Connect with us

DESTAQUES

Feira é lançada e vai mostrar potencialidade dos municípios do Piauí

Publicado

em

Após 10 anos, a Feira dos Municípios do Piauí será retomada. O evento municipalista foi lançado na manhã desta quarta-feira (7), no Centro de Convenções, em Teresina, com a participação de prefeitos de vários municípios do Piauí.

O evento é considerado uma das exposições mais importantes do estado, pois reúne cultura, costumes, as principais comidas típicas e outras potencialidades dos municípios piauienses em um só lugar.

Promovida pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), em parceria com o Grupo Meio Norte, Kalor Produções e Centro de Convenções de Teresina, a Feira dos Municípios acontecerá em setembro, no período de 21 a 24, no Centro de Convenções de Teresina.

No evento de lançamento, foi apresentado, em primeira mão, a maquete virtual do espaço da Feira, que vai trazer uma mega estrutura. A Feira dos Municípios 2023 ocupará todos os espaços do Centro de Convenções de Teresina.

O objetivo é estimular a divulgação e produção dos municípios piauienses, com uma extensa programação com palestras com palestrantes nacionais renomados, apresentações culturais e shows, estandes com exposição de artesanato, culinária, serviços e ações.

A Feira é, também, um ambiente de troca de experiências, negócios e diálogo entre prefeituras e empresas privadas, possibilitando a melhoria dos serviços públicos e o investimento em ações que viabilizem o turismo.

Publicidade

O prefeito Antoniel Sousa, o Toninho, que é presidente da APPM, afirmou que a retomada da Feira era uma das propostas da sua gestão à frente da entidade, para mostrar o potencial e os avanços que o Piauí teve ao longo dessa década, desde a última edição do evento.

“O Piauí, nesses dez anos, se destacou em diversas áreas, tendo se tornado um dos maiores produtores de energias renováveis, no agronegócio, como um dos maiores produtores de soja, na apicultura, na ovino e caprinocultura. O Piauí tem muito o que mostrar, e nós vamos fazer isso através da Feira, cuja missão é de divulgar os municípios, o que nós temos de melhor.”, disse o presidente.”, disse.  

Toninho destacou que nessa edição da Feira, além das riquezas minerais, naturais, a área cultural vai ganhar posição de destaque. Os municípios vão levar ao evento artistas e a sua produção cultural.

O jornalista Wrias Moura, diretor do Grupo Meio Norte, salientou que a Feira foi realizada por 20 anos, e será retomada num momento importante, de retomada das atividades pós pandemia.

“O estado teve várias iniciativas importantes que começaram a surgir, de desenvolvimento e tecnologia, e a gente acredita que esse ano a Feira vai ter a capacidade de realmente potencializar ainda mais essas estratégias que cada um desses municípios estão desenvolvendo, vão mostrar na Feira e que podem servir de exemplo para outros. É um momento de interação com as instituições públicas e privadas, apresentação da cultura, do artesanato, potenciais de produção e desenvolvimento.”, disse.

Em seu pronunciamento, Wrias defendeu que o Piauí seja mais acreditado e valorizado pelo seu próprio povo. “A Feira é isso, uma iniciativa de valorização do que é nosso, das nossas potencialidades.”

Admaelton Bezerra, de São José do Piauí, foi um dos prefeitos presentes no evento de lançamento da Feira. O gestor, que também é 2º vice-presidente da APPM, destacou que esse é um momento de fortalecimento dos municípios, tanto através da Feira dos Municípios, que acontece em setembro, bem como, pela realização do Congresso das Cidades, que está acontecendo desde a última segunda-feira, na capital.  

“Ambos são eventos muito importantes, por permitir que nós prefeitos e as equipes de gestão possam obter novos conhecimentos a partir das palestras, do diálogo aberto dos gestores entre si, com o meio político, com órgãos e empresas privadas. E a Feira, em específico, ainda é um espaço de amostra, um evento que vai ser muito grande e onde os municípios vão apresentar a sua cultura, produção, seus recursos e potenciais, enfim, aquilo que tem de melhor.”

O evento foi prestigiado por diversas autoridades, como o vice-governador Themístocles Filho, a senadora Jussara Lima; os deputados federais Júlio César e Jadyel Alencar; o superintendente da CODEVASF, Marcelo Filho; o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros; o presidente da ALEPI, deputado Franzé Silva; a prefeita de Capitão Gervásio, Gabriela Coelho, que é presidente do Conselho da Mulher Municipalista; o vereador José Cardoso, presidente da AVEP, dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS