Connect with us

DESTAQUES

Em Itainópolis, devotos sobem no alto de morro para celebrar a festa de Nossa Senhora de Fátima

Publicado

em

O dia 13 de maio, na cidade de Itainópolis, no interior do Piauí, é marcado pela celebração da festa religiosa de Nossa Senhora de Fátima, có-padreira do município.

Os atos de fé e devoção começam logo cedo, ao amanhecer, quando os fiéis católicos se concentram na igreja matriz para orar. De lá, partem em caminhada – seguindo a imagem da santa – até o alto do Morro de Fátima.

Os devotos enfrentam as íngremes subidas do morro e o sol forte para participarem da tradicional missa solene, um momento de fé e oração.

Vestir roupas brancas, acender velas, soltar fogos, participar da missa de pés descalços e até mesmo ajoelhado são algumas das formas utilizadas pelos pagadores de promessa para agradecer a Nossa Senhora pelas graças alcançadas.

Francisca das Chagas Oliveira Silva tem 73 anos de idade, e há 30 anos sobe e desce o Morro da Santa ajudando a levar o andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Em entrevista, a aposentada falou sobre a graça alcançada por intermédio de Nossa Senhora. “Foi uma promessa que eu fiz e alcancei uma graça milagrosa. Eu tinha uma dor nas pernas. Eu pedi a Nossa Senhora que ela cobrisse minhas pernas com o manto e eu fiquei boa. Então, enquanto vida e saúde eu tiver, eu vou levar a santa até o morro e trazer pra o altar da igreja.”, disse.

 O festejo é uma antiga tradição que se mantém viva há 65 anos, sendo perpetuada de geração em geração. Além da comunidade local, a missa atrai romeiros de vários municípios da região e até de outros estados.

Este ano, na 65ª edição, o festejo teve como tema “Maria, mãe e guia, ajuda-nos a viver a vocação cristã”. A missa solene, ponto alto do evento religioso, foi presidida pelo padre Miguel Feitosa (de Jaicós), e concelebrada pelos padres Francisco de Assis (pároco local), Chiquinho (de Patos) e Ramires (São Julião).

Ao final, na igreja, foi realizada a cerimônia de bênção do Santíssimo Sacramento, conduzida pelo padre Francisco de Assis, que pelo primeiro ano esteve à frente do festejo como pároco.  

O sacerdote comentou sobre a tradição e fervorosidade da fé. “São 65 anos de fé e devoção, e aqui se percebe uma força muito grande de devoção a nossa senhora, uma festa que já está no coração das pessoas e que faz parte da história deste povo, deste município.”, disse.

Ao término da missa, o sacerdote dirigiu agradecimentos. “Nossa gratidão por tantas bênçãos derramadas nestes dias em nossas vidas, nesta cidade, na vida de todos os fiéis devotos de Nossa Senhora. Que a exemplo de Maria, busquemos sempre mais servir ao Senhor da vida, Jesus Cristo, centro e razão maior da nossa fé. Gratidão a todas as equipes de trabalho e serviço, que durante esses dias desempenharam suas atividades em prol do êxito do nosso festejo. Que o Senhor bondoso abençoe e ilumine a todos.”, disse.

Publicidade

O prefeito do município, Miguel Rodrigues, participou acompanhado da esposa, a primeira-dama Maria do Socorro. Em entrevista, o gestor falou sobre importância do festejo.

“13 de maio é um dia importante para nós itainopolenses, quando o nosso município recebe muitos romeiros para celebrarem com a gente o festejo de Nossa Senhora de Fátima, uma festa que se engrandece a cada ano. É um momento de agradecimento a Deus e a Nossa Senhora por todas as bênçãos que tem derramado sobre o nosso município.”, disse, parabenizando ao padre Francisco e toda a igreja pela realização do festejo.

Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS