Connect with us

DESTAQUES

Educação de Santo Antônio de Lisboa promove Jornada Pedagógica e implanta projeto de alfabetização

Publicado

em

A gestão do prefeito Dr. Francisco Karlos Leal Gomes, em Santo Antônio de Lisboa, em parceria com a Secretaria de Educação do município, iniciou nesta quinta-feira (24) a Jornada Pedagógica com o tema “Ressignicar saberes e fortalecer novas práticas”.

No evento que marca o início do ano letivo foi apresentado o projeto Borboleta que tem por finalidade auxiliar no processo de alfabetização de alunos.

A solenidade aconteceu no Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco da Chagas Rodrigues onde reuniu professores, diretores, coordenadores e demais gestores escolares.

A implantação do Borboleta em Santo Antônio de Lisboa foi uma iniciativa da gestão do prefeito Dr. Karlão que teve conhecimento da atuação e o desenvolvimento educacional em outros municípios da região.

O projeto Borboleta é idealizado pela professora, Ruthinéia Vieira Lima, coordenadora pedagógica da Casa Meio Norte. O projeto já alfabetizou mais de 50 mil crianças ao longo do tempo no Piauí.

Na primeira etapa de desenvolvimento do projeto no município, pela manhã, Ruthinéia ministrou uma palestra motivacional onde falou de vários acontecimentos como exemplo de superação.

Publicidade
Palestrante professora Ruthinéia Lima

“Precisamos dar as mãos e unirmos juntos aos professores para que possamos fazer Santo Antônio de Lisboa uma referência na educação nessa região. O prefeito destacou a excelência da equipe de professores e com a excelência de um projeto comprometido de alfabetização a gente não tem dúvida desse resultado. O projeto vem com essa missão de auxiliar o professor e a missão de alfabetizar, nesse enfrentamento desse contexto de crianças fora da escola”, destacou a educadora fazendo referência ao período de pandemia da Covid-19 que obrigou o modelo de ensino remoto.

Durante a palestra, Ruthinéia Lima, com base na frase de Richard Bach, na reflexão sobre sucesso, fez questionamentos a respeito da postura do professor perante o modelo e sua imagem para com o aluno: a forma de esculpir, lapidar e transformar.

Em contato por telefone, o prefeito Dr. Karlão enfatizou que desenvolver a educação de Santo Antônio de Lisboa é uma de suas metas e que o projeto Borboleta é de grande importância tendo em vista que vários municípios da região que adotaram sua metodologia [ a do borboleta] obtiveram resultados satisfatórios.

Prefeito Dr Karlão – Foto: Arquivo Cidades na Net

O secretário de Educação, Marcone Carvalho, elogiou o projeto visto seu sucesso em diversos municípios do Piauí. Ele destacou em entrevista durante a realização do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2021/2024, na terça-feira (22), que a gestão junto com professores estão trabalhando em prol de otimizar a Educação Municipal e elevar aos melhores índices. O secretário elogiou toda equipe docente.

Secretário de Educação Marcone Carvalho no 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef

De acordo com a supervisora de Ensino, professora Cléia Veloso, neste ano estão matriculados na rede municipal de ensino entre 700 e 750 alunos.

Supervisora de Ensino, professora Cléia Veloso.

A docente explica como funciona o processo de lotação dos professores. Ela esclarece que a lotação é feita respeitando o direito já adquirido pelo professor no ingresso à rede que é através dos concursos, e também considerando a formação e habilidades de cada um. No Ensino Fundamental I acontece em regime de Polivalência e no Ensino Fundamental II por área e componente curricular.

“Prezamos pela equidade, pois acreditamos ser o caminho mais eficiente para obter bons resultados no processo ensino-aprendizagem”, pontuou a supervisora.

Coordenadora Pedagógica, Dayane Ferreira.

Em Santo Antônio de Lisboa, conforme informações repassadas pelas professoras Valênia Almeida (coordenadora de ensino) e Dayane Ferreira (coordenadora pedagógica), as escolas que compõem a rede municipal de Educação, são: Creche Municipal Daysa Régia de Sousa Silva, Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues, Unidade Escolar Antônio Sabino da Silva, Unidade Escolar João Rodrigues de Almeida, Unidade Escolar Manoel Batista de Carvalho e Unidade Escolar Padre João Pedro.

Coordenadora de Ensino, professora Valênia Almeida.

A Jornada Pedagógica de Santo Antônio de Lisboa prosseguiu durante a tarde com a Formação com Professores de 1º ao 3º ano ministrada pela formadora Michaella Nascimento; Formação com Professores de 6º ano 9º ano (componentes curriculares de História, Geografia, Ciências, Artes, Inglês, Educação Física e Ensino Religioso). A formadora responsável foi Raimunda Nonata Alves Viana; e Formação com Professores 6º ao 9º ano (Português e Matemática) com a formadora Stefanie Tayse de Matos.

Programação

A programação da Jornada Pedagógica prossegue até amanhã sexta-feira (25). Pela manhã haverá Formação com Professores da Educação Infantil (Creche/Maternal I e II) com a formadora Michaella Nascimento; Formação com Professores de 3º ao 5º Ano (Português e demais componentes curriculares lotados no horário da manhã), que será ministrada pela formadora Raimunda Nonata Alves Viana; e Formação com Professores do 6º ao 9º Ano (Português) pela formadora Stefanie Tayse de Matos

Durante a tarde marcando encerramento desta primeira etapa do projeto haverá Formação com Professores da Educação Infantil (PRÉ I e PRÉ II) com a formadora Michaella Nascimento; Formação com Professores de 3º ao 5º Ano (Matemática e demais componentes curriculares lotados no horário da tarde) a cargo da formadora Raimunda Nonata Alves Viana; e Formação com Professores do 6º ao 9º Ano (Matemática) na condução da formadora Stefanie Tayse de Matos.

Publicidade

Nesta quarta-feira (23) foi realizada a IV Conferência Municipal de Educação que integra a programação da Jornada Pedagógica.

Veja mais fotos desta quinta-feira

Facebook

MAIS ACESSADAS