Connect with us

DESTAQUES

Fiéis lotam igreja na 9ª noite de novena e missa no Festejo de São José, em Inhuma; veja fotos

Publicado

em

Celebrada na noite desta segunda-feira (18) a 9ª novena e missa do festejo de São José, padroeiro de Inhuma. Com o tema: “Mostra-me, senhor, os teus caminhos! Ajuda-me a responder ´sim´ ao teu chamado! (sl 25,4)”, a celebração presidida pelo pároco da Paróquia São José, Antônio Marcos, e concelebrada pelo padre Antônio Carlos, da cidade de Valença, iniciou pontualmente às 19h na Igreja Matriz.

A abertura da cerimônia, contou com a procissão de entrada dos noitantes, representada pelo Poder Executivo e Legislativo. O prefeito, Antônio Rufino da Silva Júnior, adentrou ao templo com a imagem de São José, levando até o altar, acompanhado da vereadora Kátia Cortez e do vereador José Raimundo, juntamente com o secretário de Educação e vereador, Marcos Antônio, e a vereadora Aparecida Barbosa.

Logo em seguida, houve a procissão de entrada do Ministério da Eucaristia seguido de várias crianças com idade entre quatro e sete anos, simbolizando José, Maria e o menino Jesus, denominada de entrada dos Josézinhos e das Mariazinhas que simbolizam a proliferação de José e Maria, os pais de Jesus.

Denominado como entronização da palavra, vários jovens deram entrada erguendo placas com suas respectivas profissões dirigindo-se até o altar para as bênçãos e, logo após, também na entronização da palavra, a vereadora Kátia Cortez empunhando a Bíblia Sagrada, conduzida por um móvel para entrega no altar.

A liturgia com a leitura da palavra foi prestigiada por centenas de fiéis e devotos que cantaram e acompanharam os cânticos ritmados com o Coral de São José. O ato foi marcado por muita fé por parte dos cristãos que se ajoelharam rezando e fazendo suas preces.

No momento da leitura litúrgica, o padre apresentou a todos os féis, entre suas profecias de fé e devoção, os três principais objetivos dentro da paróquia frisando com base no tema.

“O primeiro objetivo pastoral missionário de evangelização é a nossa reflexão sobre a vocação “Mostra-me, senhor, os teus caminhos! Ajuda-me a responder ´sim´ ao teu chamado! (sl 25,4); O outro objetivo, o financeiro, é para ajudar a concluir a reconstrução da Casa Paroquial cuja dívida é de 65 mil reais; o nosso terceiro objeto é destinar parte das arrecadações a formação sacerdotal dos seminaristas”, explicou

Ainda no momento de seu pronunciamento, padre Antônio Marcos, agradeceu a todos “zezinhos e mariinhas” acompanhados com seus pais onde abençoou-os no altar, agradecendo também por toda participação durante todos dias de festas.

“Temos gratidão pelas nossas crianças, mariinhas e zezinhos terem abrilhantado esta noite. Agradeço a todos os cristãos devotos por participarem de nossas festas”, agradeceu o padre.

Publicidade

Ocasião de grande representação e adoração é o momento em que o sacerdote ritualiza e anuncia mostrando a hóstia com corpo e sangue de Cristo convidando todos para contemplar.

Filas se formaram por todos os devotos que se dirigiram aos padres e também aos integrantes do Ministério da Eucaristia para tomarem a hóstia sagrada.

Depoimentos

O prefeito Silva Júnior, representante do Poder Executivo, falou do sentimento de felicidade em levar a imagem de São José até o altar. O gestor acrescentou também sobre a importância da realização das festividades e destacou também a participação das pessoas que moram em outras regiões do Piauí e do Brasil.

“É um momento onde me senti muito honrado em poder levar São José até o altar. O festejo é um período em que muita gente, além dos que residem aqui, vem de outras regiões do Estado e também de diversas partes do país. Temos pessoas aqui das cidades vizinhas, de Teresina, de Brasília, que são filhos de Inhuma e todos os anos sempre que podem, vêm prestigiar esse momento de muita fé, devoção e também agradecer a todas as graças alcançadas”, destacou o prefeito de Inhuma.

As intenções durante a missa, anunciadas, mencionara vários devotos e fiéis a São José. Dentre os nomes, estava a aniversariante da noite, que completou 81 anos de idade. Maria Nogueira de Souza, conhecida como Dona Lili.

Inhumense, Dona Lili revelou sentimento de aniversariar em pleno festejo do padroeiro da cidade natal e declarou que foi uma imensa satisfação reforçando ainda mais a fé.

Publicidade

“É muito importante para mim porque essa festa é tradicional e no dia do meu aniversário me sinto muito feliz em estar aqui perto de São José. Eu sempre gosto de estar aqui presente assistindo as missas, colocando as intenções todo ano. No dia do aniversário reúne toda a família. Agradeço sempre a Deus. Para mim tudo isso é uma graça”, declarou a aniversariante.

A tradicional festa em honra ao padroeiro inhumense, reúne pessoas de várias comunidades e os filhos da terra que moram em outros cidades e estados.

A exemplo dos devotos que moram em outras regiões, residente na capital Teresina há aproximadamente 50 anos, Zeneida Nogueira de Souza, sempre participa das festas religiosas na terra natal, marcando presença nos novenários do padroeiro.

“É com muito prazer e muita alegria que venho prestigiar a novena e missa de São José. É uma avaliação que faço muito positiva porque está evoluindo cada vez mais.  As missas foram magníficas porque o que foi apresentado aqui, com certeza todos vão ficar maravilhados. Tenho muita fé, e, se Deus quiser, ele vai me ajudar a vir todos os anos”, declarou.

Para a devota, São José tem valiosa representação.

Publicidade

“O santo é nosso pai, nosso protetor e defensor de tudo. Nós precisamos dele e ele vai estar sempre com a gente”, concluiu Zeneida.

Natural de Inhuma e moradora também da cidade de Teresina, Adamir Leal, afirmou que o povo de Inhuma é fervorosamente devoto de São José.

“A cidade tem uma ligação muito forte. É um povo muito fervoroso e muito religioso. Essa é a maior festa do ano. As pessoas que moram fora daqui, aproveitam para fazer as orações e rever amigos e familiares. Geralmente todos os anos estamos por aqui. É uma grande culminância religiosa”, disse.

Após a missa, a realização da quermesse teve lanches, ao mesmo tempo que foram expostas a venda, várias peças de roupas doadas pelas pessoas, tendo como objetivo a venda e com arrecadação financeira, auxiliar nas despesas de manutenção da paróquia.

A coordenadora e integrante do grupo Legião de Maria, Lourdes Lucena, explicou como é o processo de funcionamento da quermesse.

“Nós pedimos às pessoas que façam as doações. Colocamos a venda e prestamos conta no final para a coordenação geral e assim é repassado para a paróquia”, explicou.

Publicidade

Após a quermesse houve shows na praça João de Deus Carvalho, com os cantores Erycles Silva, Erimar Rodrigues e o forrozeiro Cristiano Pipow.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS