DESTAQUES

Em um ano, 46 egressos do sistema prisional do Piauí foram encaminhados ao mercado de trabalho

Publicado

em

Um total de 46 egressos do sistema prisional do estado foram encaminhados para vagas de emprego entre janeiro de 2021 a julho de 2022, é o que mostram os dados do Sistema de Cadastro de Reeducandos e Egressos do Sistema Prisional (Sicare) do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) divulgados nesta segunda-feira (01).

Além do encaminhamento ao mercado de trabalho, houve também o direcionamento de 65 egressos ou familiares para qualificação profissional, bem como 1.811 atendimentos pelo Escritório Social para a realização de cadastro, busca ativa e orientações para serviços como como assistência social e emissão de documentos, dentre outras. 

“A inserção dos egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho é fator fundamental para a sua reintegração social. Para efetivá-la, é necessário não somente capacitar os reeducandos, mas principalmente sensibilizar as empresas e instituições para promover o resgate social dessas pessoas”, analisa Christiane Cardoso, assistente social do Núcleo Multidisciplinar da Vara de Execuções Penais de Teresina e do Escritório Social do TJPI. 

O Sicare foi desenvolvido em 2014 pela equipe do Núcleo Multidisciplinar da Vara de Execuções Penais da comarca de Teresina e recentemente foi aprimorado para atividades do Escritório Social.  O sistema conta atualmente com 500 cadastro ativos de pessoas egressas do sistema prisional piauiense. 

Através da plataforma é feito o registro de informações sociais, familiares, escolares, laborais, econômicas e de saúde, além de encaminhamentos e evolução das pessoas atendidas, gerando estatísticas e relatórios numéricos para acompanhamento de métricas e de dados que podem ser utilizados no planejamento das ações desenvolvidas pelo Núcleo e Escritório Social. 

Publicidade

Fonte: Cidade Verde (Com informações do TJPI) Foto: Sejus

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile