Connect with us

DESTAQUES

Empréstimo com juros mais altos poderá ser trocado pelo consignado do Auxílio Brasil, diz Caixa

Publicado

em

Nesta quarta-feira (28), a CEF (Caixa Econômica Federal) informou que está analisando a portaria nº 816 do Ministério da Cidadania, que regulamenta o empréstimo consignado para quem recebe o Auxílio Brasil. De acordo com o banco, as normas da instituição sobre essa nova linha de crédito serão informadas em breve.

A Caixa afirma que os clientes que recebem o benefício e já têm algum empréstimo contratado no banco, com taxa de juros mais elevada do que a do consignado do Auxílio Brasil, poderão “trocá-lo “por esse, que oferece melhores condições.  

Na portaria, publicada na terça-feira (27), o Ministério da Cidadania determinou teto de 3,5% ao mês para os juros do programa de crédito, com parcelamento em até 24 meses. Além disso, a lei 14.431/2022 limita esses empréstimos a 40% do valor permanente do Auxílio Brasil, de R$ 400, o que corresponde a R$ 160 mensais.

“As condições do crédito consignado, destinado aos beneficiários do Auxílio Brasil, serão oportunamente divulgadas e oferecidas aos clientes”, diz o banco, em nota. Em agosto, a presidente da CEF, Daniella Marques, afirmou que a intituição pública iria operar a linha, e garantiu que praticaria a “menor taxa do mercado”.

A Caixa afirma, ainda, que dá orientações financeiras a seus clientes através de seu site.  

Publicidade

Poucos bancos têm mostrado disposição em oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Itaú e Bradesco informaram que não vão trabalhar com o produto, e o Banco do Brasil disse, em agosto, que ainda não tinha uma definição sobre o assunto.

Fonte: R7

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS