Connect with us

DESTAQUES

Em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Segurança do Estado implanta projeto Mirim Cidadão em Marcolândia

Publicado

em

Com a presença do secretário estadual da Segurança Pública, deputado federal Fábio Abreu; do prefeito Francisco Pedro de Araújo (Chico Pitu), de vereadores; secretários municipais; equipe de formação do programa, profissionais que irão conduzir o projeto na cidade e policiais militares, foi realizada no início da noite deste sábado, 17, em Marcolândia, a solenidade de implantação do projeto sócio-educativo-preventivo Mirim Cidadão.

Antes da solenidade, durante todo o dia, mais de 10 instrutores de Teresina estiveram na Unidade Escolar Novo Milênio, ocasião em que foi realizado o treinamento com os profissionais do município que irão conduzir o projeto na cidade. Todas as pessoas que irão se envolver na execução do programa são voluntárias e possuem um mesmo sentimento, que é contribuir para um futuro melhor da cidade que vivem.

O núcleo Mirim Cidadão em Marcolândia será formado por um coordenador, que será a Secretaria Municipal de Assistência Social, e por educadores sociais, assistente social, pedagogo, psicólogo e educador físico.

Treinamento foi realizado durante todo sábado

De acordo com a capitã PM, Enyra Viviane, assessora de políticas preventivas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, que acompanhou o treinamento durante todo o sábado, inicialmente o projeto irá atender crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, num total de 60, e serão abordadas questões sociais mais urgentes como prevenção contra o uso das drogas, educação, ética, moral e construção de cidadania por meio de palestras, oficinas, atividades pedagógicas, esportivas e lúdicas.

Publicidade

Cap. Enyra com a secretária de assistência social, que irá coordenar projeto na cidade

Durante o ato solene foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança, a fim de subsidiar o funcionamento do projeto no município.

Termo de cooperação entre Prefeitura e Secretaria foi assinado

Outro momento importante foi quando da entrega do documento do prédio que foi doado pela Prefeitura Municipal para Secretaria de Segurança para que seja instalada no local a Companhia de Polícia Militar. O espaço doado compreende uma área de 29×40 sendo que no mesmo já existe um galpão de 10×40, construído.

Prefeito com Ten. De Assis entregam documento de novo espaço para Companhia

Publicidade

“O objetivo principal deste projeto é termos aqui em Marcolândia a prevenção. A segurança pública de nosso estado também trabalha pensando no social e é por isso que estamos trabalhando a questão da criança e do adolescente que potencialmente podem vir a ser cooptadas pela criminalidade. Temos a plena certeza de que com que este projeto não iremos perder nossas crianças para a criminalidade, agora é preciso o engajamento da comunidade, dos familiares e dos profissionais que receberam este treinamento, pois para que tenhamos sucesso precisamos do comprometimento de todos”, destacou Fábio Abreu.

Secretário Fábio Abreu

Sobre a instalação da Companhia de Polícia na cidade, o secretário disse que o primeiro passo foi dado, que é a oficialização da doação do espaço. “Estava apenas faltando receber a documentação do terreno, agora vamos levar para o processo de licitação. Acredito que como vai ser apenas uma reforma dentro de três ou quatro meses a gente vai estar com a reforma concluída e em seguida já vamos instalar a Companhia aqui em Marcolândia”, garantiu.

Policiais militares estiveram também presentes

Durante entrevista o prefeito lembrou que a implantação do projeto era um sonho e que agora passa a ser realidade. “Fui a buscar de firmar esta parceria com o secretário Fábio Abreu por entender a importância da prevenção. Peço empenho de todos os profissionais que irão conduzir este programa para que nunca deixe de existir em nossa cidade”, disse Chico Pitu.

Publicidade

Chico Pitu, prefeito de Marcolândia

As inscrições para as crianças e adolescentes interessadas em ingressar no projeto irão acontecer entre os dias 02 a 04 de abril, no Centro de Convivência no bairro Novo Milênio, das 08h00 as 10h00, e das 14h00 às 16h00.

Público presente durante solenidade

Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS