Connect with us

DESTAQUES

Festival de Quadrilhas Juninas abre o ‘Arraiá Boa Esperança’ em Padre Marcos

Publicado

em

A cidade de Padre Marcos, situada a 393 km de Teresina, na região Sudeste, entrou no roteiro dos grandes eventos juninos do interior do Estado do Piauí, com a realização do I ‘Arraiá Boa Esperança’, iniciado na noite desta segunda-feira, dia 12 de junho.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

O evento cultural é promovido pela Prefeitura Municipal paralelo aos festejos religiosos do município, que tem como padroeiro Santo Antônio, um dos santos símbolos das festividades juninas. Padre Marcos, o único município que leva o nome de um padre, é um dos berços da educação no Piauí, e se destaca, também, pela tradição religiosa, que se mantém viva há 103 anos.

O evento leva o nome de Boa Esperança, uma referência à fazenda onde residiram os primeiros habitantes da região, dentre estes, o padre Marcos de Araújo Costa, fundador da Escola Boa Esperança, uma das primeiras do Piauí. O prefeito José Valdinar da Silva afirmou que Padre Marcos é uma cidade histórica e que o objetivo do evento é dar vida a essa história, enaltecendo não apenas as tradições do homem do campo, como também, a história do município, desde a fazenda Boa Esperança.

“Essa é a nossa primeira edição, e partir deste ano, vamos fazer uma imersão na nossa história. Temos muito a mostrar. Um município rico em cultura como o nosso, que tem Santo Antônio como padroeiro, não pode deixar de promover eventos como este. Além da valorização da nossa cultura, estamos proporcionando lazer e entretenimento, e elevando a autoestima da população. Nossa cidade está em clima de festa, colorida e o povo alegre. Estamos muito felizes com o sucesso do evento. No primeiro dia um grande público esteve presente”, disse.

Publicidade

Na programação do primeiro dia do evento, apresentações culturais e Festival Regional de Quadrilhas Juninas. Três quadrilhas participaram do concurso e apresentaram um show de coreografias. A grande campeã da noite, conforme decisão do corpo de jurados, foi a Mistura Caipira, da cidade de Paulistana. Em segundo lugar ficou a Arrastapé dos Caipiras, de Picos, e em terceiro, a junina Chamego Bom, de Jaicós. A organização distribuiu R$ 1,5 mil em prêmios, além de troféus.

“Para nós da Educação, enquanto gestão, estamos bastante felizes com o resultado. Foi muito positivo. Com a realização do primeiro Arraiá Boa Esperança, a história está sendo resgatada aos poucos em Padre Marcos. Vamos fazer deste evento mais uma tradição em nosso município. Ficou claro o entusiasmo da população de Padre Marcos”, disse Eraldo Carvalho, secretário municipal de Educação.

Linara Benedito, secretária de Cultura do município, expressou sua alegria em ver a cidade de Padre Marcos envolvida pela alegria das festas juninas. “É um prazer e uma alegria participar desta festa e ver a nossa cidade tão linda, tudo muito bem organizado. Padre Marcos está voltando a funcionar, as pessoas estão registrando, fazendo fotos, publicando nas redes sociais, mostrando a nossa cidade e voltando a ter orgulho do lugar de onde é e reconhecendo que Padre marcos é sim um lugar maravilhoso. Isso é maravilhoso. Que Deus continue abençoando este lugar”, disse.

Presenças
A primeira noite do evento foi prestigiada por um grande público. Dentre estes, autoridades como o vice-prefeito Valdo Benedito, vereadores e secretários municipais.

Shows
Outro atrativo do “Arraiá Boa Esperança” são as apresentações artísticas. Nesta terça-feira, 13, à noite, em praça pública, a Prefeitura Municipal promoverá shows com três atrações – Toca do Vale, Lamarck e o Forró Tô na Farra.

VEJA MAIS FOTOS DO 1º DIA:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS