Connect with us

Belém do Piauí

Festival de Quadrilha e show com Alcymar Monteiro encerra o ‘Belarraiá do Caboclo Nordestino’; veja fotos

Publicado

em

Por mais um ano, o povoado Caboclo, situado no município de Belém do Piauí, foi palco de um grande evento cultural promovido pela Prefeitura Municipal, denominado “Belarraiá do Caboclo Nordestino”. O evento teve início na quinta-feira (6), com diversas apresentações culturais, e encerrou nesta sexta-feira (7), com o festival de quadrilhas e shows de forró.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

A abertura do segundo dia de festa foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que trouxe uma apresentação cultural com o grupo de dança “Caboclos Arretados”, formado em sua maioria, por moradores do povoado Caboclo.

Em seguida, um dos momentos de maior beleza do Belarraiá, o concurso de quadrilhas juninas. Mais que uma competição, o Festival foi marcado pela celebração da cultura nordestina. Os quatro grupos apresentaram um verdadeiro espetáculo de cores, coreografia e muita alegria, encantando o público presente. A primeira a se apresentar foi a “Arrastapé”, de Picos, seguida da “Caboclo Nordestino”, de Belém, “Chamego Bom”, de Jaicós, encerrando com a “Mistura Caipira”, de Paulistana.

A grande campeã foi a quadrilha de Paulistana. O grupo apresentou o tema “Aboiô, ê boi”, enaltecendo a figura do vaqueiro nordestino, forte e lutador. A apresentação da quadrilha “Mistura Caipira” convenceu não apenas o corpo de jurados, como também, ao público. Em segundo lugar ficou a representante de Jaicós. Como forma de incentivo à cultura popular e às quadrilhas juninas, a Prefeitura Municipal ofereceu premiação de R$ 1,5 mil para a campeã e 750 reais para a vice.

Após o Festival, subiu ao palco do Belarraiá a principal atração do evento, Alcymar Monteiro, um dos grandes intérpretes da música popular nordestina e um dos artistas mais solicitados das festas juninas. O cantor trouxe ao evento um show marcante, com foco na autêntica música nordestina, o forró tradicional. A segunda atração da noite foi o cantor Paulo Henrique, seguido do sanfoneiro Alvino Luz, que encerrou sua apresentação já na manhã deste sábado (8).

Publicidade

Nos dois dias, o evento recebeu um grande público, se consolidando como um dos maiores eventos do segmento na região. Dentre outros, personalidades como o deputado federal Marcelo Castro, os deputados estaduais Severo Neto e Luciano Nunes, prefeitos de outros municípios, como Chico Carvalho (Massapê), Agenilson Dias (Patos), Márcio Alencar (Alegrete), Nonato Alencar (Francisco Macedo) e Renato Pio (São Luís do Piauí), e do município de Belém, como o prefeito Ademar Carvalho, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), os vereadores Bernardino Carvalho – presidente da Câmara, Francisco Felipe (Cicisso), Ildilmar Granja, Luís de Sousa (Luisinho) e Antônio Marcelino, e os secretários municipais, dentre outros.

O objetivo da festa é valorizar e manter viva a cultura popular nordestina, proporcionando lazer e entretenimento à população e movimentando a economia local. O Belarraiá foi elogiado pelos deputados presentes.

 “Esse evento é uma iniciativa de grande importância, por manter essa tradição que é nordestina, e que aqui em Belém do Piauí não é diferente, é uma tradição muito forte, viva e que deve ser apoiada. E o prefeito Ademar vem fazendo esse grande trabalho, promovendo todos os anos essa festa junina, trazendo atrações de renome, que realmente tem a ver com as festas juninas, como o Alcymar Monteiro. Toda a gestão está de parabéns pela realização dessa belíssima festa”, disse Severo Neto.

O deputado estadual frisou que, além de prestigiar o Belarraiá, a visita ao município é uma oportunidade de reencontrar os amigos e correligionários políticos. “Nossa presença aqui no Arraiá já é tradição. Estivemos aqui ano passado, ano retrasado e certamente ano que vem estaremos aqui novamente, para prestigiar e rever os nossos amigos, a população de Belém, esse município pelo qual temos um grande carinho e muita gratidão”.

“Muito bom visitar o município de Belém do Piauí, mais especificamente, o povoado Caboclo, e participar desta grande e belíssima festa que faz inveja a muitos municípios grandes do estado do Piauí e do nosso nordeste. E aqui reencontra grandes amigos, pessoas que me acompanham desde a minha primeira eleição, o Francisco Antônio e toda a sua família, enfim, pessoas que fazem parte da minha história. É um motivo realmente de muita alegria ver a transformação, a mudança, a pujança do município que cresce a cada dia, e aqui nessa manifestação cultural com a congregação de todos que fazem esse município e essa região. Deixo aqui os meus parabéns para todos os envolvidos na realização desta festa, que proporciona entretenimento à população, mas, principalmente, valoriza a nossa cultura popular”, disse o deputado Luciano Nunes.

Publicidade

“Inicialmente, quero parabenizar o meu amigo, o prefeito Ademar, e toda a comissão organizadora que fez um trabalho extraordinário. Tudo muito bonito, rico em beleza e mais ainda em cultura, como exemplo, as quadrilhas de Picos, Jaicós, Paulistana e a de Belém, todas num nível extraordinário; e o cantor principal, Alcymar Monteiro, um dos mais solicitados artistas das festas juninas no Nordeste. Isso mostra a grandiosidade dessa festa”, disse Marcelo Castro.

Em entrevista, o parlamentar dirigiu elogios ao prefeito Ademar Carvalho, que exerce o seu terceiro mandato à frente da Prefeitura Municipal de Belém do Piauí. “Belém, como gosto de dizer, é uma jovem cidade, mas uma cidade bela e organizada. Sem dúvida alguma, entre as pequenas, é uma das melhores cidades do Piauí, uma das cidades mais bem administradas de todo o nosso estado. Não somente o prefeito, mas os vereadores e os secretários são dedicados e trabalham com amor e dedicação, fazem da administração o seu mister principal, o seu compromisso com sociedade de Belém. Por isso temos um prazer imenso de vir aqui e ver as coisas acontecendo. Eu, como deputado federal, inúmeras vezes votado aqui, tenho uma parceria muito sólida com essa cidade. É uma imensa satisfação ver esse município se desenvolver mais a cada dia e poder contribuir com esse processo”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS