Estado do Piauí recebe habilitação para mais 55 leitos de UTI no combate à Covid
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 07/04/21

Estado do Piauí recebe habilitação para mais 55 leitos de UTI no combate à Covid

O estado do Piauí foi contemplado com a habilitação de 55 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com a  Covid-19. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7).

Com essa nova decisão, os leitos que antes eram custeados com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) passam a ser financiados pelo Ministério da Saúde. “Desde dezembro estamos pleiteando esse financiamento por parte do ministério, porém continuamos mantendo nossos leitos de UTI por meio de recursos próprios do Tesouro Estadual, e desde de março deste ano que conseguimos algumas habilitações “, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

As novas UTIs, que foram habilitadas, estão no Hospital Getúlio Vargas (20), Hospital de Urgências de Teresina (30) e Hospital Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato.

“Para conseguir essas habilitações, primeiro fazemos as montagens dos leitos, colocamos em funcionamento, em seguida fazemos a solicitação, durante a reunião da Comissão Intergestora Bipartite, e após enviamos um ofício ao Ministério da Saúde, além do cadastro no sistema de estabelecimentos de saúde, e com isso pleiteamos a habilitação”, explica o gestor.

Atualmente, o estado do Piauí conta com 233 leitos de unidade de terapia intensiva habilitados pelo Ministério da Saúde. As UTIs estão em hospitais das cidades de Teresina, Bom Jesus, Floriano, Piripiri, Oeiras, Parnaíba e Picos.


Fonte: 180 Graus, com informações da Ascom

sobre o autor

Josely Carvalho
Josely Carvalho 11966 posts

Jornalista e Relações Públicas, formada pela Universidade Estadual do Piauí.

POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Jovem de apenas 18 anos morre de AVC e causa comoção em cidade do Piauí

Um jovem identificado como Allyson Ribeiro, de 18 anos, faleceu na manhã da última segunda-feira, 22. De acordo com informações, as supostas causas da morte teria sido um Acidente Vascular

DESTAQUES

Piauí terá mais um final de semana com Lei Seca devido a Covid-19 e acidentes

O estado do Piauí terá mais um final de semana com restrições ao comércio e ao consumo de bebidas alcoólicas. O novo decreto que estabelece a chamada ‘Lei Seca’ foi

DESTAQUES 0 Comments

PATOS | Agenilson e Saulino serão empossados no domingo (1). Confira a programação!

Reeleito, o prefeito de Patos do Piauí, Agenilson Dias, o vice-prefeito, Saulino Reis e os nove vereadores serão empossados, para o quadriênio 2017\2020 no próximo domingo, 01. A programação foi