Connect with us

DESTAQUES

Festejo da Padroeira de Picos é aberto, oficialmente, com procissão e hasteamento de bandeira

Publicado

em

Teve início na madrugada desta terça-feira (06), às 04h00, a abertura oficial dos Festejos de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Picos. Os devotos andaram em procissão pelas principais ruas da cidade e, por fim, o Padre Chiquinho hasteou a bandeira da Santa que ficará erguida até o dia 15, último dia dos eventos.

Mesmo iniciando oficialmente hoje, foi nesta segunda-feira (05), às 18h00, a abertura da programação da festa da Padroeira, que é um dos principais eventos religiosos que são cultivados em Picos há mais de 160 anos.

“Para nós é um momento de revigorar a nossa fé e celebrarmos o 169º aniversário de N.S. dos Remédios aqui na cidade. Também é um momento forte, de uma espiritualidade inspirada nela, com seu testemunho e intercessão. E é um momento de nos revigorarmos também olhando para uma cristã verdadeira, para sermos bons cristãos nos dias de hoje”, disse Padre Chiquinho, pároco da Igreja Matriz.

Um fator que chamou a atenção foi a quantidade de crianças e adolescentes acordados, em plena madrugada, para participarem de um evento religioso. Entre eles estava o Cláudio Antônio, de seis anos de idade, acompanhado de sua tia Ana Lúcia.

De acordo com ela, todos os anos ele, por morar em um bairro mais afastado da cidade, dorme na casa dela para poder participar da procissão. “Eu sempre trago porque ele pede. Como mora distante, fica ruim para vir nesse horário. Então ele vem e dorme lá em casa para vir comigo à procissão”.

Publicidade

“Eu gosto muito de participar das procissões. Meu maior sonho é ser padre. Desde bem pequenininho eu já tenho isso. Ninguém me mandou. Essa é minha vontade. Por isso gosto tanto de participar de tudo aqui”, disse ela entusiasmado.

Além de um rito religioso, para muitos, os festejos são uma oportunidade de lembrar e sentirem próximos dos que já partiram. Este é o sentimento da professora Amélia Barão, que disse ficar sempre emocionada neste período, pois lembra das vezes em que acompanhou sua mãe nas procissões.

“Desde que eu era criança, minha mãe vinha e me trazia. E, para mim, toda vez que venho é uma nova história porque ela não está mais comigo, mas a sinto presente aqui. Eu sempre, quando chego, encontro alguém mais velho para ficar perto para sentir a presença dela. É um prazer imenso participar. Eu não venho nem pedir mais nada, só venha agradecer por tudo que Nossa senhora faz por nossas vidas, pelas bênçãos que ela nos dá”, declarou alegremente.

Confira abaixo a programação

Padroeira 2019 (Programação)

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS