Connect with us

DESTAQUES

Estudante de escola pública do Piauí ganha bolsa integral para estudar física nos Emirados Árabes

Publicado

em

O estudante Haziel Soares, de 19 anos, natural da cidade de Barras, distante 128 km de Teresina, se prepara para cursar Física no campus da Universidade de Nova York em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos a partir do segundo semestre de 2022.

Em conversa com o g1 Piauí, o estudante de escola pública, que veio morar em Teresina em 2017, contou que sempre gostou das disciplinas da área de exatas, mas também tinha aptidão por disciplinas em outras áreas como química.

Perfil multidisciplinar

Haziel contou ainda ter um perfil mais interdisciplinar e com isso, passou a procurar por conta própria, na internet, histórias de alunos que resolveram buscar no exterior por um ensino que focasse em diversas áreas de conhecimento, foi aí que conheceu a Brasa, uma associação de estudantes brasileiros no exterior.

“Sempre tive um perfil mais interdisciplinar e as universidades do Brasil não tinham esse perfil. Eu queria ter acesso a mais recursos disciplinares para explorar minhas áreas de interesse” explicou Haziel.

A primeira tentativa para ingressar em uma instituição no exterior foi no ano de 2020, mas por conta da pandemia, o processo não foi levado adiante. Já em 2021, ao realizar a segunda tentativa, Haziel se candidatou primeiro para Universidade de Nova York, e logo em seguida para mais 20 instituições fora do Brasil.

Piauiense de escola pública ganha bolsa integral para Universidade Nova York

Piauiense de escola pública ganha bolsa integral para Universidade Nova York

Apesar da vontade de estudar em uma instituição no exterior, Haziel fez o Exame Nacional do Ensino Médio, segundo ele, para garantir uma vaga aqui em Teresina. O resultado veio, em 2020 Haziel passou em 1º lugar para Física na Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Publicidade

Universidade de Nova York com campus em Abu Dhabi

O resultado esperado por Haziel veio em fevereiro de 2022, quando o estudante recebeu um e-mail com a carta de aceite na instituição. Segundo ele, a experiência mais marcante da sua vida foi o primeiro contato com os alunos e professores do campus, ainda de forma online.

Carta de aceite de aluno de Teresina em campus da Universidade de Nova York — Foto: Reprodução Pessoal

Carta de aceite de aluno de Teresina em campus da Universidade de Nova York — Foto: Reprodução Pessoal

“Quando eu vi a carta de aceite, eu nem acreditava. Já tive contato através de uma aula online com alunos e professores do campus. Foi a experiência mais incrível da minha vida”, contou ele.

Além da carta de aceite, Haziel também foi informado de que todas as suas despesas com alimentação, material didático, locação e outros, durante os 4 anos de graduação, serão custeadas pela instituição. Enquanto se prepara para a viagem, Haziel continua treinando o inglês, principalmente na parte acadêmica. Além dele, mais 4 brasileiros também ingressarão na instituição.

Expectativa para o curso

O estudante conta que já está na expectativa para viver uma realidade completamente diferente da que está habituado, e que as experiências que terá durante os próximos quatro anos ajudarão na sua formação social, já que segundo ele, o campus de Abu Dhabi oferece contato com estudantes de mais de 120 países, e esse foi um dos principais motivos que o fez escolher a instituição.

Campus da Universidade de Nova York em Abu Dhabi — Foto: Reprodução Internet

Campus da Universidade de Nova York em Abu Dhabi — Foto: Reprodução Internet

“Um motivo que me atraiu bastante na Universidade de Nova York, principalmente o campus de Abu Dhabi, que é o que eu vou estudar, é porque lá é um campus internacional. A universidade em si tem alunos de mais de 120 países, então são várias línguas. Então o corpo de estudantes é bem diverso, além de que lá tem muitos recursos para pessoas que tão fazendo graduação, pra fazer pesquisa” falou ele.

Papel social

O estudante contou ainda sobre o desejo de trabalhar para que haja o maior incentivo à ciência nas escolas, já que ele acredita que muitos estudantes também queiram seguir na carreira acadêmica mas esbarram na falta de oportunidades e incentivo financeiro.

Publicidade
Estudante de Teresina ganha bolsa integral para estudar física nos Emirados Árabes — Foto: Arquivo pessoal/Haziel Soares

Estudante de Teresina ganha bolsa integral para estudar física nos Emirados Árabes — Foto: Arquivo pessoal/Haziel Soares

“Eu consegui definir um propósito pra minha vida que seria contribuir para divulgação científica mas relacionada a educação e ensino, então quando eu for pra universidade eu acredito que vou conseguir desenvolver as habilidades necessárias porque eu quero realmente trabalhar pra que haja o incentivo maior à ciência nas escolas públicas, principalmente porque eu acredito que pode ter muitos estudantes que queiram seguir a carreira científica mas simplesmente não tem um incentivo ou recursos” finalizou ele.

Família orgulhosa

A mãe do estudante, Maria Antônia Oliveira, contou que sente orgulho do filho e ficou feliz com o resultado. Segundo ela, foram horas e horas de dedicação diária de Haziel para alcançar seu objetivo final.

“Eu to muito feliz por essa conquista dele, é uma coisa que a gente não esperava, aí no dia 15 de fevereiro quando ele me chamou pra me dizer, eu demorei um pouco a acreditar, mas eu agradeço muito a Deus pelo esforço dele, que eu via por horas e horas ele estudando e tá valendo a pena, graças a Deus” comemorou a mãe.

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS