Connect with us

DESTAQUES

Em Massapê, prefeito Chico Carvalho inaugura praça e entrega caminhão compactador

Publicado

em

Em Massapê do Piauí, o prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis iniciou o ano entregando benefícios à população. Na noite do último sábado, 12, o Governo Municipal inaugurou a praça pública do bairro Areia Branca e entregou um caminhão compactador de lixo.

O caminhão modelo Ford Cargo 1719, equipado com compactador de lixo, foi adquirido com recursos destinados pelo senador Ciro Nogueira, através da Codevasf, e é considerado uma importante aquisição para o município, por possibilitar a implementação dos serviços de limpeza urbana e de coleta de lixo, serviço que tem sido colocado como prioridade da gestão para esse novo ano. O município está concluindo a elaboração dos planos de saneamento básico e de resíduos sólidos.

O veículo havia sido recebido pelo prefeito Chico Carvalho no último dia 08 de janeiro, em cerimônia realizada em Teresina, com o senador Ciro Nogueira e o superintendente da Codevasf, Inaldo Guerra, e foi entregue ao secretário municipal de Obras, Nivaldo Rodrigues.

A praça é parte do projeto de urbanização e visa a oferta de espaços de lazer e de convívio social. Essa é a segunda construída na gestão do prefeito Chico Carvalho, com recursos destinados pelo ex-senador João Vicente Claudino, no valor de R$ 272 mil. A primeira construída foi a Praça Isabel Coutinho, no Centro.

A nova praça, que se tornou um dos cartões postais da cidade, foi construída na principal avenida da cidade, no acesso ao bairro Areia Branca, tem arquitetura moderna e possui jardins, bancos, parque infantil e iluminação com lâmpadas de led. O espaço público recebeu o nome de João Rafael da Costa, que em vida, residiu e constituiu família no referido bairro. O Projeto de Lei denominando a praça foi proposto pelo vereador Rivaldo de Carvalho Costa e aprovado na Câmara.

Publicidade

João Rafael faleceu no dia 21 de março de 2017, aos 97 anos. Foi casado com Rosilda Maria da Costa, com quem teve 12 filhos. O homenageado foi o primeiro dirigente da igreja católica local, foi professor alfabetizador, contribuindo com o processo educacional de seus filhos e dos vizinhos, sem nenhuma remuneração.

“Falar de João Rafael é falar de uma pessoa simples. Foi um grande homem, de coração bom, que só pensava em ajudar as pessoas. Foi um pai de família exemplar, que trabalhou de sol a sol na roça para sustentar a família”, disse Maria Helena, a primeira neta e afilhada do homenageado. Ela também agradeceu ao prefeito Chico Carvalho pela construção da praça e ao vereador Rivaldo pela homenagem prestada. “Nossa família está muito feliz pela homenagem. Agora, o nome do nosso saudoso avô ficará para sempre”, pontuou.

“Seu Joãozinho foi um homem que fez história no bairro Areia Branca e em Massapê. Essa é uma homenagem mais que justa a esse saudoso cidadão”, disse Rivaldo, parabenizando a gestão e os moradores do bairro pela obra. “A gestão está de parabéns pela obra, e ainda mais está a população do bairro Areia Branca e de Massapê, que é quem realmente ganha com a construção dessa praça bonita, um espaço agradável e aconchegante”, disse.

Outras autoridades presentes na solenidade inaugural também se pronunciaram e destacaram o trabalho e o compromisso do prefeito Chico Carvalho com o desenvolvimento do município e os benefícios da sociais e urbanísticos da praça, vista como o novo cartão postal da cidade.

O prefeito Chico Carvalho fez um longo pronunciamento e definiu como justa a homenagem ao saudoso João Rafael da Costa. “Mais do que justa essa homenagem a esse grande cidadão, que prestou muitos serviços a esta comunidade e que a partir de hoje tem seu nome eternizado na história não só da família, deste bairro, mas de todo o município”, disse.  A praça, segundo o prefeito, valoriza a cidade e, principalmente, o bairro Areia Branca. “Essa praça é o cartão postal desse bairro, que começamos o seu desenvolvimento abrindo as ruas e calçando por completo a rua Inocênio de Assis, e hoje entregamos mais essa grande benfeitoria, que é a praça João Rafael. Estou muito feliz e honrado em poder estar transformando esse bairro”, pontuou.

Ao falar sobre o caminhão compactador, Chico Carvalho enalteceu a participação do senador Ciro Nogueira em mais essa conquista para o município. “Ele prometeu para vários municípios, e Massapê e Queimada Nova foram os primeiros a receber.”, disse, destacando a sua utilidade na melhoria dos serviços de limpeza da cidade, que serão implementados. “Concluímos e vamos enviar para a Câmara Municipal os planos de saneamento básico e de resíduos sólidos, mas, para executar esses planos, precisamos do caminhão compactador, de melhorias no lixão e de outras medidas. Além de melhorar a coleta, vamos instalar lixeiras em pontos estratégicos da cidade. A nossa meta é deixar a nossa cidade cada dia mais linda, limpa e saudável”, disse, pedindo o apoio da população.

Publicidade

Ao sua fala, o gestor anunciou mais obras para o município em 2019. A principal delas foi a conclusão do sistema adutor que vai levar água da barragem de Caraíbas para a cidade. “O maior sonho que eu tenho é colocar água nas torneiras em todas as residências da nossa cidade, e este está cada dia mais perto de ser realizado.”, pontuou. Chico Carvalho informou publicamente que os recursos para a conclusão da obra estão empenhados, no valor de 750 mil reais, e que o município assinou o termo de compromisso junto a Codevasf, assumindo a responsabilidade de licitar, fiscalizar e concluir a obra. “São muitas as melhorias que temos para 2019 em todas as áreas, através de obras e ações.”, afirmou.

Em seguida, ladeado dos vereadores e da sua equipe de governo, o prefeito fez a entrega das chaves do caminhão e descerrou a placa inaugural, oficializando a entrega à população de Massapê, e percorreu a nova praça.

O evento foi bastante prestigiado por autoridades e a população em geral. Além do prefeito Chico Carvalho, também estiveram presentes na solenidade a primeira-dama Verônica Cavalcanti, os vereadores Rafael Silva, Antônio Augusto (Tontonho), Davi Felipe, Rivaldo Carvalho, José Juvaldi (Didi) e Mariane Farias; os secretários municipais Nivaldo Rodrigues (de Obras), Francivaldo Reis (de Agricultura), Maria Lúcia (de Cultura), Fredy Lima (de Serviço Militar), Reinaldo Carvalho (de Fazenda), José Leonel (de Educação), José Erenildo (de Gabinete), Deliany Cavalcanti (de Saúde), Remédios Morais (de Assistência Social) e Roberto Carvalho (de Esportes), além de lideranças políticas como os ex-prefeito Miguel Teles e Benedito Esmero.

Mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS