Connect with us

DESTAQUES

Em Isaías Coelho, missa reúne centenas de fiéis e população pede permanência do padre Francisco das Chagas

Publicado

em

Movidos pela fé, devoção e amor, centenas de fiéis católicos participaram na noite do último domingo (02), da tradicional “Missa dos domingos”, na paróquia de Santa Ana e São Joaquim, na cidade de Isaías Coelho. A santa missa foi presidida pelo padre Francisco das Chagas dos Santos Martins (Pe. Chagas). Marcada por muita emoção, a missa também foi o encerramento da missão sacerdotal do Padre Chagas na paróquia.

Na última terça feira (27), ficou definido que seria a última missa do padre na Paróquia, mas a decisão não foi aceita com unanimidade pela população, que pediu pela permanência do padre. Diante disso, um grupo de 20 pessoas, representantes da igreja e das comunidades, foram até Oeiras para um encontro com o Bispo e entregaram um abaixo-assinado que reúne 2.500,00 assinaturas a favor da permanência do Padre Chagas na paróquia. Apesar da mobilização, o Bispo não recuou da decisão.

O sacerdote foi escolhido para permanecer na paroquia há cerca de três anos. Desde então, conforme a população, “sua presença não agradou uma minoria que não aceita a sua presença”. O pároco foi destaque no município por ajudar as famílias mais carentes, beneficiando com alimentos, casas e até poços, “por olhar para todos indistintamente”.

“Essa igreja é para todos. Apoiem o padre que vier como se fosse filho de vocês, não tenham medo de ajudar e também eu peço de coração, não deixem de ajudar os pobres, abracem. Quando vocês verem algum bêbado por ai, não vão xingar nem jogar pedras, ajude, diga pra ele que já bebeu demais e está na hora de ir para casa. Quantas vezes eu fiz isso! Quando eu ia atrás de comida é por que eu também sentia meu coração nos corações deles. Como diz a palavra de Deus, comungar, muitas vezes se torna perigoso” disse o Padre Chagas, em um trecho do seu discurso.

“Sou dirigente da palavra de Deus da comunidade Várzea há mais de 30 anos e já passaram vários párocos por essa cidade. Com surgimento da paróquia chegou o Padre Chagas que trouxe um novo modelo de igreja com a participação de todos, um padre aberto, sensível às necessidades, principalmente dos pobres, baseado no evangelho de Jesus Cristo, e no meu ver ele está sendo injustiçado por que ele renovou a fé católica do nosso município. Depois da chegada do Padre Chagas as missas nos domingos eram sempre lotadas de fieis” disse Raimundo Nonato.

Publicidade

Giselia Soares , que é evangélica, disse que vê o padre como uma pessoa  de unção.“Sou evangélica da igreja batista. Aos meus 41 anos de idade ainda não tinha visto a igreja católica tão organizada, reformada e respeitosa. Sou professora de uma faculdade, ministro aulas de teologia onde a gente aprende e ensina a respeitar as religiões. Vejo no Padre Chagas uma pessoa de unção por tanta convivência com Cristo, comunhão com Cristo que tenho, eu sinto o espirito santo dentro dele, sinto unção nas palavras dele. Ninguém nunca teve essa oportunidade de estar dentro de uma igreja católica e ser citado ou ser recebido e o Padre Chagas tem a mesma linha de pensamento nossa. Não sou católica e repudio a atitude de quem usou de má fé para tirar o sacerdote da nossa cidade” destacou.

Vaniselande destacou a mudança ocorrido após a chegada do sacerdote. “Nós tínhamos o Padre Cicero que era muito bom, mas ainda era uma igreja fragilizada. Com a chegada do padre Chagas foi uma renovação em todos os sentidos. Ele chegou de uma forma simples acatadora e amorosa. Essa igreja não tinha crianças, não tinha adolescentes, não tinha jovens e nem idosos, por que não tinha aquela coisa que comovesse as pessoas, na verdade ele chegou e foi conquistando espaço com sua honestidade do seu trabalho. Nós tínhamos um pequeno espaço em nossa cidade, ele conquistou as pessoas, todos foram ajudando e ele fez uma transformação na estrutura da nossa igreja, ele fez revolução na cidade. Católicos, evangélicos, crianças e até pessoas que não participavam da igreja passaram a conviver com a igreja e conhecer o Cristo porque ele trouxe isso para as pessoas e na verdade ele só fazia o bem” disse.

Ela ainda falou que a decisão da saída do padre não corresponde a voz do povo de Deus. “Eu achei uma falta de reflexão do nosso represente da diocese por que ele não ouviu a voz do povo de Deus. Por que o povo quer o padre Chagas, o povo gosta do trabalho dele. Neutralizar a igreja não significa que foi as palavras que a gente ouviu, não significa uma solução, significa, que foi uma rachadura bem profunda nos corações dos fieis que estão voltado para o Senhor Jesus. Deixo bem claro que após o padre Geraldo pra fazer essa movimentação, só teve o Padre Chagas. Admiro todos os outros padres que aqui tiveram, aprecio cada um de coração, mas esse é diferenciado pelo coração, pela humildade e pela simplicidade” disse.

“Padre Chagas chegou em nossa cidade há três anos atrás encontrou uma igreja católica em decadência, conseguiu resgatar os fieis para a igreja, conseguiu trabalhar junto as comunidades fazendo poços, casas para quem não tinha, trazendo o bem estar do povo de Isaías Coelho, levantando a fé de quem muito não tinha. Mas, infelizmente incomodou uma pequena minoria que não quis ver o bem do povo e agiram de má fé contra nosso padre. Mas, deixou na nossa cidade um legado de fé, de amizade, de carinho, foi um anjo de Deus que chegou em nossa cidade, infelizmente está saindo daqui, mas o povo de Isaías Coelho nunca esquecerá da pessoa que é o padre Chagas. Uma pessoa do bem, uma pessoa de luz. Que o senhor possa servir outras comunidades que precisam como Isaías Coelho precisava do senhor” disse o Ex prefeito, Everardo Moura.

v

 

Publicidade

Fonte: Pontal Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS