Connect with us

DESTAQUES

FMS vai monitorar teresinenses que receberam lote suspenso da Coronavac

Publicado

em

Os 867 teresinenses que foram vacinados com doses de um lote da vacina Coronavac suspenso pela Anvisa serão monitorados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (17) pelo presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, que destacou que a ideia é verificar a incidência de eventuais efeitos adversos.

Segundo Gilberto Albuquerque, as equipes de saúde já possuem informações sobre as pessoas que foram vacinadas com o lote. “Nós temos o nome, endereço e contato telefônico dessas pessoas. Portanto, é de fácil controle. Manteremos esse contato, vigilância para efeitos colaterais. Tão logo seja liberado pela Anvisa, a gente comunica a essas pessoas que não haverá mais essa vigilância”, destacou.

O presidente da FMS também destacou o motivo de inicialmente Teresina ter negado a aplicação de doses dos lotes suspensos pela Anvisa. A confirmação só veio nesta quinta-feira, após a divulgação de uma nota.

“Essa suspensão veio em duas etapas. Na sexta-feira, quando foram comunicados o número dos lotes suspensos, o nosso estava previsto para ser administrado sábado e domingo. Então, suspendemos esse lote. Na segunda-feira, foram acrescentados mais alguns números de lotes e nesses novos números havia um lote que havíamos administrado cerca de 800 doses”, justificou.

3ª dose

Publicidade

Sobre o início da aplicação da terceira dose em idosos e profissionais de saúde, Gilberto Albuquerque disse que a Prefeitura aguarda a finalização das repescagens. “O Ministério da Saúde nos comunicou que após a conclusão dos maiores de 18 anos e todas as repescagens possíveis, serão encaminhadas as doses para pessoas maiores de 70 anos e profissionais de saúde”, explicou

Vacinação adolescentes

Gilberto Albuquerque também comentou as mudanças nos critérios de vacinação para os adolescentes, também estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que suspendeu a aplicação do imunizante entre o público de 12 a 17 anos sem comorbidade.

“O que nós temos agora são pesquisas sendo realizadas no mundo inteiro. As últimas pesquisas mostram muitas complicações cardíacas em pacientes de 12 a 17 anos. Quando temos um medicamento ou vacina que o risco é maior que o benefício, a orientação técnica é que isso não seja procedimento de rotina”, disse o presidente da FMS.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS