Connect with us

DESTAQUES

Ex-estudante de medicina é indiciado por mais dois estupros no Piauí; jovem foi condenado pelos abusos da irmã e da prima

Publicado

em

A Polícia Civil indiciou o ex-estudante de medicina, de 23 anos, por mais dois estupros de vulnerável. As vítimas são primas do jovem, e têm atualmente 16 e 20 anos, mas que na época do crime eram menores de idade.

O ex-estudante, que não terá o nome divulgado para não expor as vítimas, encontra-se preso na Penitenciária Irmão Guido após passar mais de um ano foragido na Argentina. Ele foi condenado a 33 anos de prisão pelo estupro de uma irmã e uma prima, de 9 e 12 anos.

O advogado de defesa do ex-estudante, Eduardo Faustino, não foi encontrado para comentar sobre o novo indiciamento.

O recente inquérito concluído contra o jovem estava sendo investigado pela Delegacia de Luís Correia, Litoral do Piauí. Conforme a denúncia, os crimes ocorreram quando as duas irmãs passavam as férias na casa do suspeito.

O inquérito do caso foi encaminhado à Justiça, no entanto, retornou para o Ministério Público do Piauí, que solicitou novas diligências referentes a documentação do processo. Ao g1, a Polícia Civil informou que vai colher os documentos solicitados para que o caso siga para o Judiciário.

Publicidade

Vítima se diz arrependida por não ter denunciado antes

Jovem relata como aconteceram os supostos abusos que sofreu — Foto: TV Clube

Jovem relata como aconteceram os supostos abusos que sofreu — Foto: TV Clubehttps://f046c2c04e50de097ab102539705229f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Em entrevista à TV Clube ano passado, a vítima atualmente com 20 anos contou que decidiu não denunciar o caso porque ‘quer esquecer’ o que aconteceu e seguir a vida sem lembrar dos abusos.

Chorando muito, a jovem disse que os abusos ocorreram dos 12 aos 14 anos. Segundo ela, há pelo menos cinco anos não tem nenhum contato com o estudante. A jovem disse que os abusos aconteciam sempre que ia passar férias na casa da família do estudante.

“Ficavam sempre as meninas juntas. A gente ficava no celular, jogando, assistindo… E do nada, sem as pessoas perceberem, ele me trancava dentro do quarto e pegava nas minhas partes íntimas” detalhou ela.

A jovem se diz arrependida de não ter contado dos abusos antes.

“Ele tem pagar o que ele fez. Eu me arrependo muito de nunca ter dado nenhum sinal, porque se eu tivesse falado com alguém, minhas primas eu acho que não teriam passado por isso tudo”, declarou.

Extradição

Condenado por estupro de irmã e prima chega ao PI para cumprir pena

Publicidade

O jovem chegou em Teresina durante a madrugada de quinta-feira (9) após ter sido extraditado da Argentina. Ele foi preso na cidade de Mar Del Plata, na Argentina, em janeiro de 2023, depois de mais de um ano foragido.

Após sua chegada ao Piauí, por volta das 4h, ele foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML), para exame de integridade física. Em seguida, ele foi conduzido para a Central de Flagrantes e depois para a audiência de custódia.

Condenado por estupro de irmã e prima chega ao PI para cumprir pena após extradição da Argentina — Foto: Divulgação/PC-PI

Condenado por estupro de irmã e prima chega ao PI para cumprir pena após extradição da Argentina — Foto: Divulgação/PC-PI

Prisão na Argentina

Condenado por estupro no PI, ex-estudante de medicina é preso na Argentina

O condenado adotou o nome falso de Pedro Saldanha, deixou o cabelo crescer e vivia tranquilamente como garçom na cidade de Mar del Plata, na Argentina. Ele foi preso no dia 17 de janeiro, depois de mais de um ano foragido.

Publicidade

O delegado Anchieta Nery, atualmente integrante da Inteligência da Polícia Civil do Piauí, mas que comandou a Delegacia de Repressão a Crimes de Internet até o fim de 2022, contou que a primeira pista do paradeiro do ex-estudante aconteceu online.

“A Polícia Civil ficou por mais de um ano tentando localizá-lo. No fim do ano, surgiu uma informação dele na Argentina, a partir daí, o delegado [Matheus] Zanatta nos acionou, para por meio dos dados cibernéticos confirmar essa identidade, se aquela pessoa que estava tendo uma vida tranquila na Argentina era ele, com o suposto nome de Pedro Saldanha”, contou o delegado.

A polícia contou que pessoas que conviviam com ele na Argentina desconfiaram de algumas atitudes e entraram em contato com a polícia no Piauí. Ainda à distância, a polícia buscou confirmar a identidade do foragido.

Condenado por estupro no PI, ex-estudante de medicina foragido da Justiça é preso na Argentina — Foto: Divulgação

Condenado por estupro no PI, ex-estudante de medicina foragido da Justiça é preso na Argentina — Foto: Divulgação

Em seguida, de forma presencial, segundo o delegado, a polícia chegou a acompanhar de perto a rotina do foragido. Quando a identidade foi confirmada, a Polícia Civil do Piauí solicitou ajuda da polícia da Argentina e da Interpol.

“Ele tinha uma vida tranquila em Buenos Aires, mas quando ele viu que saiu a condenação, de 33 anos de prisão, isso pode ter mexido com o emocional dele e ele mudou de cidade, para Mal del Plata”, contou.

A prisão foi efetuada com apoio da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), do Corpo de Investigação Judicial (CIJ) do Ministério Público Fiscal de Buenos Aires e da Polícia Federal Argentina.

Publicidade

Condenação

Em novembro de 2022, o jovem foi condenado pelos estupros contra a prima de 12 anos e a irmã de nove anos. Pelo estupro de outra irmã, com então 3 anos, o réu foi absolvido.

Pelo crime contra a prima, o juiz Raimundo Holland Moura de Queiroz, da 5ª Vara Criminal de Teresina, determinou pena de 10 anos, 4 meses e 7 dias pelo abalo psicológico e relações domésticas.

Já contra a irmã de nove anos, a pena foi de 23 anos e 4 meses, sendo consideradas, além do abalo psicológico, relações domésticas e ser irmão paterno da vítima.

Os crimes

Polícia investiga estupros contra crianças em Teresina — Foto: Caroline Oliveira/g1

Polícia investiga estupros contra crianças em Teresina — Foto: Caroline Oliveira

Os crimes foram denunciados pelas mães das vítimas à Delegacia de Proteção à Criança e Adolescência (DPCA), em Teresina, em setembro de 2021.

As vítimas, de 3 a 15 anos na época, revelaram os abusos, que ocorriam entre jogos e brincadeiras, segundo a polícia, principalmente dentro do quarto do estudante, que morava com o pai, a madrasta e as duas irmãs.

Publicidade

Ele estudava medicina em uma faculdade em Manaus, depois das denúncias foi expulso do curso e fugiu. Em mensagem à madrasta, o estudante chegou a confessar o crime e pediu perdão.

Fonte: g1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS