Connect with us

DESTAQUES

Fóssil de preguiça-gigante é encontrado em município no Piauí

Publicado

em

O fóssil de uma preguiça-gigante foi descoberto no município de Várzea Branca, 561 km ao Sul de Teresina. O animal pré-histórico tinha cerca de cinco metros e viveu há mais de 10 mil anos. De acordo com o paleontólogo Juan Carlos Cisneros, professor da Universidade Federal do estado (UFPI), a cidade fica em uma região repleta de vestígios da pré-história.

“É uma região com potencial muito grande. Em visitas anteriores começamos a encontrar ossos da megafauna de animais que viveram na chamada ‘era do gelo’, que nos deu indícios de que o local era muito rico e que poderíamos ter bons resultados”, explicou.

O professor e alunos do curso de arqueologia da UFPI retornaram ao município neste ano e coletaram muitos materiais que estão em investigação. O presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Hermínio Araújo Júnior, também participou da visita e atestou a importância da região para estudos arqueológicos.

“O grande diferencial do Piauí está no fato de que o estado tem fortes evidências da chegada humana, então diferente de outros estados, é no Piauí que a gente pode encontrar evidências mais concretas da interação do ser humano pré-histórico com essa fauna”, afirmou.

O pesquisador afirmou que existe carência de conhecimento a respeito disso em todo o mundo e que as descobertas no Piauí podem trazer auxiliar em novas descobertas. Esse é o tema da pesquisa da estudante de arqueologia Letícia Castelo Branco.

Publicidade
Fósseis são encontrados no Sul do Piauí — Foto: Divulgação
Fósseis são encontrados no Sul do Piauí — Foto: Divulgação

“Eu pesquiso a relação, se houver, que ela [a preguiça] teve com algum ser humano. Marcas nos fósseis que possam fazer com que a gente tenha uma percepção de que em algum momento houve contato com algum ser humano, é isso que estudo, especificamente”, explicou.

Fósseis em banheiro de shopping

Paleontólogo encontra fósseis de 100 milhões de anos em banheiro de shopping em Teresina — Foto: Arquivo Pessoal
Paleontólogo encontra fósseis de 100 milhões de anos em banheiro de shopping em Teresina — Foto: Arquivo Pessoal

Recentemente, o professor Juan Carlos Cisneros encontrou fósseis de mais de 100 milhões de anos no banheiro de um shopping na Zona Leste de Teresina. Ao g1, paleontólogo contou que os vestígios estavam em uma pedra usada como divisória dos boxes do banheiro do local.

“Faz parte da vida de um paleontólogo achar fósseis em qualquer lugar, até dentro do banheiro. Embora seja algo que desafia o senso comum, já estou acostumado a enxergar esse tipo de material e não é tão raro achar fósseis em locais inusuais. Tudo depende do tipo de rocha usada na construção”, explicou.

Fósseis são achados em pedras ornamentais

O paleontólogo disse ainda que em Teresina, e no restante no Piauí, existem vários locais onde podem ser encontradas pedras que venham ocasionalmente com peixes, plantas e outros fósseis, às vezes insetos e aranhas, com idade de aproximadamente 100 milhões de anos.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS