Connect with us

Belém do Piauí

Estudantes de Belém do Piauí se destacam em redação do Enem; confira

Publicado

em

No município de Belém do Piauí, estudantes que concluíram o ensino médio no Centro Educacional Sebastião de Sousa – CESS, obtiveram ótimo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última segunda-feira, 29 de março.

O portal Cidades na Net reuniu cinco estudantes que se destacaram na redação,  atingindo notas acima de 800. Na ocasião, eles compartilharam sobre a rotina de estudos, os desafios e angústias de se preparar  para o exame em meio ao ensino remoto, bem como comemoram o resultado positivo alcançado.

Para a  estudante Yasmim de Carvalho Leal, de 17 anos, que obteve a maior pontuação dentre os alunos da escola com 960 na redação, a nota é um resultado  que revela esforço e dedicação.

“Muita gratidão pelo resultado obtido, pois não foi um ano fácil, e por algumas vezes eu me subestimei muito devido adversidades, entretanto, com dedicação e força de vontade consegui me sobressair e quando recebi esse resultado me senti realizada, percebi que realmente era capaz”, disse o estudante.

Publicidade

Yasmin que concluiu o ensino médio em 2020, explica que em meio as dificuldades que enfrentou, as aulas remotas foi o maior desafio. “Esse ensino de forma remoto, nesse ano atípica é mais degastante, afeta nosso físico e psicológico”, afirmou.

Essa não é a primeira vez que Yasmin se destaca, no ano de 2019, ela foi selecionada a partir de um concurso de redação, para participar do programa Jovem Senador, e representou o Piauí em Brasília.

Segundo ela, tinha uma rotina dividida em assistir as aulas da escola pela manhã e tarde focava somente no Enem. Ela também explica que mesmo já tendo se destacado antes em redação, o ano de 2020 foi de medo, incerteza e frustração. Porém afirmou que tem com a redação uma relação de amor e agrega a nota também a isso. “O que tenho conquistado é através da minha escrita”, destacou.

A aluna que sempre estudou nas escolas públicas de Belém, disse que tem muito amor por letras, mas ainda não sabe qual curso superior quer cursar, e foi suscita ao  dizer que  quer seguir numa profissão altruísta onde possa ajudar os outros.  “Então, ainda estou tentando entender no que sou boa,  para poder ajudar os outros a partir disso”, frisou.

Ela finalizou dizendo que não esperava tamanho desempenho, mas que esta feliz e realizada por ter dado certo, quando ainda expressou  gratidão a Deus e a todos aqueles que a apoiam.

Publicidade

A aluna, Nycolle Chelda Macedo Ribeiro, obteve nota 920, na redação e disse que se surpreendeu com o resultado alcançado. “Eu não esperava e fiquei muito feliz, por essa nota, pois alcançar esse resultado não é fácil, principalmente, em meio a pandemia que trouxe tantas mudanças e tivermos que nos adaptarmos ao ensino remoto”, pontou.

A estudante, de 17 anos, que concluiu o terceiro ano do ensino médio,  disse  que mesmo com as aulas remotas conseguiu aprender muito com seus professores no Cess. “Eu estudava no Cess pela manhã com aulas online e a tarde assistiu aulas de cursinho gratuitos no youtube, também, comprei um curso online de correção de redação, onde eu escrevia o texto, enviava e eles corrigiam”, informou.

A estudante disse que está avaliando opções de curso superior e citou farmácia, como uma de suas preferências.

Eduarda da Silva Marques, de 17 anos, que também sempre estudou em escola pública fez 900 pontos na redação. “No início fiquei bem apreensiva por toda anormalidade do ano, além do grau de dificuldade que é o Enem em sí, então estudava pela manhã, e a tarde me preparava para Enem, assistindo cursinho com aulas onlines no youtube e treinando  redação”,explicou.

Segundo ela,  ficou muito surpresa com resultado e feliz.  “Não é fácil, a gente passa por toda uma rotina exaustiva de estudos, e em meio a esse período atípico tudo é mais complicado, mas deu certo e estou muito satisfeita com meu desempenho”, ressaltou.

Publicidade

“Eu sempre quis poder fazer um curso superior, é um sonho, e também almejo muitas outras coisas, e sou consciente, que somente por meio da educação é que vou conquistar. Por isso, quero dizer para outros estudantes, não desistirem, porque não é fácil realmente, principalmente, nesse período de pandemia, mas com força de vontade é possível, se insistirmos e persistimos no momento certo acontece”, disse Eduarda emocionada.

Raislucio de Carvalho Leal, obteve 840 da redação. Aluno dedicado, ele revezava entre estudar o terceiro ano do ensino médio e se preparar para o Enem.

“Quando iniciou a pandemia e as aulas presenciais foram suspensas, foi um susto, então o primeiro desafio foi me adaptar a essa nova realidade, e apesar de todas as dificuldades que envolve esse processo, eu sou grato, porque eu tinha como estudar, por ter acesso a internet, o que era não é a realidade de todos na escola, e assim me esforcei para alcançar esse resultado positivo”, relatou.

Ele expressou seu sentimento de alegria pelo seu desempenho na redação. “Fique feliz e surpreso, porque mesmo em meio a tantas adversidades em conseguir me sobressair”, frisou.

Segundo ele, seu sonho é ser professor de história, por ser uma profissão que admira, no entanto disse que  por enquanto vai adia-lo. O estudante disse que no  momento vai buscar  viabilizar outros  cursos como  direito ou psicologia.

Publicidade

O estudante disse que foi motivado pelo sonho de fazer um curso superior para assim tentar mudar o contexto em que está inserido, e ter condições de vida melhor. “Eu acredito que somente por meio da educação eu posso obter a transformação que tanto almejo”, afirmou o adolescente que ainda agradeceu a Deus, aos seus professores e amigos por todo apoio e incetivo.

Márcio dos Santos Leal, de 20 anos, terminou o ensino médio no ano 2019 e estudava através de uma plataforma de cursos que pagava. Ele obteve  840 na redação.

Márcio relatou os desafios de estudar sozinho em meio a pandemia. “Desaminei algumas vezes, cheguei a passar uns três meses parado, somente depois  já reta final retomei os estudos, onde revisava o que já havia aprendido e fazia  simulado, então meu maior desafio era mesmo”, relatou.

Segundo ele, quando teve acesso a sua nota sentiu alegria e alívio. “Ver ali o resultado do nosso esforço, junto a uma oportunidade de poder concorrer para poder fazer um ensino superior é muto gratificante”. disse ao completar dizendo que tem em mente algumas opções  de cursos como medicina veterinária, psicologia, enfermagem ou fisioterapia.

Outros estudantes obtiveram boa pontuação na redação, como Raislara de Araujo de Ribeiro(800), Haillys Carvalho (780), Ana Márcia C (740), Ana Márcia O (740) e Jamira Kamanda (720)

Publicidade

A  diretora da Cess, Maria Auxiliadora Bento de Assis e o prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, parabenizaram os estudantes pelo desempenho na redação do Enem 2020.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS