Connect with us

DESTAQUES

FRANCISCO MACEDO | Missa e sessão solene marcam o velório de Sr. Abimael Antão, pai do prefeito Nonato Alencar

Publicado

em

Em clima de comoção e despedida, centenas de pessoas passaram durante todo o dia do último sábado (22), pelo velório do Sr. Abimael Antão de Carvalho, de 97 anos.

Sr. Abimael Antão faleceu na madrugada deste último sábado (22) por volta das 4h20 da madrugada, em rua residência situada na Praça Dona Alda Alencar, onde aconteceu durante todo o dia o velório, no centro da cidade de Francisco Macedo.

Abimael Antão de Carvalho é pai do primeiro e atual prefeito do município de Francisco Macedo, Nonato Alencar, que geriu o município no período de 1997 a 2004, e foi novamente eleito em outubro de 2016. É, também, avô paterno do ex-prefeito Cristóvão Antão de Alencar.

 Às 16 horas foi celebrada uma missa pelo vigário paroquial, padre Ismael de Holanda e concelebrada pelo pároco Fernando Amando, responsável pela Paróquia de Santo Antônio, Padre Marcos-PI.

Durante a missa de corpo presente realizada na Igreja Matriz de Francisco Macedo, familiares e amigos se emocionaram bastante no decorrer das orações e preces elevadas a Deus em ocasião da partida de Abimael Antão.

O padre Ismael relembrou um dos legados cristão de Sr. Abimael. Segundo o vigário paroquial, aos 97 anos de idade seu Abimael matinha o costume da oração e relembrou seu papel de pai prestativo e participativo na vida dos filhos.

Publicidade

Ao final da celebração eucarística padre Ismael fez a encomendação e aspersão da água sobre o corpo.

Logo em seguida, o corpo de Sr. Abimael Antão de Carvalho seguiu para a câmara municipal de vereadores, que leva seu nome. Lá aconteceu a sessão solene de homenagem póstuma, visto que seu Abimael era figura bastante conhecida e querida na macrorregião de Picos, principalmente, no meio político, onde atuou exercendo dois mandatos de vereador pelo município de Jaicós (de 1958 a 1966) e um mandato no município de Padre Marcos (de 1967 a 1970).

Na câmara participaram os vereadores: Jacira Alencar (presidente da câmara), que fez abertura da sessão solene; Lázaro Carvalho; Mailane Carvalho; Antônio de Assunção; Osailton Lopes; Apolinário Silva; Gilmar Filho e Antônio Oséas, bem como outras autoridades municipais e da macro região.

Comandada pelo mestre de cerimônia, Antônio Lisboa, as homenagens fúnebres foram acontecendo no percurso da sessão.

O ex-vice-prefeito do município, Sebastião Antão de Alencar fez uma breve síntese biografa da vida Sr. Abimael Antão de Carvalho, destacando o seu nascimento no dia 10 de março de 1920, na Fazenda Alecrim, município de Fronteiras, próximo à divisa com o Estado do Ceará, filho do casal Raimundo Libânio de Carvalho e Maria Elvina Antão de Carvalho. Casou-se aos 24 anos com Francisca das Chagas Alencar (em memória), e dessa união nasceram três filhos: Lassalete, Aldemar e Francisca Alencar. Aos 32 anos de idade, após ficar viúvo, casou-se com Alda Isabel de Alencar, com quem teve 2 filhos: Raimundo Nonato e Teresinha de Jesus. No ano de 2000, Seu Abimael ficou viúvo pela 2ª vez, passando a fixar residência com sua filha Teresinha.

Muito emocionado o prefeito municipal e filho de seu Abimael Antão, Nonato Alencar proferia suas palavras.

Publicidade

“Pensei que no estado de saúde que me encontro não iria me abater muito com o falecimento do meu pai, mas isso me foi impossível, embora tenha vivido conosco por 97 anos esta partida me abala. Guardo comigo as melhores lembranças que juntos vivemos, momentos bons e ruins, de dificuldade, mas levo os ensinamentos que sempre nos repassou como o respeito ao próximo, a humildade, honestidade, generosidade. Agradeço a Deus por ter concedido 97 anos ao meu pai, agradeço a cada pela manifestação de pesar que tenho recebido durante o dia de hoje”, disse Nonato Alencar.

Após a sessão, às 18h30 o corpo seguiu para o cemitério local da cidade de Francisco Macedo, onde foi sepultado Sr. Abimael Antão de Carvalho.

Veja mais fotos!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS