Connect with us

DESTAQUES

Em Picos, Alerpi promove exposição artística e reúne artistas da região; veja fotos

Publicado

em

Escritores, poetas, poetizas, músicos, atores, atrizes e pintores. Artistas de várias cidades do centro-sul piauiense se reuniram na noite deste sábado, 26, na Academia de Letras da Região de Picos (ALERPI) para prestigiarem a exposição de quadros dos artistas plásticos Edilberto Leal e Gustavo Henrique.

Exposição de obras em tela, recitação de poemas, música ao vivo, a presença de artistas de vários municípios e do público em geral marcaram o segundo evento deste ano em alusão ao trigésimo aniversário da Alerpi.

A exposição artística foi idealizada e realizada a partir da visita que os escritores Samuel Nascimento e Eva Graça fizeram ao artista plástico Edilberto Leal, o Dil. Foi na ocasião que passaram a conhecer suas obras em tela.

De acordo com Samuel, um dos idealizadores do evento, a visita fez com que despertasse o interesse em realizar uma exposição das obras do pintor.

“Esse evento foi realizado em parceria com a Alerpi, a partir do momento em que eu e a escritora Eva Graça passamos a conhecer os quadros de Edilberto, pois o mesmo reside em Fátima do Piauí e fomos até lá para conhecê-lo. Foi então que decidimos entrar em contato com a diretoria da Academia e propor uma exposição. O presidente Vilebaldo, logo mostrou interesse e assim realizamos essa exposição” explicou o escritor Samuel.

A cerimônia solene foi presidida pela professora Marli Veloso, uma entusiasta das artes em seus diversos segmentos. Marli salientou o quão importante é o contato entre pessoas através da arte e frisou a relevância de conhecer os potenciais artísticos que as cidades da região de Picos possuem.

Publicidade

“É importante sabermos a quantidade de artistas talentosos que temos tão próximos, em nossa região. São artistas de vários segmentos como a música, a pintura, a poesia entre outros tantos. Não é necessário trazermos artistas de regiões distantes porque aqui temos detentores de todas as artes” salientou a professora Marli Veloso.

O artista plástico Edilberto Leal, expôs várias de suas obras na sala de exposição e também alguns de seus quadros foram apresentados ainda no auditório. Ao longo de 20 anos, já produziu mais de 100 obras em tela. Ele falou sobre o interesse e a paixão pelo desenho e pela pintura.

“Tudo começou na escola quando um amigo chamado Júnior sentado ao meu lado começou a desenhar. Logo despertei o interesse e fiquei prestando atenção. A partir desse dia comecei a desenhar no papel e depois me apaixonei pelas telas e passei a pintar. Hoje são mais de 100 telas produzidas” ressaltou.

A respeito do trabalho, Dil afirmou que é um hobby em sua vida e que é apaixonado pelas artes. Na pintura, Edilberto disse que suas inspirações se encaixam em obras surrealistas e destacou suas principais influências como o pintor catalão Salvador Dalí e a tradicional e renomada pintora brasileira Tarsila do Amaral.

“Eu gosto de pintar obras surrealistas e tenho como influências a pintora Tarsila e o pintor Salvador Dalí” acrescentou o pintor Edilberto Leal.

Neste ano de 2019 a Academia de Letras da Região de Picos completa 30 anos de existência e o atual presidente, Vilebaldo Rocha, deu as boas-vindas aos artistas e ao público em geral presente no evento.

Em entrevista ao Cidadesnanet.com, Vilebaldo destacou a importância do evento artístico e aproveitou pra convidar a população em geral para se fazer presente em outras ocasiões que a Alerpi está organizando, com objetivo de reunir os artistas da região de forma geral para fortalecer a cultura local.

Vilebaldo mencionou com entusiasmo a respeito do calendário de 2019. O projeto está bastante diversificado em alusão ao aniversário de trinta anos da instituição.

Ainda no dia 04 do corrente mês a Alerpi promoveu o show do cantor e poeta, Pedro Munhoz, também organizado por Samuel Nascimento e Eva Graça, abrindo o calendário da academia para 2019.

“Hoje estamos aqui no segundo evento do ano com a exposição dos quadros de Edilberto Leal e com quadros do pintor Gustavo Henrique porque a intenção da Alerpi é trazer artistas para esta casa e a partir daqui difundir o conhecimento da sociedade de modo geral” pontuou.

Dentro do calendário de eventos alusivos ao trigésimo aniversário, a Alerpi, pretende, dentre outros, realizar concurso de poesia e exposições englobando todos os artistas plásticos de Picos.

Publicidade

Para programação, o presidente disse que há pretensões de visitas à Serra da Capivara em São Raimundo Nonato e também ao Museu do Homem Nordestino, Museu Neno, na cidade de Bocaina.

Incluso nesse elenco está o Seminário de Literatura previsto para o mês de outubro, mês de aniversário, bem como o lançamento da antologia contendo todos os artistas da Alerpi e o lançamento do livro que narra a história dos 30 anos de existência.

“Estamos nessa batalha para realizarmos esses eventos neste ano que marca o aniversário de 30 anos e dessa forma contamos com a presença dos artistas que queiram participar e lançar seus livros porque estamos sempre de portas abertas para acolhermos esses artistas e juntos somarmos força para difundir nossa arte e nossa cultura” completou Vilebaldo Rocha falando sobre a primeira antologia, lançada em 2014, quando completou 25 anos de existência da Academia de Letras da Região de Picos.

Quanto a outros acontecimentos, o presidente disse que existe possibilidades de participações em Saraus, assim como também no 7 de setembro e no Salão de Livros do Vale do Guaribas, o Salivag. Outro importante evento a ser organizado é a comemoração ao Dia das Mães e também no dia 14 de março data em que é comemorado o Dia da Poesia.

“Nesse ano a academia está com um calendário bastante diversificado com muitas opções. Existe uma gama de eventos que pretendemos promover alusivos ao aniversário da Alerpi”, ressaltou.

Publicidade

Em comemorações aos 30 anos, a Alerpi convida toda a população à participar dos eventos culturais. O presidente ressaltou também sobre o importante papel da imprensa na divulgação e cobertura.

“Queremos convidar toda a população para prestigiar os eventos e desde já agradecemos a imprensa que está sempre presente mostrando nossos eventos” convidou a população o presidente da Alerpi, Vilebaldo Rocha.

Durante toda cerimônia, poemas e poesias foram declamados. A professora e escritora alagoinhense, Eva Graça, autora de mais de 80 poemas participa da coletânea Piauí em Letras, composta por 18 escritores, personagens de diversos lugares na região. A escritora, na ocasião, recitou o poema Deus.

Artistas de todas as faixas etárias. Adulto e Infantil. Com apenas 5 anos de idade, Ana Clarissa, recitou o poema Jardim de Girassóis de autoria do poeta e escritor Vilebaldo Rocha.

A cerimonialista e condutora de toda solenidade, professora Marli Veloso, recitou a poesia A terra é nossa de Patativa do Assaré. A mensagem de Patativa do Assaré retrata sobre a ambição do homem na terra.

O escritor e poeta Vilebado Rocha declamou Herói. O poema narra a labuta diária do homem e de uma dona de casa, mãe que trabalha dia-a-dia, que dá o braço para o conforto dos filhos e ao final do dia tomada pelo cansaço, não tens se quer um braço pra lhe abraçar.

Outro poema declamado por Vilebaldo é Rio Guaribas. Trata sobre as riquezas que o símbolo de cidade modelo oferecia ao povo nos anos de ouro,cuja atualidade está marcada pela poluição e inatividade do rio.

Jovem escritor da cidade de Alagoinha do Piauí, Samuel Nascimento, declamou Para todos o amor, poema do livro autointitulado. Samuel mencionou ainda o nome de sua conterrânea, a professora e poetiza Fidélia Rocha.

No encontro, a cordelista Maria Ilza Bezerra interpretou Tudo é um momento, poema do livro autointitulado. Ilza é cordelista autora de sete folhetos e vários poemas.

Soneto de Amor de autoria de Vilebaldo Rocha foi declamado pela professora e atriz Rosângela Rocha.

Para concluir as apresentações poéticas, a cronista Geusa Henrico, deixou a mensagem Depois de um copo.

Marcaram presença além dos pintores Edilberto Leal e Gustavo Henrique juntamente com os citados artistas, o jovem Elvis Brito, membro do Coletivo Multiplicidade e a atriz Maria Nilza, protagonista do filme O pescador e o rio, do cineasta Flávio Guedes.

No encontro a renomada artista plástica Mundica Fontes, compareceu e abrilhantou a exposição.

Todos os poemas recitados foram acompanhados musicalmente pelo violonista, Lucas Meneses. Além do acompanhamento musical e rítmico, o cantor e instrumentista Lucas Meneses também cantou e tocou sucessos da música brasileira como Cowboy Fora da Lei de Raul Seixas entre outras.

Após a solenidade realizada no auditório da Alerpi, todos se dirigiram para sala de exposição para conhecer as obras dos pintores Edilberto Leal e Gustavo Henrique.

_Veja mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS