Connect with us

DESTAQUES

Fogo em todo o Piauí: com quase 700 focos em 85 cidades, incêndios ameaçam patrimônio

Publicado

em

O Piauí está pegando fogo. Literalmente! E não. Não é só B R O Bró (apelido do período mais quente do ano, que cai nos meses terminados em BRO).

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Piauí está com o quinto maior índice entre os estados com maior incidência de queimadas.

Somente nos dez primeiros dias do mês de setembro, o Piauí registrou quase 700 focos de incêndios em 85 de suas 224 cidades. Isso contando apenas os que foram registrados e o Corpo de Bombeiros acionado, por exemplo.

Por conta disso, o governador Wellington Dias (PT) foi às redes sociais na tarde desta quinta-feira (09/09) e fez uma espécie de apelo: “De setembro até dezembro chove menos e temos o desafio dos incêndios. Que você possa colaborar evitando queimadas, evitando jogar cigarro nas margens das estradas, evitar fogo e deixar no meio da mata por alguma razão”.

W.Dias cita o município de São Raimundo Nonato, extremo Sul do Piauí, que sofre, já há quase uma semana, com um incêndio que está devastando uma grande vegetação. Chegou a ameaçar o patrimônio que existe no Parque Nacional da Serra da Capivara. O fogo chegou a ficar a 8 quilômetros do Parque, que reúne a maior número de sítios arqueológicos do Brasil, com 172 espaços catalogados, e tem os vestígios mais antigos do homem nas Américas.

Publicidade

De acordo com o coronel João Costa, comandante da operação do Corpo de Bombeiros na região, o relevo, o vento forte e a vegetação seca favorecem para o avanço rápido do fogo neste trecho de solo piauiense. Desde o sábado passado, pelo menos vinte homens do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, equipes de brigadistas do PrevFogo do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Instituto Chico Mendes tentam conter o fogo.

“É um incêndio de grande proporção nessa vegetação em especial pela formação do relevo do local. Quando o incêndio vai subindo uma área de inclinação, ele sobe com muita velocidade, e é o que nós encontramos lá”, disse o coronel em entrevista para a TV Clube.

Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram a proporção do fogo e o avanço das chamas. Em alguns pontos o fogo ameaça moradias. Em outros registros é possível observar a intensidade da fumaça de muito longe. Carros-pipa estão sendo usados para tentar controlar as chamas e consequentemente apagar o incêndio. Neste momento as informações são de que as chamas foram controladas, mas o risco permanece.

Fonte: OitoMeia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS