Connect with us

GERAL

Família pede doação de sangue para jovem que foi atingido por um tiro durante assalto em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

Após ser atingido por um disparo de arma de fogo, há cerca de vinte dias, durante um assalto na residência de seus avós, na localidade Serra do Provisio II, na zona rural de Vila Nova do Piauí, o jovem João Paulo de Sousa, de 26 anos, continua internado na UTI do Hospital Regional Justino Luz, em Picos e segundo informações de seus familiares, repassadas ao Cidades Na Net, o estado de saúde do jovem é grave, e o mesmo estar precisando urgentemente de sangue.

Para isto, a família de João Paulo mobiliza uma campanha na internet para que possa sensibilizar doadores de sangue. João Paulo foi alvejado por um disparo que percorreu o pulmão, pâncreas, diafragma e se alojou nos rins, desde então o mesmo tem passado por constantes cirurgias e o quadro só se agrava.

As doações devem ser feitas no Hemopi – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí – e indicadas para Joao Paulo.  O endereço do Hemopi é Praça Dr. Antenor Neiva, S/N, telefone: (89) 2422-2138, em Picos, ao lado do Hospital Regional Justino Luz.

_Quem pode e não doar sangue 

Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter peso acima de 50 Kg; ter idade entre 18 e 69 anos. Também podem doar os jovens de 16 e 17 anos, desde que tenham o consentimento formal do responsável legal.

Publicidade

É importante lembrar de que não é necessário doar sangue em jejum. A recomendação é fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação; e evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas. (Ascom HEMOPI).

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS