Connect with us

DESTAQUES

Em Picos, deputada Teresa Britto visita HRJL pela segunda vez, aponta avanços e cobra melhorias; fotos

Publicado

em

A deputada estadual Teresa Britto (PV), presidente da Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Piauí, esteve na cidade de Picos nesta terça-feira (25), onde visitou o Hospital Regional Justino Luz (HRJL). A visita na unidade teve como objetivo vistoriar, acompanhar atendimentos e demandas do hospital a fim também de avaliar a nova gestão e direcionar medidas a serem tomadas para melhor atender os pacientes.

Teresa Britto juntamente com os deputados Francisco Costa (PT), Lucy Soares (PP) e Gustavo Neiva (PSB) estiveram em Picos, em visita ao HRJL no mês de maio de 2019, e atestou diversas irregularidades na gestão anterior no tocante às condições de alojamento, trabalho e funcionamento, constatando pacientes em corredores, internados em salas insalubres, sem climatização, considerando como uma “estribaria”.


Matéria Relacionada>> Deputada Teresa Britto e mais três parlamentares visitam Hospital Regional Justino Luz e avaliam situação; fotos


Questionada sobre a nova direção do Hospital Regional Justino Luz, a deputada mesmo diante de todas as dificuldades, avaliou de forma positiva e disse que são transparentes, sem faltar com a verdade, agindo dentro das possibilidades com dedicação. “Dentro das possibilidades da gestão local, eles estão fazendo o papel deles. A gente sente que são dois jovens que têm boa vontade e são dedicados. Nesse período de carnaval estão os dois gestores aqui, bem como os médicos em seus plantões. Vi que tem muitos médicos no pronto socorro, cirurgiões fazendo cirurgias e que está funcionando. É necessário que Picos tenha um hospital”, ressaltou destacando a gestão do governador Wellington Dias que está em seu quarto mandato e tem uma dívida para com a saúde da região.

Durante a visita nesta terça (25), Teresa Britto ficou surpresa quando teve conhecimento que a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) não possuía equipamentos e profissionais. Ela relatou que no ano passado quando foi até o HRJL, a direção anterior apresentou relatório constatando que o setor mencionado estava completo, apenas faltando custeio.

“Para mim foi uma surpresa porque quando vim no ano passado o relatório de maio da direção anterior declarava que a UCI tinha equipamentos e profissionais. A direção na época alegou a falta apenas de custeio. Na verdade não tem equipamentos e é preciso equipar”, desabafou a parlamentar.

Publicidade

Além da situação mencionada do UCI, foram solicitadas na época as reformas no pronto socorro e na Ala B que ainda estão sem conclusão. “As reformas solicitadas no pronto socorro e na ala B não foram conclusas e isso está impedindo melhor atendimento aos pacientes. As do pronto socorro estão bem avançadas, bem como parte da Ala B, mas é necessário celeridade na conclusão dessas obras. É preciso desativar a Ala B que está insalubre com banheiros sem condições de uso. Isso deixa a gente angustiada vendo aqueles pacientes sofrendo da forma que vimos na outra visita. É preciso urgentemente concluir as obras. Isso não depende da gestão local”, destacou.

Alguns dos banheiros do HRJL e corredores em reforma

“Infelizmente o governo do estado não avançou o quanto era necessário. Vamos pressionar. O Ministério Público também está pressionando junto ao CRM e, acredito que essa cobrança que estamos fazendo e vamos continuar, seja acelerado esse processo todo. Estamos aqui na terça de carnaval e lá pelo meio do mês de março podemos retornar para ver a evolução porque tem o compromisso de inaugurar as reformas no dia 31 de março, mas se continuar com dois funcionários como vimos aqui fazendo a reforma não termina nessa data”, frisou Teresa Britto.

Deputada Teresa Britto em reunião com a diretora geral do HRJL, Samara Sá, juntamente com o diretor técnico, médico Paulo Moura, e coordenador do PV de Alegrete do Piauí, Iago Sousa.

A necessidade de melhorias, além da UCI e Ala B, de acordo com o que foi avaliado pela presidente da Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Piauí, são: ampliação do quadro de médicos nas especialidades de pediatria e cirurgião, enfermeiras no pronto socorro, condições melhores de custeio para manutenção de pequenos reparos no hospital, entre outros fatores.

Outro setor que foi destacado pela deputada Teresa é o Centro de Parto Normal (CPN) que desde a última visita em maio de 2019, permanece da mesma forma, ou seja, com sua estrutura predial concluída, porém faltando equipamentos para funcionar. “O CPN que encontrei no ano passado, em maio, continua do mesmo jeito, sem equipamentos, sem funcionar”, disse.

De acordo com a diretora geral do Hospital Regional Justino Luz, Samara Sá, que assumiu o cargo em 18 setembro de 2019, atualmente o Hospital Regional Justino Luz possui 135 leitos no total. Destes, 90 estão funcionando, devido as reformas da Ala B. A diretora afirmou ainda que a demanda de atendimento é alta tendo que atender até 42 municípios que compreendem a macrorregião e que o trabalho em prol da conclusão das obras do SPA, Subestação, Ala B em fase de finalização, está sendo feito.

“O que está complicando nosso fluxo de atendimento é em relação ao atraso das obras e estamos esperando conclusão delas para o dia 31 de março, mediante determinação do procurador do Ministério Público do Trabalho junto ao CRM. Com essa finalização almejamos o aumento de 50 a 60 leitos em média liberados para o hospital, sem contar que temos o imobiliário todo novo melhorando o atendimento para o paciente e acolhimento para família”, pontuou.

Sobre o funcionamento do Centro de Parto Normal (CPN), a diretora acrescentou que o custeio depende da Secretaria de Estado da Saúde SESAPI e que o secretário já sinalizou a autorização junto à Fundação Hospitalar. “Temos que aguardar essa parte do custeio para que seja inaugurado”, enfatizou a diretora do HRJL, Samara Sá.

Após a primeira parada, Teresa Britto seguiu para visita em Paulistana, distante 157 km de Picos. No município, estava agendada visita ao hospital, bem como a vistoria de obras inacabadas referentes ao saneamento básico. Na agenda em Paulistana, o açude Ingazeira era outro ponto com ênfase no assoreamento, assim como o lixão do município e a participação com entrevista na rádio Paulistana FM.

Publicidade

Conteúdo Relacionado >> Deputada estadual Teresa Britto irá visitar municípios da região de Picos nesta terça e quarta

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS