Connect with us

DESTAQUES

Em Santana, Secretaria de Assistência Social promove Dia ‘D’ do Idoso e da Pessoa com Deficiência; fotos

Publicado

em

Promover a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, através do acesso à informação sobre direitos, prestação de serviços do CRAS, Cadastro Único e Saúde e proporcionar a socialização entre esses grupos sociais através de atividades inclusivas e interativas.

Esses são alguns dos vários objetivos da Prefeitura Municipal de Santana do Piauí, ao realizar o Dia “D” do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

O evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, no Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges. O início foi às 8h40 com a apresentação da banda fanfarra, reunindo assim centenas de idosos da cidade e do interior, pessoas com deficiência, alunos das escolas e profissionais das mais diversas secretarias.

Também estiveram presente no evento, a prefeita Maria José, a secretária de Assistência Social, Tarciane Bernardes, o secretário de Saúde, Francisco José, a secretária de Educação, Maria Inês, o secretário de Agricultura, Francisco de Moura, o secretário de Esportes, Neilton, a vereadora Clarete Rabelo, a coordenadora do CRAS, Cintia Naiara, o assistente social do CRAS, Laisson Leal, a assistente social do NASF, Thuanny de Sousa, representando os Idosos, a Sra. Francisca Leal, e representando as pessoas as Pessoas com Deficiência, o Sr. Gilson Osmir.

O evento organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, junto as secretarias municipais de Saúde e Educação, ofertou serviços do CRAS, Cadastro Único, serviços da Saúde, onde foram tiradas dúvidas, atendimentos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia. Houve ainda atendimentos com a nutricionista, fisioterapeuta e informações ortodônticas. O novo médico Dr. Tales Luz foi apresentado a população presente. Também foi ofertado os cantinhos de beleza e das brincadeiras e ainda os presentes puderam desfrutar de um café da manhã.

A dona Francisca Leonizia, que participa dos grupos de idosos no município em entrevista destacou a importância da participação em grupos e eventos.

Publicidade

“Participo de dois grupos o Viva a Vida e o Esperança Ação e Vitória e gosto muito, são equipes criativas para nós idosos, a gente é bem recebido, esquecemos as angústias, nos divertimos, conversamos, revejo os amigos e praticamos atividades físicas, eu participo de tudo, pois o meu espírito é de jovem. Só tenho a parabenizar a prefeita Maria José e a secretária de Assistência Social pelos investimentos”, disse.

O seu João Vianei, participa do grupo há vários anos avaliou o evento alusivo ao Dia do Idoso. “Eu estou com 9 anos que participo do grupo do CRAS, é maravilhoso. Cada vez que as meninas chegam lá em casa fazendo algum convite, já confirmo a presença. Esse momento é muito importante vou dançar um forró, conversar com amigos e me divertir”, disse.

A secretária de Assistência Social, Tarciane Bernardes, avaliou o evento e falou sobre a organização junto a outras secretarias.

“Felicidade e gratidão definem o que estou sentindo neste momento. Trabalhamos em Santana com um grupo formado de pessoas com mais de 60 anos que se refere a pessoa idosa, como no mês de outubro é comemorado o Dia do Idoso, pensamos em uma comemoração maior onde fossem prestados não só os serviços da Assistência Social como de costume a gente faz semanalmente e mensal com os nossos grupos, mas também convidamos as secretarias parceiras para junto com a gente oferecer serviços, promovendo e garantindo o direito das pessoas, não só dos idosos como também dos portadores de deficiências, ou seja, este evento contempla essas duas modalidades”, explicou.

Taciana Bernardes ainda destacou quais são os trabalhos desenvolvidos pelo CRAS, nos grupos de idosos. “Nós temos um grupo no Serviço de Convivência, onde nos reunimos semanalmente e nesses encontros fazemos palestras, visitas em outras comunidades, passeios, prestações de serviço, passe livre e bimestralmente fazemos atividades festivas com música ao vivo no tradicional Forró da Terceira Idade. E hoje, temos aqui o cantinho da beleza, das brincadeiras, apresentações artísticas do serviço de convivência, lanches e almoço”, disse.

Publicidade

A prefeita, Maria José, agradeceu a presença de todos e falou da importância da participação das pessoas em momentos festivos.

“É importante que a gente reserve momentos para nossa felicidade, um encontro como este com pessoas especiais, com lindas histórias já vividas. Temos aqui pessoas da cidade e da zona rural que vieram prestigiar e se divertir, é muito importante essa integração e todos vocês são importantes para essa gestão. Vivemos em uma correria, cheia de ocupações, mas tirar um tempo pra gente, é essencial. Vamos aproveitar esse momento feito especialmente para vocês, dançar, dialogar e tornar essa festividade ainda mais especial”, falou a gestora.

O representante das Pessoas com Deficiência, Gilson Osmir, agradeceu a gestão e a equipe do CRAS por todo apoio oferecido e relatou como o grupo tem o ajudado ao longo dos anos de participação.

“Desde 2015, Deus me deu a oportunidade de conhecer essa turma do CRAS que eu gosto bastante. Agradeço do fundo do meu coração a vocês e a prefeita, Maria José, por nos proporcionar ocasiões assim. No começo eu tinha vergonha de conversar com as outras pessoas, principalmente com os importantes e depois de frequentar o grupo comecei a perceber que eu também sou importante. Todas as vezes que passei por dificuldades essa equipe me ajudou, eu sou grato e vitorioso por ter essas pessoas maravilhosas na minha vida”, relatou.

A coordenadora do NASF, Thuanny de Sousa Oliveira falou sobre o trabalho realizado por ela e pela sua equipe, além de orientar a procura pelos serviços.

Publicidade

“Trabalhamos em uma equipe mista formada por educador físico, nutricionista e fisioterapeuta, também fazemos com visitas domiciliares, e nos grupos além de atendimentos individuais, e eu fico com encaminhamentos para suprir todas as necessidades de vocês, quem tiver dúvidas de como realizar os procedimentos, é só me procurar no PSF ou na Saúde, e eles irão orientar vocês. Estamos aqui com uma cabine com nutricionista, dentista, médicos, e enfermeiros que estão realizando teste de glicemia e aferição da pressão, além de outros serviços. Vamos aproveitar esse momento feito pra vocês e participar”, disse.

A coordenadora do NASF apresentou dois beneficiários que foram contemplados com aparelhos ortopédicos.

O assistente social do CRAS, Laisson Leal agradeceu em nome das secretarias a participação de todos e e destacou as ações em prol do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

“Parabenizo a organização do evento, temos um grupo bem variado e sabemos a importância de suprir as necessidades de cada um, o nosso objetivo é ajudar. Graças a Deus a nossa gestão trabalha pelos direitos e para o benefício de vocês. Viemos hoje para tirar todas as dúvidas, promover um momento divertido, animado, com muita música e ouvi-los. Temos novidades para vocês e sempre estamos em busca de melhorias, todos os dias estamos nas secretarias e esperamos a visita de vocês”, disse.

Laisson na ocasião anunciou mais um direito dos idosos – a credencial para estacionamento gratuito e prioritário a ser usado na zona azul de Picos.

Publicidade

O evento culminou com boa música, onde os idosos dançaram e se divertiram à vontade e um delicioso almoço.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS