Connect with us

DESTAQUES

Festa do Vaqueiro de Pio IX reúne vaqueiros locais e conta com a presença do ministro Ciro Nogueira

Publicado

em

A cidade de Pio IX foi palco, mais uma vez, para a Festa do Vaqueiro, evento comemorado nesta sexta-feira, 29, e organizado pelo vice-prefeito Etinho Bezerra e vaqueiros amigos, com o apoio da prefeitura de Pio IX, através do prefeito Silas Noronha e da vereadora Eliane Bezerra.

A programação contou com cavalgada, missa do vaqueiro realizada pelo padre Gregório e shows em praça pública, reunindo a população, dezenas de vaqueiros, e autoridades políticas, como o ministro Ciro Nogueira; o prefeito Silas Noronha, a deputada Federal e candidata à reeleição, Margarete Coelho; o deputado estadual e também candidato à reeleição, Pablo Santos; o ex-senador João Vicente Claudino e o prefeito de São Julião, Samuel Alencar.

A concentração para a cavalgada teve início às 16h, ao lado da PI 142, próximo ao posto São José. Por volta das 17:30h, vaqueiros, vaqueiras e autoridades políticas desfilaram montados a cavalo pelas principais ruas de Pio IX. O desfile contou ainda com a presença de Romário Aboiador de Campos Sales-CE, que entoava versos e toadas juntamente com as poetisas piononenses, Débora Aglis e Natyele Sousa. As bandeiras do Brasil, do Piauí e de Pio IX foram conduzidas respectivamente por Débora Pinheiro, Natali Bárbara e Gildete Souza.

A cada esquina, o desfile era acalorado com a presença de muitos espectadores que aplaudiam e faziam registros com celulares. A missa do vaqueiro teve início às 18:30h no palco montado na praça da Igreja Matriz e foi celebrada pelo pároco, Pe. Gregório, acompanhada por um coral composto por artistas locais.

Fiéis assistiram sentados enquanto os vaqueiros participantes assistiram montados nos cavalos, a exemplo do vice-prefeito Etinho Bezerra e o deputado Pablo Santos. Ao final da celebração o padre concedeu a palavra ao ministro Ciro Nogueira, à deputada Margarete Coelho, ao ex-senador João Vicente Claudino, ao prefeito Silas Noronha e ao vice-prefeito Etinho Bezerra.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_5883-1024x683.jpg

“Saibam todos vocês que hoje foi um dia marcante pra mim. Poder participar desse evento com os nossos vaqueiros, essa instituição que temos que valorizar, difundir e respeitar. Me trouxe muita alegria a forma como fui recebido. Me gera um compromisso muito grande com a gestão do prefeito Silas Noronha, que tem me dado a oportunidade de trabalhar por Pio IX”, disse Ciro Nogueira.

O prefeito Silas Noronha destacou a importância do evento para a cidade e ressaltou a presença do ministro nas festividades. “Com muita satisfação, participamos da primeira cavalgada na nossa gestão. E é uma alegria muito grande contar com a presença do ministro Ciro, que demonstra seu respeito pelo povo de Pio IX e valoriza as nossas tradições. Por isso, é com esse homem aqui, que tem palavra, que eu vou aperrear, para conseguir mais melhorias para nossa cidade”, disse o prefeito.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_9850-1024x683.jpg

A deputada federal Margarete Coelho parabenizou ao Pe. Gregório pela belíssima homilia, às meninas que fizeram o coral e aos aboiadores. A parlamentar tem uma estreita relação com Pio IX, inclusive é a madrinha do atual procurador do município, Dr. Juarez Alencar. “Muito feliz de voltar à essa cidade que me viu crescer e que já me deu tantas alegrias.” Disse a deputada.

Emocionado, o vice-prefeito Etinho Bezerra, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de manter tradições como esta vivas na cidade. “As minhas palavras são de agradecimento. A missa do vaqueiro já é tradição na nossa cidade. Essa é a 11º edição que a gente realiza e eu agradeço a todas as pessoas, às crianças que participaram e aos vaqueiros que abrilhantam mais ainda essa festa. Também agradeço a presença do deputado Pablo Santos e ao prefeito Silas, pelo apoio e confiança. E, se Deus quiser, logo em breve, vamos contar também com um governador do Piauí que também vai nos ajudar”, pontuou Etinho Bezerra.

Fonte: ASCOM

Mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS