Connect with us

DESTAQUES

Educação de Pio IX trabalha projeto Borboleta no Encontro Pedagógico 2019.2 com palestras e oficinas; fotos

Publicado

em

Aproximadamente três mil, trezentos e setenta e três alunos retornarão nesta segunda-feira (19) às dezesseis escolas que compõem a Rede Municipal de Educação de Pio IX, juntamente com professores, coordenadores, diretores, secretários entre outros servidores do ensino do município.

Nos preparativos para o retorno das aulas, a Secretaria Municipal de Educação, através da Prefeitura pio-nonense, realiza nos dias 16 e 17 o Encontro Pedagógico 2019.2. O evento teve início na manhã desta sexta (16) na sede da Semec, com credenciamento, café da manhã e abertura oficial.

Na mesa de honra estava a prefeita Regina Coeli; a secretária municipal de Educação, Martha Rachel; a coordenadora Geral de Ensino, Nayane Sousa; a secretária executiva do Conselho Municipal de Educação, Maria de Lourdes; a supervisora de ensino, Verônica Viana; os vereadores: Zé Miguel, Jhônatas Leite e Matheus Alencar; o coordenador de Transportes, Expedito Feitosa; os palestrantes: professor Francisco Marcos e Ruthinéia Vieira.

Na abertura dos trabalhos pedagógicos, a prefeita Regina Coeli, fez uso da palavra para felicitar todos os profissionais da Educação Municipal, onde elogiou bastante o projeto Borboleta introduzido no início do ano, de autoria da professora Ruthinéia Vieira e equipe. Regina declarou o quão satisfatório é encontrar o auditório pleno de profissionais da educação.

“É muito bom ver esse auditório cheio de professores nesse dia de discussões para reafirmar compromisso e reavaliara práticas de ensino. O projeto Borboleta é o foco deste encontro e tem dado o que falar mundo a fora. É na BBC de Londres, canais nacionais. Quando resolvemos adotar por sugestão de coordenadores, corpo técnico da Semec, de tanto ouvir falar dos bons resultados que leva para os municípios, pediram para trazer para Pio IX. Depois de seis meses que trouxemos temos dados e estatísticas que nos orgulham e nos fazem entender que estamos no caminho certo […] despertar no aluno o prazer da leitura, refletir, ser crítico é essa nossa missão enquanto educadores. Queremos levar o aluno ao prazer, a descobrir essa magia e fazer com que nossos indicadores melhorem cada vez mais. Temos que fazer valer a nossa profissão enquanto educadores porque em um mundo onde a tecnologia e as informações são rápidas demais somente a leitura e o pensar crítico acompanham isso de forma participativa e consciente. Entretanto o empenho de cada educador e cada professor é muito importante”, enfatizou a prefeita de Pio IX.

Publicidade

Após o discurso da prefeita, a secretária de educação, Martha Rachel, exibiu um vídeo documentário com depoimentos de profissionais que trabalham o projeto Borboleta com alunos da rede municipal. Vários educadores, pais, gestores e professores descreveram o quão significativo está sendo para o avanço da educacional pio – nonense, relatando características que transformaram o aprendizado dos alunos de forma eficiente.

Martha Rachel deu boas-vindas ao público presente desejando sucesso no semestre letivo.

“Nossa jornada no início do segundo semestre resolvemos focar em questões relacionadas ao projeto Borboleta porque é necessário mostrarmos a importância que tem para educação de Pio IX”, ressaltou.

A secretária, ao Cidades Na Net falou sobre a chegada do Borboleta em Pio IX.

“Focamos muito na questão pedagógica e assim implantamos o projeto Borboleta. Durante manhã e tarde intensificamos atividades com os professores onde farão trabalhos de preparação para as aulas e vão saber o que será trabalhado em sala. Melhoramos muito com investimentos pedagógicos. O projeto Borboleta trouxe muito bem isso, o monitoramento no que tange às notas, comportamento, envolvimento dos pais para com o comparecimento na escola e averiguação da evolução dos filhos. A educação de Pio IX está indo caminho certo. Temos a prova Saeb em outubro e o que esperamos é um aumento considerável no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Temos também o Milindroso que é um projeto com a educação infantil porque merecem uma atenção especial. A criançada merece ser tratada com carinho, cuidado, zelo e o projeto tem uma boa aceitação por parte dos pais porque as criança melhoram em muitos aspectos”, pontuou.

Ovacionada com aplausos e elogios, a mentora do projeto Borboleta, professora Ruthinéia Vieira, após ouvir relatos no vídeo, não se conteve de emoção. Bastante emocionada declarou o sentimento de felicidade em saber que o aprendizado dos alunos está sendo transformado.

“Temos um compromisso e responsabilidade ainda maior junto a cada criança e professor de Pio IX […] isso mexe com nossa estrutura emocional, estrutura profissional, com nossa visão de mundo e nossas crenças. Quero dizer a todos vocês que desde que entramos nessa cidade senti que tinha alguma missão aqui. Somos movidos pela missão espiritual e percebemos ao entrar aqui, uma onda de prosperidade. Nós tínhamos certeza que os resultados viriam e queremos agradecer a vocês. Esse resultado é bom para toda rede. Se a criança melhora no primeiro ano certamente vai melhorar no decorrer das demais séries. A espiritualidade que habita em mim agradece profundamente. Vamos juntos fazer a diferença na vida das crianças de Pio IX para que possamos ver uma sociedade mais tranquila, mais pacífica e sem violência. Estou muito feliz e nossa meta é multiplicar esse resultado e focar no Ideb agora. Muito obrigado a todos vocês”, declarou Ruthinéia tomada de emoção.

“Quando fazemos algo com amor e carinho ela alcança outras pessoas. Minha emoção foi de saber que passo noites acordadas, estudando e produzindo e que tudo isso surte efeito de transformar a vida de crianças e práticas de professores. É impossível não se emocionar vendo depoimentos de pais relatando que os filhos modificaram o aprendizado e o comportamento, sabendo que os professores estão sentindo que estão sendo preparados com as aulas e sentindo-se motivados. A palavra que traduzo é que aumentou nossa responsabilidade social, espiritual e afetiva com cada criança de Pio IX”, acrescentou.

Publicidade

No decorrer da tarde Ruthinéia desenvolveu gerenciamento pedagógico nas turmas do Borboleta e ministrou oficinas com finalidade de trabalhar  habilidades ainda não conquistadas pelos alunos. Com as turmas de 5º ano foram trabalhadas habilidades e explanação da aula tal qual professores precisarão estar com os alunos desenvolvendo em sala de aula tanto das disciplinas de Língua Portuguesa quanto Matemática.

PROJETO BORBOLETA

Implantado no ensino municipal de Pio IX no primeiro semestre letivo de 2019 pela professora Ruthinéia Vieira, o projeto Borboleta tem como objetivo alfabetizar crianças através de métodos que facilitem o processo ensino-aprendizagem na leitura, escrita e oralidade. Além disso proporciona proximidade entre pais de alunos e escolas. O Borboleta proporciona melhoramento quando a criança apresenta algum tipo de transtorno para com o aprendizado. Em seu conjunto de métodos possui anexos que são o Andorinhas, Gansos, Águias e Milindros.

No percurso do primeiro semestre do ano letivo em Pio IX, foi desenvolvido o Borboleta e uma extensão dele que é o projeto Milindros que trabalha com crianças de 02 a 04 anos de idade. Sobre o Milindros a diretora da creche Tia Ana, Ivanda Pinheiro, destacou que o projeto trabalha a ludicidade porque faz com que o aprendizado seja desenvolvido em forma de brincadeiras.

“A criança é o foco e a mudança que aconteceu em nossa escola foi o interesse das crianças em querer voltar no outro dia, bem como a escola passou a ser um ambiente prazeroso, ao contrário de ser um ambiente só de atividades e tarefas. Isso foi um diferencial do Milidros que é um anexo do projeto Borboleta”, explicou a diretora.

Publicidade

Logo em seguida, o professor Marcos, iniciou sua palestra voltada para Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ocasião em que também desenvolveu dinâmicas trabalhando atos fraternais. Em sua palestra trabalhou sobre quais metodologias o professor pode trabalhar em sala. Entre os itens apresentados foram mencionados os tipos de aulas sendo essas expositivas, dialogadas, pesquisa laboratorial ou de campo, produção textual individual entre outros métodos.

“Apresentamos hoje a proposta curricular para professores e coordenadores do município. É um trabalho que foi iniciado em janeiro de 2017 quando apresentamos a BNCC e apontamos a necessidade da construção de uma proposta curricular para Pio IX. Tivemos quatro encontros formativos com equipe de redatores. Essa proposta está em avaliação pelo Conselho Municipal de Educação e em seguida será homologado pela secretária de Educação. A proposta curricular é um documento que vem para melhorar a qualidade da educação no município visto que já vem avançando ao longo do tempo. No entanto é necessário que haja um documento que mostre quais são os conteúdos e habilidades que os alunos têm que desenvolver nas escolas municipais. O documento foi entregue hoje para o município e estamos trabalhando na implementação. O próximo passo será a formação dos professore por área do conhecimento de forma que todos possam estar alinhados a essa proposta”, explicou.

No decorrer da tarde o professor Marcos trabalhou tema voltado para Educação de Jovens e Adultos relacionados a planejamento e avaliação de práticas na sala de aula.

Professora Nonata Viana, ministrou durante manhã com diagnóstico e sondagem dos professores nos descritores de nono ano de Matemática.

“Buscamos uma eficácia em cima das dificuldades dos alunos, analisando quais progressos que houve durante os seis meses com uso do projeto Arara. No momento de sondagem cada professor colocou o que necessita melhorar nas habilidades dos alunos como operações matemáticas e sistemas de numeração decimal. Muitos alunos precisam dessas habilidades para posteriormente outros conteúdos somar nessa progressão”, esclareceu.

Na parte da tarde Nonata trabalhou com professores do quinto ano sobre Geometria.

Publicidade

Ozana Morais ministrou palestra para professores do 9º ano de Língua Portuguesa.

“Trabalhamos uma habilidade muito interessante que facilita aprendizagens de leitura em um plano mais amplo, contextualizando as habilidades do Saeb. Foi uma manhã onde construímos e desconstruímos saberes, fazendo com que os professores percebessem o nível de leitura de cada educando que vai além da simples palavra de forma intertextualizada. Foi uma oportunidade em que os professores puderam debater e fomos pontuando passo a passo uma linha alternativa para o segundo semestre que é leitura. Estamos saindo satisfeita com a certeza de que cada habilidade foi bem trabalhada e em cima disso um leque de oficinas foram apresentadas e serão dinamizadas no decorrer do semestre voltadas para alargarmos esse universo de leitura, interpretação oral e escrita de cada aluno matriculado no nono ano”, esclareceu Ozana.

“Todos os professores relataram que o nível de leitura dos alunos cresceu significativamente porque durante o primeiro semestre os alunos eram tidos como não leitores e agora estão lendo e interpretando muito bem”, relatou.

Professora do nono ano, Joelma Silva, da Escola José Antão de Alencar Neto, localizada no Posto Fiscal, afirmou que houve evolução no processo de aprendizagem ao longo do primeiro semestre.

“Teve muita evolução porque no início os alunos tinham dificuldades de interpretação de textos e leituras. Muitos tinham a dificuldade de interpretar quando viam texto e imagem. Melhorou bastante e tiveram desenvolvimento muito melhor e agora participam mais. O projeto veio para avançar e melhorar muito a questão da leitura, escrita e da forma de falar. Cada vez que tem uma formação os palestrantes nos  enriquecem mais dando bom conteúdo para se trabalhar e ter evolução com os alunos”, pontuou a professora da Escola José Antão de Alencar Neto.

Publicidade

Durante o primeiro dia do Encontro Pedagógico, atividades diversas foram desenvolvidas com educadores. Tanto teórica como prática, de relaxamento e trabalho da musculatura corporal. De acordo com Samara Rocha, membro da equipe do projeto Borboleta, a dinâmica trabalhada com os professores tem como objetivo capacitá-los a praticar em sala com as crianças com a finalidade de despertar neles o interesse do brincar aprendendo.

“Propomos entre outras, a ginástica das vogais unida com a ginástica corporal porque ajuda na maneira de se expressar de forma dançante, exercitando o corpo e aprendendo ao mesmo tempo. Levamos para a prática de cantar, dançar e brincar”, concluiu.

O segundo dia do Encontro Pedagógico de Pio IX 2019.2 prossegue neste sábado, com início às 08h, na Unidade Escolar Maria Matutina de Alencar. As aulas serão retomadas na próxima segunda – feira (19).

Ao todo, são dezesseis escolas que integram a Rede de Ensino de Pio IX. São elas: Unidade Escolar Augusto Antonio de Sousa, na Localidade Baraúna; Unidade Escolar Francisco Luis Viana, na comunidade Pau Ferro; Unidade Escolar Libânio José de Carvalho, em Coivaras; Unidade Escolar Francisco Pedro da Silva, na localidade Recreio; Unidade Escolar Maria de Sá Filha, em Serra da Aparecida; Unidade Escolar José Ricardo de Morais, na localidade Sobrado; Unidade Escolar José Antão de Alencar Neto, na localidade Posto Fiscal; Unidade Escolar Inácia Luiza de Jesus, na Serra do Jatobá; Unidade Escolar Laurindo Paulo de Oliveira, em Serra da Baraúna; Unidade Escolar João Gonçalves da Silva, em Baixa do Poço I; Unidade Escolar Projeto Mineiro, em Baixa do Poço II; Unidade Escolar Maria Matutina de Alencar na rua Miguel Arrais sede; Creche Tia Ana Matutina de Alencar na rua Major Vitalino Bezerra, na sede; Escolinha Topo Gigio, localizada na rua Josias Antão de Carvalho – sede; Escola Municipal Paulo Freire, no Assentamento Paulo Freire e Unidade Escolar Professor Balduíno Barbosa de Deus, na rua Josias Antão de Carvalho na sede do município de Pio IX.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS