrás para conseguir montar o Raio X no hospital porque temos médicos ortopedistas e já facilita para as pessoas serem atendidas”, destacou.

Publicidade

Na gestão 2021/2024 para chefiar a Secretaria Municipal de Saúde foi nomeada a secretária Conceição de Maria Silva Araújo – Ceicinha Araújo.

Secretária de Saúde de São Julião, Ceicinha Araújo.

Assistência Social

A Assistência Social tem à frente da pasta a secretária e primeira-dama Thaíse Fontes, que dentre as ações promoveu uma entrevista ao vivo na rádio Nossa Senhora da Conceição FM sobre o “Janeiro Branco” com a psicóloga Dra. Débora Barros. A ação tem como finalidade chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. O mês de janeiro foi escolhido desde o ano de 2014 porque é o período considerado pela população como tempo de renovação, focos e metas para o decorrer do ano.

Secretária de Assistência Social de São Julião, primeira-dama, Thaíse Fontes

“Estamos na fase de implantação de programas, adaptação e ajustes na equipe para darmos andamento aos projetos. Isso já está organizado e dentro do tempo hábil do que for exigido de acordo com os trâmites burocráticos estamos com tudo pronto para começarmos a trabalhar”, disse.

Confira >> Assistência Social de São Julião realiza ação alusiva ao ‘Janeiro Branco’

Publicidade

O prefeito de São Julião enfatizou que o conhecimento sobre o assunto é uma arma para trabalhar e desenvolver atividades com qualidade.

Psicóloga Drª Débora Barros durante entrevista / Foto: Arquivo Pessoal

Membros da Secretaria de Assistência Social participaram da capacitação  virtual através da plataforma Webex Meet. Promovida pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí (SASC-PI) o tema abordado foi “Orientações novos secretários e técnicos municiais de Assistência Social”.

Acesse e veja >> SASC realiza evento on-line e capacita assistentes sociais de São Julião

A Secretaria Municipal de Assistência Social está realizando a distribuição de kits de enxoval para as gestantes do município em situação de vulnerabilidade social. Para ser beneficiada, a gestante precisa atender alguns pré-requisitos. A gestão municipal na administração do prefeito Dr. Samuel e do vice-prefeito Dr. Leonardo, destaca que a ação tem como objetivo incentivar que as gestantes procurem orientação e acompanhamento médico e psicossocial durante todo o ciclo da gravidez, incluindo pré-natal, parto e puerpério (período pós-parto), além do acompanhamento do bebê.

Educação

Publicidade

A aulas da rede municipal de Educação foi um tema enfatizado pelo gestor que disse que seguirá as determinações da Secretaria de Educação do Estado do Piauí. Em tempos de pandemia a realização de aulas seguem de acordo com o calendário escolar. “Teremos aulas  on-line”, destacou. “Vamos seguir a determinação da Secretaria Estadual de Educação”, afirmou.

Recentemente nos dias 26 e 27 de janeiro, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de São Julião participaram de uma formação virtual sobre gestão, planejamento e estratégias para retomada das atividades e início do ano letivo de forma segura e qualificada em tempos de pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A formação teve como tema: ‘Oficina de Desenvolvimento da Gestão Educacional Municipal 2021: Gestão e Aprendizagem em Tempos de Covid-19’, conduzida  pela Impactus Assessoria, e ministrada por Rizalva Cardoso, Desterro Barros, Fábio Mota e Gilson Araújo.

Secretária de Educação de São Julião, Valdinara Rodrigues.

A programação teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento das capacidades técnicas e analíticas dos participantes, tendo como referencial o alcance de metes educacionais previstas nas legislações vigentes.

Veja em >> SÃO JULIÃO | Educação participa de capacitação sobre ‘Gestão e Aprendizagem em Tempos de Covid-19’

Publicidade

O plano de governo em São Julião conforme afirmou o prefeito é implantar melhorias no mais diversos segmentos dentro da Educação do município. Dr. Samuel Alencar citou de início durante entrevista, melhorias na alimentação escolar, fomento a leitura entre outros pontos.

Visando a saúde dos educandos de São Julião, o prefeito disse que vai fomentar a prática de atividades físicas. “Vamos fomentar com os educadores físicos a prática de atividades com os alunos, a criançada”, citou.

A leitura foi um assunto muito falado sobre o gestor como forma de trabalhar o conhecimento das crianças para proporcionar a eles melhorias no aprendizado.

A biblioteca municipal será reformulada com climatização, ampliação do acervo, salas de estudo e equipe que provoque estímulo.

“Com a atenuação da pandemia vamos investir maciçamente na capacitação dos professores, principalmente com visitas à outras instituições referências que estão com bons resultados com seus alunos e assim adotarmos como modelo e adaptar para que tenhamos alunos capazes de participar de competições, olimpíadas. Temos pessoas e precisamos capacitar para que esses profissionais transmitam de forma adequada para irmos acima”, salientou.

Publicidade

“É preciso identificarmos as habilidades dos alunos seja na matemática, no esporte, no futebol. Vamos instigar os alunos com o que eles têm interesse para que tomem gosto e seguir na leitura. Precisamos ter uma equipe capacitada com olho clínico, percepção e sensibidade para que ele queira estar ali. Isso é primordial”, reforçou.

A gestão ‘O povo é o poder’ do prefeito Dr. Samuel Alencar através da Secretaria Municipal de Educação, pasta administrada pela secretária Valdinara Rodrigues de Almeida Sousa Araújo, disponibilizou transporte gratuito para os alunos participantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Acesse em >> Prefeitura de São Julião disponibiliza transporte gratuito para alunos participantes do ENEM

No primeiro dia do exame, neste último domingo (17), os estudantes foram beneficiados com a ação que tem como objetivo apoiá-los e incentivá-los a ingressar no ensino superior.

Na gestão da Secretaria Municipal de Educação está a secretária Valdinara Rodrigues.

Publicidade

Obras e Infraestrutura

Para o setor, a gestão municipal foi contemplada com projeto de uma quadra esportiva no povoado Fujona, através do senador Ciro Nogueira no ano de 2020.

Com relação a atual gestão, no primeiro mês, estão sendo executados os serviços de limpeza pública, bem como a manutenção de máquinas, recuperações em trechos de estradas vicinais danificadas por conta da erosão provocada pelas chuvas.

Na sede do município os serviços contemplam a limpeza de vias e esgotos, áreas com matagais, desentupimento de galerias para a diminuição de sujeira que acumula e assim proporcionar novo âmbito ao município.

Secretária de Infraestrutura de São Julião, Verônica Eva.

A iluminação pública foi outro fator destacado que segundo Dr. Samuel já fez a aquisição de materiais para manutenção e melhorias. “Já foi comprado muito material e vamos iniciar essa semana os trabalhos”, disse.

Publicidade

Em contato com o deputado federal Átila Lira nesta terça-feira, 02 de fevereiro, o prefeito de São Julião informou que ficou acertado uma reunião para a próxima semana. No cumprimento da agenda administrativa em Teresina, Dr. Samuel vai se reunir também com o senador Ciro Nogueira e com o deputado estadual Severo Eulálio para a liberação de emendas parlamentares.

Outra benfeitoria que Samuel destacou e que será abordada durante as reuniões na capital foi a Cozinha Comunitária, obra que está parada há vários anos. “Vamos estar com o projeto em mãos e visitar a obra para analisarmos o que tem feito, o que precisa fazer e dentro disso trabalhar. A cozinha comunitária é uma prestação de serviços que vai ajudar a população mais carente com o fornecimento de alimentos e isso temos que ver com muita atenção”, pontuou.

Agricultura

Na Agricultura que é representada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e tem à frente a secretária Ana Célia, foi enfatizado pelo prefeito a otimização da agropecuária com a criação de ruminantes como gado, ovelhas e cabras, para a produção de carnes e leite.

“Estamos fazendo o recenciamento para catalogar as propriedades, animais, quantidades, raças e assim criarmos associações em cada região. Dentro disso, ao conversarmos com todos, queremos implementar raças de bovinos, ovinos e caprinos que sejam resistentes ao nosso clima para que haja produção de baixo custo e assim com essas produções de carne e leite possibilite que as pessoas possam vender com preços justos. Com isso a prefeitura absorver boa parte dessa produção para implantarmos na alimentação escolar. Outro fator é que com o excedente possamos cadastrar famílias para fornecermos leite. Nas áreas agricultáveis melhorarmos através da assistência técnica para que os produtores possam ter uma renda a mais e o resumo disso é fazer com que o homem do campo tenha sua renda”, apontou.

Publicidade

Ainda na área rural, os reservatórios são assuntos que estão em pauta. “Vamos procurar aumentar os reservatórios e tentar a médio  e longo prazo ampliar barragens e levar água para localidades que sirva para consumo e fonte para animais. Vamos subsidiar o homem do campo para que ele tenha uma vida digna”, falou o prefeito.

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural que tem à frente a secretária Ana Célia, a Prefeitura de São Julião distribuiu entre os dias 18 e 21 de janeiro, sementes de milho e feijão para os produtores rurais sãojuliãoenses.

Secretária de Desenvolvimento Rural de Sã Julião, Ana Célia.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Rural, o município recebeu 400 quilos de feijão e 400 de milho, sendo que cada agricultor recebeu cinco quilos de cada grão.

Cultura

Assim como na educação, a Cultura é outro ponto que foi elencado pelo gestor sãojuliãoense. A exemplo ele citou a biblioteca municipal e paralelo a isso, foi falado sobre a Casa de Cultura enaltecendo os artistas locais.

Publicidade

A Secretaria Municipal de Cultura é gerida pela secretária Welyda Ramos, que ressaltou a parceria com a Secretaria de Educação. Sobre eventos ela falou que ainda está sem previsão devido ao período de pandemia do coronavírus.

Secretária de Cultura de São Julião, Welyda Ramos.

Esportes

A prática esportiva beneficia o corpo e a mente. Sobre o Esporte Municipal foi destacado pelo prefeito Samuel a importância de se colocar educadores físicos para que haja o incentivo à qualidade de vida e saúde.

“Com isso, descobrir novos talentos tirando-os da ociosidade e assim evitar que eles adentrem ao mundo das drogas, do alcoolismo.  Temos que implementar as modalidades como futebol, vôlei entre outros. É importante termos infraestrutura como quadras, campos e um corpo físico de educadores para atrairmos a criançada. Vamos conversar com os pais para estimular e termos isso mãos. Temos o estádio Otacilão e pretendemos reformar quadras que já existem. Temos que pensar em construir pelo menos duas academias para que os jovens pratiquem o esporte e desenvolva suas habilidades. Dentro disso está a parte de nutrição, ou seja, o profissional nutricionista para orientar a alimentação correta desenvolvendo o trabalho com uma metodologia para provar para o aluno a eficácia, trazer qualidade de vida e melhor rendimento no esporte. Temos dentro desse plano também a construção de academia fechadas”, frisou o gestor.

Secretário de Esporte e Lazer de São Julião, Josean Pereira.

Para levantar o esporte municipal de São Julião, Dr. Samuel Alencar pontuou que pretende incluir o município em competições regionais. No tocante ao esporte municipal o prefeito frisou que vai trabalhar para realizar competições interclasse, bem como o campeonato municipal de futebol que é realizado tradicionalmente todos os anos.

Publicidade

“Estaremos discutindo o cronograma para competição municipal na próxima semana juntamente com secretário de esportes”, destacou.  A Secretaria Municipal de Esporte é chefiada pelo secretário Josean Pereira.

Finanças

Em relação ao financeiro, São Julião foi avaliado como positivo pelo atual prefeito que disse que recebeu a Prefeitura de forma organizada “Recebemos a prefeitura com as finanças organizadas no qual o ex-prefeito Dr. Jonas e o ex-vice-prefeito Sodson deixaram uma base organizacional muito boa. Mesmo com contas remanescentes de gestões anteriores as quais foram negociadas, elas estão sendo pagas em dia”, frisou.

“O município saiu do Cauc e estamos com total abertura onde trabalhamos dentro das possibilidades com o que estamos recebendo através do FPM. Temos que fazer um plano financeiro com curva crescente, ou seja, de crescimento dentro desse anos. Mesmo de forma lenta, pois temos temos que obedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal, façamos com que cresça. Para isso temos que trabalhar o dinheiro público da forma mais responsável e coerente possível. Isso é o que estamos fazendo, sempre respeitando o prazo de pagamento do funcionalismo e de fornecedores. O que pudermos economizar de recursos próprios iremos investir em nosso município”, apontou.

Secretaria de Planejamento, Gestão e Finanças de São Julião, Ceicinha Alencar.

Governo

Publicidade

Dr. Samuel falou sobre os trabalhos da Secretaria Municipal de Governo que é gerida pelo secretário, Idelbrando José de Sousa, o Professor Neto.

“Professor Neto está fazendo um belo trabalho. Todos os dias aqui fazendo o atendimento às pessoas que chegam para falar com o prefeito e demais servidores. Com essa incumbência, ele tem feito muito bem. As pessoas estão sendo muito bem atendidas aqui e não há reclamações. O fluxo de pessoas está sendo bem controlado por conta da pandemia e isso está sendo de grande valia para o gabinete”, avaliou de forma positiva o trabalho desempenhada pelo secretário de Governo.

Secretário de Governo de São Julião, Idelbrando José, Professor Neto.

Meio Ambiente

Sobre o meio ambiente, Dr. Samuel Alencar, preza pela o bioma do semiárido. “Respeito o máximo possível a natureza, nossa caatinga, mananciais e proteger as margens dos rios de erosão e assoreamento”, disse o gestor

Ele reforçou a ação de implemento de plantas e animais rústicos e adaptáveis. “Das zonas secas em todo mundo, aqui no semiárido do nordeste brasileiro é a melhor para produção porque tem a maior densidade de chuva por ano, cobertura vegetal maior que existe das zonas secas com cerca de três a quatro mil espécies de plantas. Infelizmente os órgãos competentes nunca inferiram políticas públicas de produção”, disse citando o sertanejo Manoel Dantas Vilar, o Manelito Vilar, da Fazenda Carnaúba na Paraíba.

Publicidade

Na zona rural Dr. Samuel comentou que é necessário melhoramento do abastecimento de água em áreas mais distantes. “É uma área que vamos trabalhar para sanar esse problema”, relatou.

Segurança Pública

Um ponto negativo que foi elencado pelo prefeito Dr. Samuel Alencar foi a Segurança Pública no município. Segundo ele, são frequentes o casos de furtos e roubos de veículos, circulação de drogas entre outras mazelas.

“A população está totalmente insatisfeita porque não está sendo um trabalho bem feito. Infelizmente o prefeito e vice-prefeito não tem forças para controle e aumento de contingente de policiais efetivos que façam um trabalho ostensivo. A população está sendo penalizada brutalmente por conta disso. É um assunto preocupante. Vamos conversar com a população e tentar definir algo, pois não podemos ficar a mercê disso”, lamentou.

Poder Executivo e Poder Legislativo

Publicidade

O prefeito Dr. Samuel Alencar, falou sobre a relação entre os dois poderes. Ele disse que mesmo em tempo curto, um mês de administração, a relação entre a Prefeitura e Câmara de Vereadores é cordial, fraterna, ao tempo que tudo que é para o bem do município.  “Independente de questões particulares, estão todos engajados no objetivo que é São Julião. O que for melhor para o município está todo mundo de acordo”, concluiu o prefeito de São Julião, Dr. Samuel Alencar.

Dr. Samuel Alencar foi eleito prefeito de São Julião junto com o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha com 2.504 votos pela coligação “Unidos pelo povo” nas eleições municipais 2020. O número representa maioria de 367 votos em relação aos candidatos do grupo de oposição Rufina Isabel e Leureny Sobrinho.

Dr. Samuel Alencar e o vice Dr. Leonardo Rocha foram empossados no dia 1º de janeiro de 2021 para o mandato 2021/2024.

Matéria Relacionada: Prefeito Dr. Samuel divulga nomes da equipe de governo em São Julião; conheça o perfil de cada secretário

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS