Connect with us

DESTAQUES

Em Massapê do Piauí, novo sistema de abastecimento vai levar água a 400 pessoas na zona rural

Publicado

em

No município de Massapê do Piauí, o Governo Municipal tem trabalhado para amenizar os efeitos da prolongada estiagem que afeta os municípios situados na região do Semiárido Piauiense. Recursos tem sido investido na construção de sistemas de abastecimento de água, com o objetivo de garantir segurança hídrica a centenas de pessoas.

Na semana passada, mais um sistema de abastecimento de água foi colocado em funcionamento, levando água aos lares de 115 famílias situadas nas comunidades de Vilão de Baixo, Vilão de Cima e Baixo Grande, região carente onde moradores tinham dificuldade de acesso à água. Na maioria das casas, o abastecimento era feito através de carros pipa. O volume de água distribuído, no entanto, era insuficiente para atender as necessidades da população.

Em visita às comunidades contempladas, o prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, informou que a obra é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e tem um resultado transformador na vida das famílias beneficiadas.

“É uma obra das obras mais importantes do nosso município, tendo em vista o seu impacto social. Diante desses anos consecutivos de seca, receber água na torneira de casa é uma conquista muito grande. É uma verdadeira transformação na vida dessas pessoas que, eu acredito que, não imaginavam ter esse bem precioso bem dentro da sua casa para poder fazer uso todos os dias. Essas famílias terão qualidade de vida, vão melhorar sua saúde, porque a água é de qualidade e com abundância”, disse o prefeito.

O poço perfurado registrou uma vazão de 16 mil litros de água por hora, o suficiente para abastecer os dois reservatórios com capacidade de 40 mil litros em apenas três horas. A água é armazenada e distribuída para todas as residências através de um sistema adutor com 30 km de extensão, beneficiando a cerca de 400 pessoas nas três comunidades.

Publicidade

“Graças a Deus, encontramos água com vazão suficiente. É um poço que tem muita água, e água de qualidade. Então, eu acredito que se todos cuidarem, usarem essa água com responsabilidade, com as graças de Deus, ela nunca vai faltar, embora que as estiagens são grandes, mas tem água suficiente para atender todas essas famílias”, disse Chico Carvalho, frisando que o município vai implantar um sistema de gestão que vise proporcionar o uso com responsabilidade.

Água é prioridade
O gestor municipal afirmou que o abastecimento de água é uma das áreas prioritárias de sua administração. Além dos recursos investidos na manutenção dos sistemas existentes, 5,9 milhões de reais estão sendo investidos em dois novos grandiosos projetos.

“Nesse projeto em parceria com a Funasa, o montante de recursos é de R$ 2 milhões. Além das localidades de Vilão de Baixo, Vilão de Cima e Baixio Grande, na segunda etapa, também serão contempladas as localidades de Tabuleiro das Melancias, Caldeirão, Limpinhos, Juazeiro do Quitó, Caraíbas e Fraga”, disse o prefeito. A água será captada na barragem de Caraíbas, receberá tratamento na Estação, e será distribuída para as residências através do sistema adutor. Outro grandioso projeto, o maior assegurado na gestão do prefeito Chico Carvalho, está orçado em R$ 3,9 milhões e visa levar água até a cidade de Massapê do Piauí. A obra está com 90% já executada.

“Nesse tempo difícil de estiagem prolongada, a nossa prioridade tem sido trabalhar em busca de melhores condições de vida para as pessoas de nosso município, e a água proporciona essa qualidade de vida. Levar a água o mais próximo possível das pessoas, é esse o nosso objetivo, é isso que estamos fazendo, buscando alternativas para que as pessoas não sofram com a estiagem”, disse.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS