Connect with us

Alegrete do Piauí

Em Alegrete do Piauí, caminhada chama a atenção para a prevenção ao suicídio e valorização da vida; veja as imagens

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí que tem como gestor o jovem prefeito Márcio Alencar, através do NASF, que tem à frente a coordenadora Maria das Brotas e em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, promoveram do dia 25 de setembro ao dia 11 de outubro, ações de valorização da vida e prevenção ao suicídio em alusão a Campanha Nacional “Setembro Amarelo”.

As atividades teve como objetivo alertar a população a respeito dessa realidade do suicídio e suas formas de prevenção e a importância de dialogar e discutir a cerca desse vetor social que atinge em grande número a sociedade brasileira, inclusive com grandes taxas em nível de Piauí, pois deve – se: “Conhecer para entender, entender para cuidar”.

Ao todo foram nove dias de atividades, que incluíram palestras e visitas nas escolas da sede e da zona rural, oficinas com os grupos do CRAS, Capacitação com os profissionais da Saúde, Assistência Social/CRAS, Educação e Cultura e encerrou com uma Caminhada de mobilização da comunidade nas ruas, na tarde desta quarta-feira, 11.

A caminhada de encerramento teve largada na Unidade Básica de Saúde, Miguel Pereira Neto, no bairro Maravilha e percorreu as principais ruas da cidade, até a parada final no Calçadão da Igreja.

Após a caminhada, a secretária de Saúde, Jannaína Alencar, fez uma fala rápida e agradeceu e parabenizou a equipe organizadora da campanha. “Quero agradecer toda equipe idealizadora e organizadora desse evento, todas as pessoas que se doaram em parceria com as secretarias. Agradeço aos professores, coordenadores, assistentes sociais e demais que se empenharam na realização dos trabalhos com seus alunos e as crianças e idosos dos serviços de convivência”, pontuou a secretária.

Publicidade

A coordenadora do NASF, renomada profissional, Maria das Brotas, muito satisfeita pelo sucesso da campanha, falou da promoção a vida e prevenção ao suicídio, buscando sensibilizar o púbico alvo sobre riscos e sinais de alerta, ressaltando a importância de falar a qualquer sinal, para que seja possível adquirir cada vez mais novos atos de cuidados e acolhimento para com a pessoa em sofrimento e situação de risco, apostando numa ponte para atenção profissional.

No centro da cidade, as dezenas de pessoas que participaram da caminhada de encerramento foram recebidas pelo Padre Ismael, vigário paroquial da igreja matriz, Nossa Senhora de Fátima, que abençoou os presentes e destacou a importância da iniciativa do NASF e secretaria de Saúde. “Deus nos fez foi para viver. Deus quis que a gente nascesse, se criasse e crescesse para viver e viver bem, viver feliz. Para isso Deus nos dá as condições que precisamos, para sermos felizes todos os dias. Ele enche nossa vida de sonhos e é muito importante sonharmos. Então vamos pedir a Deus que pelo seu Espírito Santo tome conte de cada um de nós, dos nossos pensamentos. Que encha nossas cabeças de pensamentos positivos, de sonhos e esperanças” ressaltou o sacerdote.

Para marcar o encerramento da campanha, o NASF convidou a secretaria de Cultura, na pessoa do secretário Iago Sousa, para trazer ao público apresentações culturais. Na ocasião a Cia Alê Dance, apresentou o Ballet Clássico, com a coreografia ‘Caixinha de surpresas’ da coreógrafa Patrícia Sousa e duas coreografias das aulas de dança da professora Zélia Nogueira.

Antes das apresentações o secretário falou sobre a campanha e valorização dos jovens. “Investir nas crianças, investir nos grupos, assim como a gestão do prefeito Márcio e da primeira-dama Andréa, e a gente a frente da Cultura tem feito, é investir em pessoas que vão crescer saudáveis com a mente sadia. Por isso oferecemos grupos que trazem práticas saudáveis de vida e logicamente de cidadania e disciplina”, disse o secretário.

Os secretários municipais Iago Sousa (Cultura), Adricia Sousa (Assistência Social prestigiaram a caminhada  O evento contou ainda com o apoio e as  presenças de toda equipe organizadora, entre outros a Coordenadora do NASF, Maria das Brotas; a psicóloga do NASF, Rayane Oliveira; as fisioterapeuta do NASF, Ada Kalyne e Anna Carla; a nutricionista do NASF, Bruna Alencar; a enfermeira da Equipe de Saúde da Família I – Nadjane; a enfermeira da Equipe de Saúde da Família II – Lívia; a enfermeira da Equipe de Saúde da Família III – Kélia Ramos; a técnica de Enfermagem – Eva Lima; a Médica da Equipe de Saúde da Família – Dr. Yudelsi; a Psicóloga do CRAS, Vanessa Macedo e a Assistente Social da Saúde, Clesyana Ramos.

Publicidade

Veja mais fotos:








Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS