Connect with us

Alegrete do Piauí

Em Brasília, Iago Sousa representa o PI em encontro preparatório para a 4ª Conferência Nacional da Juventude

Publicado

em

O jovem piauiense Iago Sousa Rodrigues participou, na última semana, nos dias 06 e 07 fevereiro, em Brasília, da primeira reunião preparatória da 4ª Conferência Nacional de Juventude, um espaço democrático de integração entre Governo e Sociedade Civil, pautado pelas políticas públicas de juventude.

De acordo com Iago, o objetivo geral da CONJUVE é a construção das perspectivas para a juventude, atualizando a pauta do protagonismo no desenvolvimento nacional, reconhecendo o jovem como agente necessário na construção de um novo Brasil.

O encontro preparatório, realizado no auditório Auditório Antônio Carlos Magalhães – Interlegis, do Senado Federal, foi coordenado pelo presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Rafael Davi, e reuniu 54 representantes de todos os Estados brasileiros. Iago representou Piauí ao lado de Gil Kairos.

Na oportunidade, foi aprovado o regimento interno da Conferência Nacional, documento responsável por definir as diretrizes gerais do funcionamento da mesma, que terá como tema central “Novas Perspectivas para a Juventude”. O encontro foi, também, uma oportunidade de deliberar sobre o desenvolvimento das atividades referentes a Conferência.

De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Flaviane Agustini, também membro da comissão organizadora, a Conferência é um processo, que envolve uma construção conjunta entre os participantes. “Nosso objetivo é garantir que o maior número de jovens participe desse momento. Para isso, foram contratados 54 mobilizadores da sociedade civil, que receberão capacitação para atuarem como multiplicadores da conferência”, explicou.

Publicidade

Para o presidente do Conjuve, uma das maiores preocupações na realização da Conferência é identificar o impacto social que ela vai deixar. “Para que seja algo assertivo, que traga propostas que solucionem os problemas dos jovens, precisamos de um debate qualificado, com a participação de grupos atuantes nas pautas da juventude”, afirmou Rafael.

De acordo com o Decreto nº 9.306, de 15 de março de 2018, que dispõe sobre o Sistema Nacional da Juventude, as etapas obrigatórias são compostas pelas conferências municipais e regionais, conferências estaduais e distrital, e pela consulta nacional aos povos e às comunidades tradicionais, necessárias para a eleição de delegados.

Piauí representado
Os representantes de todos os Estados Brasileiros e do Distrito Federal foram selecionados por meio de Edital lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, junto a UNESCO. Eles irão atuar como multiplicadores da Conferência Nacional nas etapas municipais e estaduais.

“Nós vamos validar as Conferências Municipais, exercendo um papel fiscalizatório”, explicou Iago, que irá atuar nas regiões de Bom Jesus, Floriano e Picos, enquanto Gil Kairós irá atuar na capital Teresina e Parnaíba.

Gil Kairós e Iago Sousa, representantes do Piauí

“Voltamos com uma bagagem muito grande, depois desse momento de formação e socialização com os representantes de mais 25 Estados e o Distrito Federal. Agora, a gente vai cuidar disso nos municípios, exercendo um papel importante, que é articular o Governo do Estado, a gestão estadual da juventude, os gestores municipais, associação de prefeitos, o Poder Legislativo, garantindo assim a realização das Conferências Municipais ou intermunicipais, no período de março a maio, depois a etapa estadual, onde serão eleitos os delegados para a nacional”, complementou Iago.

Publicidade

Iago Sousa

O jovem destacou o sentimento alegria em poder representar o seu Estado em uma mobilização nacional pela juventude. “Me honra ser um filho de agricultor, que nasceu no sertão do Piauí e teve que enfrentar muitas dificuldades, sejam geográficas, socioeconômicas e políticas, mediante tantos currículos do Piauí, ter sido selecionado para representar o Estado junto a Secretaria Nacional da Juventude e UNESCO”, disse.

Iago tem uma larga atuação como militante dos movimentos sociais para a juventude, já tendo atuado como conselheiro tutelar, comunicador e como gestor da Secretaria Municipal de Cultura de seu município, Alegrete do Piauí.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS