Connect with us

Alegrete do Piauí

Empossada nova secretária de Cultura de Alegrete do Piauí; veja fotos

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Alegrete do Piauí, foi palco nesta quarta-feira (26), da solenidade de posse da nova gestão da Secretaria Municipal de Cultura. Patrícia Sousa assumiu e passa a gerir a pasta. A solenidade de posse reuniu diversas autoridades do município, sociedade e alunos participantes das atividades desenvolvidas no órgão.

Os pronunciamentos iniciaram com o ex-secretário Iago Sousa, que saudou a deputada Teresa Britto presente na ocasião. O ex-gestor em sua oratória elencou os trabalhos desenvolvidos ao longo da gestão que iniciou em 2017. A Secretaria de Cultura de Alegrete já atendeu cerca de quinhentas mulheres participantes das aulas de Zumba onde teve início na sede, duas vezes por semana, expandindo para as comunidades Pocinhos e Malhada Alta, situadas na zona rural.

Entre outras atividades é importante ressaltar que mais de sessenta famílias foram beneficiadas gratuitamente com aulas de ballet com estrutura disponibilizada contendo sala climatizada com espelho, barra, vestuário, merendeiras e lanches para os alunos.

Dentre os professores que passaram pela Secretaria Municipal de Cultura de Alegrete estão Igor, Anatália e Dayron Abreu.

Iago fez seus agradecimentos a Deus, ao prefeito Márcio Alencar, a primeira-dama Andrea Sousa e a todos que confiaram em seu trabalho. “Agradeço a Deus porque ele tem sido muito bom comigo e nos deu a oportunidade de lutar e sempre querer ser melhor e nos fez chegar aonde a gente chegou, construir, manter e se desenvolver nessa vida tão difícil. O prefeito Márcio soube reconhecer toda essa vontade de fazer bem feito e com caráter. Quando ele nomeou a mim como secretário de Cultura me fez sentir com essa obrigação de cuidar das coisas. Diante disso carregamos a missão e o sentimento de dever cumprido”, disse.

Publicidade

O ex-secretário destacou que aproximadamente 100 alunos já foram beneficiados com aulas de dança dentre outros que já participaram de cursos em Goiânia no Estado de Goiás com a professora e presidente da Associação Nacional de Ballet. No tocante, mais cinquenta famílias com aulas de capoeira. Outra iniciativa de suma importância foi a implantação do Forró dos Idosos que é uma atividade que tem como finalidade promover a inclusão social de pessoas com idade igual ou acima de sessenta anos. “Foram 28 forrós dos idosos realizados, uma vez por mês, reunindo cerca de 300 pessoas”, pontuou.


Matérias Relacionadas: Bailarinas de Alegrete do Piauí participam de curso de formação de professores em Goiânia – GO

Em Alegrete, Secretaria de Cultura abre matrículas e rematrículas para atividades de 2019; secretário destaca ações

Secretarias de Cultura de Alegrete e Vila Nova culminam 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA; fotos

Secretarias de Cultura de Alegrete e Vila Nova promoverão ´1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA`

Publicidade

Secretaria de Cultura de Alegrete apresenta nova professora de ballet e reabre inscrições; fotos

Cultura de Alegrete do Piauí promove primeira aula de Zumba na comunidade Pocinhos

Representantes da cultura de Alegrete do Piauí participam de oficina de capacitação em Teresina

Cultura de Alegrete reabre inscrições para aulas de Ballet, Zumba/Aeróbica, Dança e Capoeira em 2018. Se inscreva!

Secretaria de Cultura de Alegrete divulga nomes dos grupos inscritos para disputar o Festival Regional de Dança no dia (27)

Publicidade

Representantes da Secretaria de Cultura do Estado se reúne com o secretario de Cultura de Alegrete

Secretaria de Cultura de Alegrete abre inscrições para aulas de ballet, ginástica zumba, aeróbica, dança e lança logomarca oficial

Em Alegrete, Cultura e Saúde promovem atendimento coletivo no zumba em Malhada Alta e Pocinhos

ALEGRETE | Grupo de Ballet da Cia Ale Dance participa de espetáculo promovido pelo Grupo Cultural Adimó em Picos

ALEGRETE | Sec. de Cultura promove 27ª edição do forró dos idosos e movimenta cidade

Publicidade

ALEGRETE | Gestão de Márcio Alencar leva o forró dos idosos para Malhada Alta; ‘foi um sucesso’, diz Sec. de Cultura

Prefeitura de Alegrete reforma Academia da Saúde, retoma aulas da Cultura e anuncia realização do III Encontro Cultural

3ª Conferência Municipal de Cultura é realizada em Alegrete do Piauí; veja fotos

ALEGRETE 26 ANOS | II Encontro de Cultura é recorde de público e sucesso de organização; fotos


A Secretaria Municipal de Cultura é certificada no Sistema Nacional de Cultura onde foi criado o Fundo de Cultura e o Conselho de Cultura. Foi renovado o CNPJ e realizada também a Conferência Municipal de Cultura cujo evento debateu a problemática cultural da região.

Publicidade

Foi ressaltado ainda que tramita o plano que deve passar por votação na Câmara de Vereadores tendo com finalidade angariar recursos federais e cofinanciamento, uma vez que o órgão atualmente opera e desenvolve atividades apenas com recursos do município. “Tudo que é feito aqui é de boa vontade, graças a organização da gestão”, declarou destacando que possui dois espaços sendo um a sede da secretaria e o outro, a academia de saúde. “Já fizemos três festivais. Essas meninas já foram para Exu e Campo Sales participar de festivais. Saio daqui para uma nova missão com sentimento de dever cumprido”, pontuou.

“Nós dois sabemos da importância disso aqui. Nós dois sabemos para onde vamos e, somente nós entendemos o verdadeiro sentimento que se passa nesse momento que é essa conquista. Agradeço ao prefeito Márcio Alencar e a primeira-dama Andrea Sousa por sempre ter apoiado e acreditado no nosso trabalho”, concluiu Iago Sousa.

Após o discurso do ex-secretário, foi o momento da nova secretária, Patrícia Sousa, usar a tribuna para seu pronunciamento. Patrícia Sousa Rodrigues que assumiu o cargo nesta quarta-feira, desde o ano de 2010 integra a cultura municipal. Ela atuou anteriormente como bailarina, professora de dança, zumba e, seu último posto como coordenadora. Em suas palavras agradeceu a gestão do prefeito Márcio Alencar por todo apoio prestado, assim como também agradeceu ao antecessor que geriu a pasta desde o início da gestão em 2017.

“Hoje a palavra de ordem é gratidão a Deus, a minha mãe e ao meu pai (in memoriam), a gestão do prefeito Marcio Alencar, por tamanha oportunidade e confiança, ao meu irmão e antecessor, por tamanho trabalho desenvolvido durante esses três anos na nossa cultura alegretense. Prometo dar continuidade ao seu trabalho, somando esforços. Na minha pasta nada será de rompimento, mas de evolução do que já vem sendo feito. Assumir a secretaria, para mim, será sinônimo de missão, porque não será fácil conduzir uma pasta e carregar teu nome, porque a inteligência toda da família ficou com você, mas afirmo que quero continuar e avançar no processo construtivo e levar seu projeto adiante”, disse a secretária.

Patricia recém-empossada disse que pretende inovar. “Me vejo na fascinante obrigação de dar passos novos e inovadores. Este será um dos nortes da minha atuação na Secretaria de Cultura: continuar e avançar. O que interessa, agora, é saber fazer, mas, também, saber escutar. Quero que a minha gestão, caiba em poucas palavras: saber pensar, saber fazer, saber escutar. Todas as nossas reflexões, nossos projetos e intervenções, serão feitos buscando sempre o melhor caminho. Com suavidade, firmeza, delicadeza e ousadia. É com alegria que me encontro aqui hoje porque este é, para mim, um momento de emoção, felicidade e compromisso. Sinto-me realmente honrada por ser escolhida pela gestão Alegrete continua para todos como a nova secretária de Cultura da minha cidade”, discursou Patrícia Sousa empossada secretária de Cultura de Alegrete do Piauí.

Prefeito Márcio Alencar, secretária de Cultura Patrícia Sousa e primeira-dama Andrea Sousa.

Na solenidade de posse, a primeira-dama, Andrea Sousa, entusiasta e apoiadora do desenvolvimento cultural do município, fez uso da palavra para ressaltar o trabalho desempenhado ao longo dos três últimos anos. “Há quatro anos lançamos a proposta, e, claro, o desafio ao Iago em ser secretário em uma secretaria que estava adormecida. Ele veio com toda força e vontade em desenvolver e dar o seu melhor juntamente com as meninas da cultura”, disse Andrea Sousa.

Publicidade

Na ocasião prestigiando o empossamento, a empresária Telma Ramos, também fez uso da palavra para elogiar o gestor que esteve à frente da pasta por mais de três anos, bem como enaltecer a secretária empossada. Na oportunidade saudou todas as autoridades e demais presentes.

“Tenho grande admiração por ele em tudo que faz, com garra, determinação e responsabilidade. A Patrícia não vai ser diferente porque é uma jovem que está dentro das aulas, da dança, de tudo e vai dar continuidade. Seu pai onde estiver está vendo isso com muito orgulho, pode ter certeza […] tenho grande admiração por você e hoje você chegou onde chegou. Deus lá de cima vai dar muita força para que continue sendo essa pessoa que só dá orgulho para nossa cidade. Alegrete e você estão de parabéns, nosso prefeito, primeira-dama e nossa deputada aqui”, parabenizou a empresária.

O prefeito, Márcio Alencar, declarou, ao fazer uso da palavra, que foi uma alegria muito grande quando, Iago Sousa, prestou os serviços à frente da Secretaria de Cultura.

“Para mim foi alegria muito grande, com Iago ter trabalhado durante esse tempo. Você fez jus ao seu cargo porque sabe do compromisso que tenho quando faço. Você desempenhou com pouco e fez muito e só tenho a agradecer pelo tempo que você passou à frente, porque a cultura estava sem nada, onde os jovens estavam alheios e vulneráveis a qualquer situação. Esse rapaz transformou a Cultura de Alegrete”, agradeceu Márcio Alencar, elogiando pelo desempenho e expressividade da cultura alegretense.

Ainda facultado a palavra, o prefeito Márcio Alencar, enfatizou as presenças da deputada estadual Teresa Britto; do ex-secretário Iago Sousa; da atual secretária de Cultura, Patricia Sousa; do vereador, Erasmo Araújo; empresária, Telma Ramos; a pré-candidata à prefeita, Lilian Alencar; do vice prefeito de Alagoinha, Cícero Alberto; do secretário de Finanças, Jean Oliveira, dentre outras personalidades.

Publicidade

A monitora, Erica Sousa, bailarina da Companhia Artística Alê Dance, que participou da formação do Curso Intensivo de Baby Class para Professores, realizada pelo Studio Dançarte, na Academia de Dança de Goiânia, no estado de Goiás, em 2019, usou a palavra para elogiar Iago Sousa, e enfatizar os resultados durante o período em que ele esteve à frente da pasta.

“Foram três anos de palavras aconchegantes e muita dedicação. Três anos de muito incentivo sempre ao nosso lado. Será se durante esse tempo ele conseguiu perceber o quanto somos gratos? Hoje somos imensamente gratos por tudo. Desejamos que você brilhe muito mais. Temos sua pessoa como exemplo. Nosso muito obrigado Iago Sousa”, declarou Érica.

A aluna, Maria Clarisse, é monitora das aulas de dança. Representando os demais alunos também falou sobre o tempo em que participou das atividades quando a secretaria era gerida por Iago Sousa.

“Hoje agradecemos por tudo que fez pelo grupo de dança e de ballet. Você foi um amigo para mim e todos onde passou três anos de muita dedicação e luta para manter o grupo firme. Não é um trabalho fácil, mas mostrou que é capaz e lutou com unhas e dentes pela Cultura. Admiro muito sua determinação. Todos os aprendizados, lições e experiências que tivemos com você permanecem conosco. Que essa missão nova, você brilhe ainda mais. Os alunos da aula de dança agradecem por tudo”, discursou Clarisse agradecendo em nome dos alunos.

A deputada estadual Teresa Britto, esteve na solenidade prestigiando o empossamento da secretária Patrícia Sousa. No uso da palavra, ela destacou o momento em quando se reuniu pela primeira vez com o ex-secretário e parabenizou a nova gestão da pasta.

Publicidade

“É um prazer imenso estar aqui com vocês nesta cidade que me apaixonei desde uma votação que teve em 2010 no qual o Iago nos procurou lá em Teresina, e de lá para cá o sentimento só aumentou de forma afetiva e carinhosa e principalmente na confiança. Agradeço a Dona Toinha que sempre nos acolheu. O Iago tem uma história de vida que é um exemplo de superação e tudo que foi falado e ele colocou aqui poderia ter dado errado, mas graças a Deus deu certo. Essa história é algo que devemos levar, pois ele cresceu pela sua capacidade de valorizar os estudos e de perseverar. O trabalho ele desenvolveu em Alegrete do Piauí, na Secretaria de Cultura e organizou com o apoio do prefeito Márcio e da primeira-dama. O município é pequeno, mas eu acredito que nenhum outro da região tenha uma Secretaria de Cultura com tanta coisa quanto a de Alegrete do Piauí. As únicas políticas públicas que têm recursos definidos são Saúde e a Educação, pois são obrigatórias, e as outras são o que sobra, e, mesmo sem recursos, mas com boas ideias se faz cultura. Tem que ter inteligência e aqui em Alegrete vemos as crianças alegres, com roupas de ballet, jogando capoeira, dançando, praticando esportes. É bom para o nosso corpo e para a mente. Parabéns a você Iago e a secretária de Cultura. Tenho certeza que a Patrícia irá desenvolver este mesmo trabalho que o Iago fez e vai criar suas próprias estratégias de administrar”, felicitou a deputada.

Sobre a visita em Alegrete, Teresa Britto declarou sua admiração pelo município. “Sou de Piripiri, moro em Teresina e Alegrete me conquistou. Resolvi sair da minha zona de conforto para chegar aqui e tentar resolver problemas da região. Sou responsável e comprometida com os interesses da sociedade piauiense. Tenho compromisso, cobro, busco soluções e ajudo a governar o Estado. Quando eu faço visitas, faço relatórios e cobro o governador, o secretário, ao Ministério Público e as coisas começam a acontecer”, concluiu a deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Piauí.


Veja biografia da secretária de Cultura de Alegrete do Piauí, empossada nesta quarta-feira (26), na Câmara de Vereadores.

Patrícia Sousa Rodrigues, 23 anos, é graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina (FAFOPA). É pós-graduada em Medicina Veterinária do coletivo pela UNYLEYA.

É coreógrafa e atuou como bailarina, dançarina e professora de Ballet Clássico Infantil pelo Studio Dançarte em Goiânia-GO. Desde o ano de 2010, atua em grupos culturais, com participação em diversos festivais, grupos de dança e encontros culturais. Ultimamente, antes de ocupar o cargo de secretária de Cultura, atuou como coordenadora da Secretária Municipal de Cultura de Alegrete.

Publicidade

Veja mais fotos>>

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS